Lançamento 'O Pesadelo de Obi', uma BD da Guiné Equatorial

Lançamento do livro O Pesadelo de Obi, uma BD da Guiné Equatorial, de Chino, Tenso Tenso e Ramón Esono Ebalé. Apresentação por Ana Gomes, Bárbara Reis, Frederico Pinheiro e Marisa Matias. O autor Ramón Esono Ebalé participa na sessão via Skype

Terça-feira, 3 de Dezembro, às 18h30, no espaço TodoMundo | entrada livre
www.facebook.com/events/441783003207164/
 
O Pesadelo de Obi foi elaborado por Ramón Esono Ebalé e por dois companheiros sob pseudónimo. A sátira pungente ao regime de Obiang, apesar de proibida, correu a Guiné Equatorial de mão em mão e Esono Ebalé foi preso. A situação ganhou dimensão internacional e o autor foi libertado após longos meses numa das mais violentas prisões africanas.
 
O Pesadelo de Obi é uma BD onde se narram, em tom humorístico, as desventuras de uma personagem, uma representação de Obiang, que uma manhã acorda convertido num guineense normal, vítima da miséria e da opressão da sua própria ditadura.
 
Este «artefacto proibido» foi traduzido agora para português, e é publicado pela Tigre de Papel, com o mesmo objetivo com que foi lançado originalmente na Guiné Equatorial: chamar a atenção para a realidade do actual regime deste país da CPLP.
 
Para potenciar o debate convidámos para o lançamento da BD a ex-eurodeputada Ana Gomes, a jornalista Bárbara Reis e a eurodeputada Marisa Matias. Terão a companhia de um dos promotores da iniciativa em Portugal, Frederico Pinheiro. 
 
O lançamento terá lugar no dia 3 de Dezembro, terça-feira, às 18h30, no Espaço TodoMundo (Av. Duque de Loulé, 3 A, em Lisboa).

 
 

27.11.2019 | by martalanca | 'O Pesadelo de Obi', Guiné Equatorial