Segundo Ciclo de Conversas "Alimentar uma causa - parceria Serralves e Universidade Católica

21 de janeiro, às 11h, vamos falar sobre “Voluntariado universitário:

uma experiência transformadora” 

“Alimentar uma causa” em parceria com a Universidade Católica,

regressa à Fundação de Serralves

O segundo Ciclo de Conversas “Alimentar uma causa” regressa no domingo à Fundação de Serralves, numa parceria científica conjunta com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa   da Universidade Católica Portuguesa, vai liderar a primeira Conversa que se intitula “Voluntariado Universitário: uma experiência transformadora”. A sessão é aberta ao público e realiza-se a 21 de janeiro, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

Ao longo de 2024 vão realizar-se nove conversas, lideradas por docentes e investigadores das diferentes faculdades da Universidade Católica Portuguesa no Porto, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da Agenda global para a sustentabilidade. Célia Manaia, membro da comissão executiva do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, salienta a importância da “renovação do Ciclo Alimentar uma Causa, uma frutífera parceria entre a Fundação de Serralves e a Universidade Católica Portuguesa que procura lançar um olhar multidisciplinar sobre temas que nos tocam a todos, todos os dias.”

De janeiro a novembro de 2024: Vamos falar sobre Responsabilidade Social

A primeira Conversa realiza-se a 21 de janeiro, às 11 horas, na Biblioteca da Fundação de Serralves. Carmo Themudo, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica Portuguesa, explica que “o voluntariado universitário não é apenas uma atividade extracurricular, é uma oportunidade para os estudantes aplicaremos seus conhecimentos e talentos, desenvolverem-se enquanto pessoas e contribuírem positivamente para a construção de um mundo mais justo e solidário.”

Ao longo do ano vão ser muitos os temas abordados. Em fevereiro, Marta Rosas, docente da Faculdade de Direito – Escola do Porto, falará sobre “Direito, acompanhamento e inclusão: oque mudou e o que ainda pode mudar?”. Em março será o momento de Helena Gonçalves, docente e coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, falará sobre “Idadismo (no trabalho): uma discriminação (in)visível?” “A Arte como fator de transformação social”, é o desafio que nos deixa Cristina Sá, docente da Escola das Artes, em abril. Em maio, Constança Festas, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem no Porto, vai falar sobre “Ser diferente – desafios da inclusão”. “O FUTURO: 12 anos a proteger a vida terrestre com o cidadão” por Conceição Almeida, do projeto das 100 mil árvores, é o tema de junho. Em julho Filipe Pinto, coordenador da Área Transversal em Economia Social, vai falar sobre “Autenticidade ou cosmética? Transparência e impacto nas organizações sociais”. O mês de outubro marca o regresso do Ciclo de Conversas com a presença de Marta Correia e Elisa Veiga, docentes da Escola Superior de Biotecnologia e da Faculdade de Educação e Psicologia respetivamente, vão falar sobre “Saúde e bem-estar dos estudantes universitários: lições da pandemia”. A última sessão do ano, agendada para novembro, será liderada por Mariana Barbosa e Raquel Matos, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, sobre “De pequenino se torce o pepino: prevenir a indiferença social através da imaginação heroica”.

 

Mais informações disponíveis em: www.porto.ucp.pt  e www.serralves.pt

 ______

21 de janeiro | 11 horas | Fundação de Serralves

Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”

“Voluntariado universitário: uma experiência transformadora”

Carmo Themudo | Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa da Universidade Católica Portuguesa no Porto

Licenciada em Gestão em 1995 pela Universidade Católica Portuguesa, a colaborar com a Universidade Católica - Porto desde então. Inicialmente responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações-Públicas, atualmente coordena a Unidade de Desenvolvimento Integral da Pessoa. Nesta unidade tem promovido e dinamizado temáticas de fé, solidariedade e sustentabilidade/responsabilidade social universitária, nomeadamente o envolvimento da comunidade académica, sobretudo alunos, com a comunidade externa através do voluntariado e da metodologia de Aprendizagem-Serviço. Integra o Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, onde coordena um grupo de Aprendizagem-Serviço.

Mais informações: https://www.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/ciclo-conversas-alimentar-uma-causa-voluntariado-universitario-uma-experiencia

19.01.2024 | par Nélida Brito | responsabilidade social, sustentabilidade