OCUPAÇÕES, de Filipe Branquinho LISBOA

Galeria Bozart convida para a inauguração da exposição OCUPAÇÕESde Filipe Branquinho, no dia 10 de Janeiro, Quinta-feira, a partir das 18h30.
Bozart Gallery invites you for the inauguration of Filipe Branquinho exhibition – OCUPAÇÕES – on the 10th of January from 18.30 p.m.    

05.01.2013 | par martalanca | Filipe Branquinho, fotografia moçambicana

ALBANO DA SILVA PEREIRA | FILIPE BRANQUINHO | PEDRO MOTTA | SOFIA BORGES

Selecionados para o Prémio BES photo 2013

O Prémio BES photo 2013 tem o prazer de anunciar os nomes dos artistas que irão participar na sua 9ª edição, a terceira marcada pelo estatuto internacional que o prémio adquiriu - não só pelo alargamento do âmbito de seleção dos artistas que poderão ser de nacionalidade portuguesa, brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), como pela itinerância da exposição que, após ser apresentada no Museu Berardo, estará patente em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake.

A escolha de quatro artistas internacionais nomeados foi efetuada pelos três membros do Júri de Seleção da 9ª edição do BES photo que acompanharam o panorama expositivo da fotografia no período a que reporta o prémio, e que, individualmente representam o triângulo geográfico referido – Agnaldo Farias, professor, crítico, curador e consultor do Instituto Tomie Ohtake (Brasil); Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal) e Bisi Silva, curadora e fundadora/diretora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria).

Sobre a seleção de Albano da Silva Pereira (Portugal), o júri realça a forma como “ o seu trabalho fotográfico se situa na tradição da fotografia de viagem construindo um olhar sensível à construção de um mundo de referência próprias com enorme respeito pelo outro.

Albano Silva Pereira foi selecionado pela exposição “Passion” na Galeria Graça Brandão que decorreu em Lisboa durante o mês de Dezembro de 2011.”

A nomeação de Filipe Branquinho (Moçambique) prende-se com a “sua prática fotográfica e como esta incide na forma como o espaço funciona enquanto ‘contentor’ de elementos díspares que se aglutinam. Usando Maputo como ponto de partida, e o retrato como ímpeto, Filipe Branquinho capta o tecido urbano e a forma como os seus espaços são habitados, não apenas pelas pessoas, mas também através de sua arquitetura.

Filipe Branquinho foi selecionado pela exposição  “Ocupações temporárias 20.11”  decorrida em Maputo durante o mês de Setembro de 2011.”

Na opinião do Júri, o trabalho de Pedro Motta (Brasil) “revela um olhar agudo sobre as incoerências da realidade brasileira, sobretudo no que se refere ao avassalador processo de urbanização destruindo a natureza ou substituindo-a a situações centradas entre a violência e o absurdo, frequentemente misturando ambas.

Pedro Motta foi selecionado pela exposição “Campo Fértil” na Galeria Luísa Strina durante o mês de Junho de 2012.”

Sofia Borges (Brasil), “uma jovem fotógrafa em destaque na 30ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, é uma produtora de enigmas. As suas imagens intrigam pelos motivos e situações apresentadas ou pela junção de imagens completamente díspares entre si, produzindo sintaxes insólitas.

Sofia Borges foi selecionada pela exposição na 30ª edição da Bienal de São Paulo que decorre entre o dia 7 de Setembro a 9 de Dezembro de 2012.”             

O Banco Espírito Santo, o Museu Berardo e o Instituto Tomie Ohtake, juntam-se assim com o intuito de promover a criatividade e integração dos artistas plásticos contemporâneos de língua portuguesa no panorama internacional e com a ambição de construírem aquele que será o maior prémio de arte contemporânea do Atlântico Sul.

O critério de seleção dos artistas em questão requer que estes tenham efetuado uma exposição de obras de suporte fotográfico e/ou a edição de uma publicação durante o período anterior à data de reunião do Júri de Seleção.

À semelhança das edições anteriores, que marcaram a internacionalização do Prémio, os artistas selecionados apresentarão os seus trabalhos no Museu Coleção Berardo numa primeira exposição com inauguração prevista para , e que, itinera para o Instituto Tomie Ohtake onde será apresentada entre Junho e Agosto de 2012.

Numa primeira fase, cada um dos artistas selecionados recebe uma bolsa de produção para a realização da exposição BES photo. Num segundo momento, que corresponde à fase de premiação, o Júri de composição internacional com nacionalidade distinta das representadas pelos artistas selecionados elegerá, a partir da exposição efetuada no Museu Coleção Berardo, o vencedor da 9ª edição, cujo valor pecuniário do prémio é de 40.000 euros.

Informação complementar e Imagens em alta resolução disponíveis para descarregar através do link

on the road, Albano Silva Pereiraon the road, Albano Silva Pereira

SOBRE O BES PHOTO

O BES photo, uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Coleção Berardo, lançou-se em 2004, sob um formato original que se manteve ao longo de seis edições com a missão de premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal, que tivessem apresentado trabalhos no âmbito fotográfico, num determinado período.

A 7ª edição do BES photo (2011) foi marcada pela internacionalização do prémio - um posicionamento resultante da evolução e notoriedade que o prémio alcançou no contexto nacional da fotografia no campo das artes visuais.

Esta iniciativa desenvolve-se com a realização de uma exposição conjunta de artistas previamente selecionados pelo Júri de Seleção e culmina com a atribuição do Prémio BES photo ao artista vencedor, escolhido pelo Júri de Premiação. Helena Almeida foi a vencedora da 1ª edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks em 2006, Miguel Soares em 2007, Edgar Martins em 2008, Filipa César em 2009,  Manuela Marques em 2011 e Mauro Pinto em 2012.

 

Ao promover iniciativas que contribuem para a mais ampla divulgação da excelência da arte suportada por fotografia, o BES pretende ser um agente ativo no desenvolvimento e promoção da arte contemporânea em Portugal e com representatividade internacional. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso assumido pelo Banco em promover a cultura, um compromisso antigo no Grupo BES mas que pretende ser permanentemente renovado, estimulado e alinhado com o posicionamento da marca: moderna, em evolução, abrangente e com projeção junto dos diferentes segmentos da sociedade.

21.11.2012 | par martalanca | Filipe Branquinho, fotografia