As Cidades e a Construção Informal

Ciclo de Documentários na Casa da Achada no âmbito do Colóquio Políticas de Políticas de Habitação e Construção Informal 14 de Janeiro de 2011, ISCTE-IUL (Aud. Afonso de Barros, Ala Autónoma)

A habitação de construção informal e as implicações das políticas sociais de habitação sobre os habitantes de bairros degradados são temas que têm vindo a ser explorados por uma geração de novos investigadores. Os trabalhos recentes, ou ainda em desen-volvimento, não esquecem a produção científica nem os debate prévios no domínio da habitação em geral e da habitação social em particular. As novidades estão sobretudo nas metodologias cruzadas – etnografia, história, sociologia, geografia.

A sociologia da habitação e o urbanismo debruçaram-se fortemente sobre estas mesmas questões sobretudo nos anos 1990, provocando algum cansaço temático. No entanto, novos investigadores têm vindo a reequacionar estas questões, não esquecendo os trabalhos prévios e combinando disciplinas e debates, antes tendencialmente separados.

ver programa colóquio aqui

 

04.01.2011 | par franciscabagulho | documentários, habitação informal