METABOLIC RIFTS III

29 de Abril / Teatro Campo Alegre, PortoCuradoria: PROSPECTIONS for Art, Education and Knowledge Production [Alexandra Balona e Sofia Lemos]

A terceira e última assembleia METABOLIC RIFTS questiona protocolos de representação e estratégias de apoio presentes em infraestruturas tecno-culturais, em articulação com a apresentação da performance minor matter (2016) de Ligia Lewis no Festival DDD – Dias da Dança 2018. Perante o exacerbar dos nacionalismos, a crescente autonomia corporativa e das redes de informação, a desregulação laboral e somatização da ansiedade, refletimos sobre a distribuição de energia, matéria e informação do capitalismo em rede, propondo estratégias de atenção diferenciada, de crítica institucional, e éticas de sociabilidade. Com Helena Rickett, Susana Caló, Ligia Lewis e Matteo Pasquinelli.
METABOLIC RIFTS é uma série de eventos organizados por PROSPECTIONS for Art, Education and Knowledge Production, uma assembleia peripatética de investigação em artes visuais e performativas, mobilizada por Alexandra Balona e Sofia Lemos. Ao investigar as ruturas do metabolismo nos sistemas da Terra, ancoradas em torno da lógica da acumulação capitalista e do modo como o raciocínio neoliberal corrompe as suas operações básicas de renovação, a assembleia encoraja abordagens transversais a fenómenos planetários. PROSPECTIONS é apoiado pelo “Criatório” da Câmara Municipal do Porto.

21.04.2018 | par martalanca | Ligia Lewis, METABOLIC RIFTS