Indirecções Generativas

Encontro Internacional de Estudos de Performance

a 8 de Setembro 2013, Montemor-o-Novo, Portugal uma iniciativa baldio


Estão abertas as candidaturas para: Indirecções Generativas – Encontro Internacional de Estudos de Performance, um “Cluster” de Pesquisa Regional da PSi (Performance Studies international). O convite é dirigido à comunidade de investigadores e artistas em artes performativas, artes visuais e outras artes que construam ideias e mundos, para o encontro que terá lugar de 5 a 8 Setembro de 2013, no Convento da Saudação (Espaço do Tempo), em Montemor-o-Novo, Portugal.

O encontro está estruturado enquanto residência: divide-se em momentos de discussão colectiva e em sessões de trabalho para pequenos grupos. Ao fim do dia, terão lugar as conferências públicas, abertas a todos, em dois espaços baldios da cidade de Montemor-o Novo (a anunciar posteriormente).

Investigando a relação entre “formas de vida”, arte, sociedadee política, Indirecções Generativas visa explorar as potencialidades que o campo dos Estudos de Performance oferece na abertura de um espaço crítico situado entre as Ciências Sociais, as Humanidades e a Arte. Ao dar voz a epistemologias contra-hegemónicas, entre a teoria e a prática, a “Indirecção” torna-se um campo magnético que desafia fronteiras disciplinares e questiona formas de acolher o campo dos Estudos de Performance em Portugal no momento actual. Para tal, procuramos problematizar o contexto de onde vimos e as possibilidades produtivas do que poderemos ser. Tendo em conta o contexto da proposta, a problematização da relevância da constituição de um núcleo de Estudos de Performance para o momento actual, em Portugal, emerge e actualiza-se na nossa prática de pensamento. 


Entendemos ser relevante receber os Estudos de Performance em diálogo com textos escritos em português – três diferentes tipos de português, vindos de três partes diferentes de um mundo necessariamente pós-colonial –, que servirão como pontos de partida para este encontro, a saber: As Epistemologias do Sul, de Boaventura Sousa Santos, O Manifesto Neo-Animista, de Ruy Duarte de Carvalho e o Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade. Estes textos convidam-nos a pensar as premissas em que a contemporaneidade assenta por via de discursos não oriundos do cânone centro-euro peu.

 

O modus operandi deste evento internacional será o conceito de hospitalidade, entendida como uma prática cultural incorporada de receber e ser recebido que abre espaços de contacto e possibilidades de negociação entre o público e o privado, o convívio e a reflexão. Trata-se, acreditamos, de um fazer performativo, simultaneamente afectivo e político, que potencia a construção de pontes entre modos de saber e modos se ser.


Prazo para entrega de candidaturas – 13 Julho 2013

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para: generative.indirections@gmail.com colocando no assunto: “Proposta de Candidatura a Indirecções Generativas, Montemor 2013”

 

 ___________________________________________________________

OPEN CALL

Generative Indirections

Performance Studies international regional cluster

September 5 to 8, 2013, Montemor-o-Novo, Portugal

a baldio event

Researchers and practitioners of performing arts, visual arts and other arts that perform ideas and worlds are invited to participate in the residency Generative Indirections – Performance Studies International event, a PSi (Performance Studies International) Regional Research Cluster to be held in a 3 day event at Espaço do Tempo (Convento da Saudação), Montemor-o-Novo, Portugal.

The event will have the format of a residency, organised in plenary discussions and workshops. At the end of the day, keynote lectures, open to the general public, will take place at baldios or commons, in abandoned public land, in a performative gesture.

Researching the relations between ongoing artistic, social and political forms of life, Generative Indirections intends to explore the potentialities of performance studies in the critical space between the Social Sciences, Humanities and Art, and give voice to counter hegemonic epistemologies, blurring theory and practice. “In-direction”, thus, becomes a magnetic field, moving between theory and practice, challenging disciplinary boundaries in order to question how Performance Studies can be received in Portugal.

We find it relevant to create a dialogue between Performance Studies and three texts written in different types of Portuguese, from three different parts of a post-colonial world: Epistemologies of the South, Boaventura Sousa Santos (Portugal), Neo-Animist Decalogue, Ruy Duarte de Carvalho (Angola) and Anthropophagic Manifest, Oswald de Andrade (Brasil). These texts will be our starting point for this meeting. They invite us to think about the premises of contemporaneity, in Portuguese, from a non-Eurocentric perspective.

The idea of hospitality, a “doing-together”, is the modus operandi for this international event, through which we hope to build a dialogue whose boundaries are necessarily broad. We ask how Performance Studies can currently be received in Portugal, questioning the context of where we come from and the productive possibilities of what we can be.

Deadline for submission:  July 13, 2013

Please submit your application to: generative.indirections@gmail.com. Pease, insert on the subject “Generative Indirections proposal, Montemor 2013”

14.07.2013 | par martalanca | Baldio

Cinco minutos, duas ideias: Estudos de Performance

CONVITE À PARTICIPAÇÃO

primeiro encontro baldio

14 de Julho 2013, 21h30 I Espaço Alkantara, Lisboa


Convida-se à participação no encontro cinco minutos, duas ideias: Estudos de Performance- primeiro encontro baldio, investigadores e artistas cujos temas, abordagens e métodos se relacionem com os Estudos de Performance.  

