ESCRITORES LUSÓFONOS EM ODIVELAS

A Câmara Municipal de Odivelas organiza entre 20 e 22 de Maio o Encontro de Escritores Lusófonos, no ambito da III Bienal Lusófona do Município. Participam na iniciativa cerca de cinco dezenas de autores, críticos, editores e responsáveis institucionais dos vários países de língua portuguesa. Em debate estarão questões como a edição, a difusão internacional, os processos criativos ou os direitos de autor.

O Encontro decorre no Centro Cultural da Malaposta e inclui seis painéis temáticos, com os temas “A Edição de Autores Lusófonos: A Produção Literária e o Mercado, Oportunidades e Constrangimentos”, “A Literatura Lusófona na Diáspora da Europa Ocidental”, “Da Literatura às Artes Performativas”, “Processos Criativos na Ficção Literária”, “Protecção aos Escritores: 
Actualidade e expectativas futuras; missão e impacto do prémio literário” e “A Literatura Portuguesa em Expansão”. No painel dedicado às artes performativas intervêm Armindo Tavares e Francisco Fragoso (Cabo Verde), Domingos Lobo e Hélder Costa (Portugal) e José Eduardo Agualusa e Ondjaki (Angola).

A sessão de abertura, marcada para 20 de Maio, às 10h15, contará com a presença de Susana Amador, Presidente da Câmara de Odivelas, Domingos Simões Pereira, Secretário Executivo da CPLP, e Miguel Anacoreta Correia, Secretário Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

O programa inclui ainda duas sessões de apresentação de livros, com as presenças de Gabriel Baguet Jr. (Angola), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Ozías Filho (Brasil), Teolinda Gersão (Portugal) e Vadinho Rodrigues (Cabo Verde), entre outros.

17.05.2011 | par martalanca | escritores