O samba como guerrilha por Luca Argel ao vivo na Escola das Artes

No próximo dia 16 de março, às 18h30 e com entrada livre, o conhecido cantor, compositor e activista Luca Argel, vai estar na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto para a conferência-performance “Olha o dia de ontem chegando - Samba: guardião da memória”. Conhecido por integrar os grupos “Samba Sem Fronteiras” e “Orquestra Bamba Social”, Argel promete mostrar como no samba se conta a história de resistência e resiliência do povo brasileiro.


Luca Argel, que reside em Portugal há dez anos, é cantor e compositor. Faz parte de vários grupos musicais, entre os quais “Ruído Vário”, onde trabalhou com a cantora portuguesa Ana Deus, sobre poemas musicados de Fernando Pessoa. É licenciado em música pela UNIRIO e mestre em literatura pela Universidade do Porto. Tem cinco álbuns de estúdio, que resultam de uma incessante pesquisa sobre a história, a política, e as relações com a música popular brasileira. O seu álbum mais recente, “Sabina”, aborda os temas da tensão pós-abolição da escravatura, do racismo e da descolonização.

Luca Argel assinala ainda a sua presença na literatura, com livros de poesia publicados no Brasil, em Portugal e em Espanha. O livro “Uma pequena festa por uma eternidade” foi um dos semifinalistas do Prémio Oceanos em 2017. Além disso, assina rubricas de rádio e desenvolve bandas sonoras

Esta performance do brasileiro faz parte do Ciclo Internacional de Conferências, Exposições e Performances 2023 da Escola das Artes da Universidade Católica, que tem como título “Pisar Suavemente a Terra” que tem como inspiração o pensamento do filósofo e ativista Ailton Krenak. Trata-se não só de uma homenagem ao pensador, mas de um movimento subtil de admitir a urgência desses e outros ensinamentos, humanos e não humanos, como possibilidades de compreender e transformar nossa relação com a Terra.

O conferência-performance de Luca Argel com o título “Olha o dia de ontem chegando- Samba: guardião da memória”, terá lugar dia 16 de março, pelas 18h30, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. A entrada é gratuita.

13.03.2023 | par mariadias | arte, Brasil, escola de arte, luca argel, samba

República do Samba comemora 10 anos, no Museu da República

Hiram Araújo Hiram Araujo em Roda de Leitura - Museu da República, no RIO DE JANEIRO
Dia 2 de dezembro -  Nacional do Samba - 15 horas -Mauro Viana
/ Baianas da Portela homenageiam Hiram Araujo, no Dia Nacional do Samba 
No dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o projeto Roda de Leitura recebe, às 15 horas, o pesquisador Hiram Araújo, na Livraria do Museu da Republica. Diretor do Centro de Memória do Carnaval, Hiram Araújo vai conversar o jornalista Mauro Viana sobre sua extensa obra em torno do samba.
A apresentação começa com exibição do vídeo Pedra do Sal, 25 anos de Tombamento seguida de música. No encerramento, As Baianas da Portela comandam e integrantes do Bloco Campeôes da Vida comandam as homenagens ao portelense Hiram Araújo.
Na mesa do Roda de Leitura estarão parte da obra de Hiram Araújo como Natal, O Homem  de um Braço Só, Memória do Carnaval e Carnalval, Seis Milênios de Histórias, entre outros.
Há 10 anos no Museu da República (Rio de Janeiro), o República do Samba é um projeto jornalístico cujo formato faz uso de 3 linguagens: audiovisual, jornalismo e música. Este formato perpassa por 3 tempos (presente, passado e futuro) a fim de integrar 3 gerações. Nesta primeira faze o República do Samba revelou grandes talentos. Entre eles: Grupos Primitude, Negras Raízes, Batifundo, Sururu na Roda, Casuarina e as cantoras Márcia Moura, Margareth Mendeds, Julieta Brandão, Adriana Passos...

Continuez à lire "República do Samba comemora 10 anos, no Museu da República"

14.11.2010 | par martalanca | Rio de Janeiro, samba