Cinediálogos no CCB - um programa de Luciana Fina

6/05 12H00 com Luciana Fina In Medias Res, de Luciana Fina, 2013 - homenagem ao arquitecto Manuel Tainha (1922-2012), no ano do centenário do seu nascimento.

7/05 12H00 com Marta Lança - Afectos de Betão - Zopo Lady, de Kiluandji Kia Henda 2014 e Ar Condicionado, de Fradique 2020 

8/05 16H00 com João Dias A Operações SAAL, de João Dias, 2009 


Cinema na Rádio, Arquitectura no écran - um programa de Luaciana Fina

O cinema e a arquitectura nunca deixaram de se interpelar mutuamente, percepcionando e projectando o espaço, experienciando o tempo, abordando e intervindo na complexidade do real.

Neste primeiro breve ciclo de Cinediálogos, vamos ouvir materiais sonoros e conversar com os realizadores de dois documentários, As Operações SAAL e A Cidade de Portas, e com a programadora da secção dedicada ao cinema de Angola na última edição do Arquiteturas Film Festival. No entrelaçar-se do documento, do encontro com os protagonistas e da percepção dos espaços, estes filmes falam-nos de caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido questionando o habitar e a cidade em momentos críticos e de grande viragem na história do país. Assim, ao interrogar a Arquitectura, o Cinema procura questionar também a sua linguagem.

 

“19 Finestre” Luciana Fina  6 episódios, em escuta aqui

15.03.2022 | par Alícia Gaspar | arquitectura, CCB, cinediálogos, rádio antecâmara, sound it