Cineasta angolano estreia projecto sobre Angola em Nova Iorque

O cineasta de origem angolana Jeremy Xido, autor do aclamado documentário “Death Metal Angola”, estreia hoje a terceira parte do seu mais recente trabalho, “The Angola Project”, no festival COIL, em Nova Iorque.

“Ao longo de quatro dias, vou mostrar as três partes do projeto. A parte 1 e a parte 2 já foram apresentadas em Lisboa no ano passado, no Teatro Maria Matos, mas esta última parte tem tudo a ver com Nova Iorque e fazia todo o sentido que estreasse aqui”, disse Xido à agência Lusa.

O realizador centra o seu trabalho na interseção entre ficção e realidade e em “The Angola Project”, mistura cinema e performance ao vivo para contar a história do processo de realização do seu mais recente filme.

Na primeira parte, planeia uma viagem a Angola, mas os seus planos falham; na terceira parte, convida a audiência a participar na realização do filme e, na terceira e última parte, convida os espectadores a partilhar pormenores da sua vida, das suas viagens e experiências sobre o colonialismo.

“É como se estivessem a editar o filme comigo. As pessoas vêm o filme a ser construído e, ao mesmo tempo, a ser destruído”, explicou.

“Quero sublinhar a ficção da realidade e a ficção que existe nos espaços reais”, adiantou, dizendo que espera “que as pessoas abandonem o teatro com a convicção de que o mundo em vivem é muito mais complexo do que achamos.”

Jeremy tem origens angolanas e nasceu em Detroit, nos Estados Unidos. Estudou na Universidade de Colúmbia e, além de cineasta, trabalha como ator, artista e performer.

Xido acredita que este será o seu último projeto sobre Angola.

“Neste momento, já estou a trabalhar noutros dois projetos. Uma ficção sobre a nação do Islão e um documentário sobre o tráfico de ossos de dinossauro na Mongólia”, relatou.

“The Angola Project” poderá ser visto esta semana no espaço Invisible Dog, em Brooklyn, como parte da programação do COIL, o festival de inverno do Performance Space 122.

16.01.2014 | by martalanca | death metal

"Terra Pesada" - Metal in Mozambique


“Terra Pesada” is the story of young heavy metal musicians in Mozambique, a former Portuguese slave colony, and their quest to make their voices heard. We follow them at home, at school, hanging out with their friends, talking about music, politics, HIV/AIDS, the wars, what their lives are like now, the difficulties they face, their hopes, dreams, ambitions, aspirations, and of course there are rehearsals and concerts. Today, 20 years after the peace accord was signed, Mozambique is ranked 184th out of 187 countries on the UN’s Human Development Index, yet it is considered by its Western donors to be one of Africa’s success stories. The fighting may have ended, but the struggle goes on.

28.10.2013 | by martalanca | death metal, Scratch

Death Metal Angola no Doc Lisboa

Jeremy Xido | 83’ / EUA / 2012HEART BEAT

O filme segue o sonho de Wilker e Sonia - organizar o primeiro concerto de rock nacional, juntando membros de diferentes tendências da cena hardcore angolana de várias províncias - à medida que este avança, aos solavancos, no cenário bombardeado e minado do outrora imponente Huambo.

03 NOV. 21:45 - São Jorge - Sala Manoel de Oliveira

27.10.2013 | by martalanca | death metal