Rock in Riot contra a especulação

A Rock in Riot, uma manifestação em tom de festa, pretende demonstrar a discordância “com as políticas e a gestão que os poderes públicos têm feito da cidade” de Lisboa. 

Encontra-se convocada para dia 24 de março uma manifestação, em tom de festa, contra a lógica de gestão que, nos últimos anos, tem sido aplicada na cidade de Lisboa.

Sob o mote “Ocupar a rua, reclamar a Cidade”, o Rock in Riot, nome dado à iniciativa, defende que a modernização da capital tem sido inseparável do seu desenho “enquanto um gigantesco negócio”. Neste processo, segundo o texto de convocatória da ação, espaços “que outrora eram vividos colectivamente” tornaram-se num mero “meio de criar dinheiro”. 

As condições de habitação são apresentadas como um dos exemplos desta tendência, conforme visível no aumento dos seus preços, do número de despejos ou das casas emparedadas. “A habitação deixou de ser o local onde vivemos para se tornar num investimento”, pode ler-se no comunicado. 

A organização do Rock in Riot refere ainda outros problemas inerentes à transformação da cidade num negócio, como a “expulsão das populações mais pobres e marginalizadas do centro”, “a gestão policial dos bairros das periferias” ou ainda “a privatização de ruas, praças, jardins e teatros municipais”. 

O objetivo da iniciativa, nas suas próprias palavras, é demonstrar a discordância “com as políticas e a gestão que os poderes públicos têm feito da cidade e metrópole de Lisboa, nem com o papel que essas políticas nos atribuem. Fazendo uso da rua, afirmamos uma reapropriação da cidade”.

A manifestação irá percorrer a Avenida Almirante Reis, entre a Alameda e o Intendente, encontrando-se prevista, segundo o apelo realizado, a participação de carrinhas alegóricas com DJs e concertos de bandas. 

Tirado do Esquerda.net

20.03.2018 | by martalanca | especulação, Rock in Riot