Sound from the Hallways de Lasse Lau, LISBOA

Estreia mundial do filme Sound from the Hallways, 11.01, 19h00 

Conversa com Lasse Lau e o co-produtor do filme Mostafa Youssef  (em inglês), 11.01, 19h30. Visita guiada por Bruno Leitão, 09.02, 18h00

Sound from the Hallways, 2011, still de vídeo. Sound from the Hallways, 2011, still de vídeo.

Para a sua exposição no espaço Lumiar Cité, Lasse Lau desenvolveu  a instalação “Sound from the Hallways” que combina filme e fotografia.  

O filme foi rodado durante o outono de 2011 no Egyptian Museum do Cairo, a pós-produção foi feita durante a sua residência artística em Lisboa e terá aqui a sua estreia mundial. Este trabalho documenta a atmosfera de um museu único e um dos mais densos visualmente a nível mundial, antes de ficar para a história, pois está previsto que parte da sua coleção seja transferida para um novo edifício. O filme realça os sistemas de exibição do princípio do séc. XX, quando a História ainda era vista com um sentido universal e o Homem acreditava numa só verdade para um tempo de várias histórias. A ideia de uma modernidade única, representada por este museu, é evocada pela  arquitetura neo-modernista da galeria Lumiar Cité que, com a sua envolvente  e enorme vitrina, surge como um grande sistema de exibição. Lasse Lau combina o filme com foto grafias captadas em Lisboa, em museus onde a arte egípcia surge destacada nas suas coleções, como é o caso do Museu Calouste Gulbenkian e do Museu Nacional de Arqueologia. 

Lasse Lau (Sønderborg, Dinamarca, 1974) é um artista plástico e cineasta que vive e trabalha em Bruxelas e Copenhaga. Os seus filmes abordam questões socioeconómicas, a negociação de conflitos e a noção de espaço na linguagem cinematográfica. Lau utiliza a estética como uma estrutura que pode abrir caminhos dialógicos. O seu trabalho foi mostrado no West- 

fälischer Kunstverein (Münster, Alemanha), Hamburger Bahnhof (Berlim), Aarhus Art Museum (Aarhus, Dinamarca), Brandts Klædefabrik (Odense, Dinamarca), Museum of Contemporary Art Zagreb (Zagrebe, Croácia), Turin Biennial of Contemporary Art (Turim, Itália), Contemporary Museum (Baltimore, EUA) e MoMA PS1 (Nova Iorque. EUA), entre outros locais. Lasse Lau é co-fundador e membro da direção do Kran Film Collective e foi membro do Editorial Selection Board do Danish Film Institute Video Workshop entre 2001 e 2002. Estudou no Media Art Department da Funen Art Academy (Odense, Dinamarca), na Hochschule der Künste Berlin (Berlim) e no Independent Study Program do Whitney Museum of American Art (Nova Iorque). 

Lumiar Cité (espaço da Maumaus). Rua Tomás del Negro, 8A, 1750-105 Lisboa 

Quarta a Domingo, 15h00 às 19h00 

Tel./Fax +351 21 352 11 55   lumiarcite@mail.telepac.pt    www.maumaus.org 

Carris: 77 e 108, paragem Rua Helena Vaz da Silva. Metro: Lumiar (saída Estrada da Torre) 

 

10.01.2012 | by franciscabagulho | arte contemporânea, Egyptian Museum do Cairo