"De Onde Venho, Para Onde Vou" — Doclisboa

Just a Movement, de Vincent Meessen, é um filme que parte da reinterpretação livre de “La Chinoise”, de Godard, para se centrar na figura e memória de Omar Blondin Diop, o actor que representava o jovem revolucionário maoísta no filme original e que era também um filósofo e artista anticolonial da África Ocidental.

Através de uma narrativa construída pelos amigos e familiares de Diop, e revisitando o método então ensaiado por Godard, o filme reflecte sobre as ideias do jovem senegalês em confronto com a realidade de Dakar nos dias de hoje. 


Picnic FreeInventory e Mockingbird, de Kevin Jerome Everson.

The Annotated Field Guide of Ulysses S. Grant, de Jim Finn. 

O experimentalismo visual de Kevin Jerome Everson e de Jim Finn dão as cartas nesta sessão que aborda e reflecte sobre as feridas sociais norte-americanas. Kevin Jerome Everson é um reconhecido artista visual que tem focado uma boa parte do seu trabalho na migração da comunidade afro-americana do sul para o norte do país, em busca de trabalho.

Em “The Annotated Field Guide of Ulysses S. Grant”, Jim Finn constrói um ensaio visual montado a partir de imagens a 16mm que reconstroem o percurso do general Grant, da fronteira entre o Texas e o Luisiana à costa de Nova Inglaterra, pelos antigos campos de batalha em que derrotou os exércitos Confederados. 


Para além das sessões, hoje vamos estar à conversa com o realizador Vincent Meessen, às 21h, e no dia 14, à mesma hora, com Kevin Jerome Everson e Jim Finn. 

11.03.2021 | par Alícia Gaspar | divulgação, DocLisboa, inventory, just a movement, mockingbird, picnic free, sessão de filmes, the annotated field guide of ulysses s. grant