O lema deste primeiro encontro será “cinco minutos, duas ideias”. Partindo de uma vontade de nos conhecermos e de auscultarmos o que andamos a fazer, artistas e/ou investigadores de diferentes áreas (artes visuais, artes performativas, estudos artísticos, ciências sociais, ciências da comunicação, estudos culturais, estudos pós-coloniais, arquitectura) poderão apresentar sucintamente os seus trabalhos e processos no dia 14 de Julho de 2013, às 21h30 no  Espaço Alkantara, em Lisboa, durante cerca de uma hora e meia. A sessão está aberta a uma pluralidade de objectos (performances artísticas, culturais, do quotidiano) e abordagens (filosófica, antropológica, histórica, artística) desde que seja clara a vontade de um pensamento e um posicionamento críticos. 

Esta sessão tem como objectivo promover o encontro entre artistas e teóricos que partilham urgências e inquietações sobre as condições políticas, económicas e culturais do mundo actual e se revêm num pensamento crítico sobre fazer e pensar tanto as formas artísticas como as formas de vida e as suas condições de possibilidade. 

A duração de cada apresentação será ferozmente controlada posto que, no final, gostaríamos de ter tempo para um copo convivial e trocar galhardetes ao som da música da Stress.fm. 

 

RECURSOS DISPONÍVEIS:

- amplificação de som

- projector DATA SHOW - cada participante será responsável por trazer o seu computador e um adaptador para VGA compatível  com a logística da sala, gentilmente disponibilizada pelo Espaço Alkantara. 

 

PROPOSTAS

A selecção dos participantes será feita por ordem de inscrição até o número de candidatos corresponder ao total da duração prevista para o evento. Será tida em conta a relevância directa dos tópicos e trabalhos apresentados numa descrição breve (máximo 450 palavras) para o campo dos Estudos de Performance. Os interessados deverão ainda anexar à proposta um CV  (máx. 250 palavras), incluindo contactos pessoais. 

 

Prazo para entrega de propostas: 30 Junho de 2013

Notificação de aceitação dos participantes: 5 Julho de 2013

Prazo de confirmação por parte do participante: 8 Julho 2013

 

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para generative.indirections@gmail.com

 

19.06.2013 | par martalanca | Baldio

projecto Baldio - Performance Studies

Baldio  – Terreno público usado e fruído por uma comunidade local.

espaço onde se ensaia uma abordagem interdisciplinar (cruzando entre as artes, as ciências sociais e as humanidades), teórico-prática (encarando a arte como forma de criar mundo) e politicamente comprometida (não partindo do princípio da neutralidade da ciência e da arte) a que se dá o nome de Estudos de Performance (Performance Studies).

InDirecções Generativas é um encontro internacional de artistas e investigadores em Estudos de Performance apoiado pelo programa de Regional Clusters da Performance Studies international – Psi (www.psi-web.org), que terá lugar de 5 a 8 de Setembro de 2013, em Montemor-o-Novo no Espaço do Tempo e em Lisboa no Teatro Maria Matos, no dia 10 de Setembro.

Investigando a relação entre “formas de vida”, arte, sociedade e política, Indirecções Generativas visa explorar as potencialidades que o campo dos Estudos de Performance oferece na abertura de um espaço crítico situado entre as Ciências Sociais, as Humanidades e a Arte, dando voz a epistemologias contra hegemónicas e unindo teoria e prática. Indirecção torna-se, assim, um campo magnético que se move entre a teoria e a prática, desafiando fronteiras disciplinares para questionar formas de receber o campo dos Estudos de Performance em Portugal.

O modus operandi deste evento internacional será a ideia de hospitalidade, um fazer entre todos, construindo assim um diálogo cujas fronteiras serão necessariamente alargadas. Interrogamo-nos como receber os Estudos de Performance neste momento em Portugal, problematizando o contexto de onde vimos e as possibilidades produtivas do que poderemos ser.

InDirecções Generativas |  PSi Regional Research Cluster
Montemor-o-Novo, Portugal, 5 a 8 de Setembro 2013 | Lisboa, 10 de Setembro

Equipa
Curadoria: Ana Bigotte Vieira, Ana Pais, Ricardo Seiça Salgado
Participação na primeira fase do projecto: Pedro Manuel, Manuel Henriques
Participantes: Ana Mira, AndLab, André Lepecki, Beatriz Cantinho, Buala, Deborah Kapchan, Ghost, PSi regional cluster in Athens, Iris Van Der Tuin, José Alberto Ferreira, Maaike Bleeker, Nicholas Ridout, Paulo Raposo, Pedro Manuel, Rita Valente, Silvia Pinto Coelho, Susana Mendes Silva, StressFM, Teresa Fradique, Vera Mantero, Verónica Metello + entre 12 e 16 participantes escolhidos por candidatura.
Produção e Comunicação: Beatriz Cantinho, Pedro Pires

Organização: Baldio

Co-produção: PSi, Espaço do Tempo, Maria Matos – Teatro Municipal, Re.al

02.03.2013 | par martalanca | Baldio, Performance Studies