Cosmos, espetáculo das autoras de "Aurora Negra"

Cosmos

23 jun - 3 jul 2022

qua - sáb, 19h > dom, 16h

Sala Garrett, D.Maria II

O que existiu, existe e existirá.

Cosmos é a segunda parte de uma trilogia em construção. Uma viagem interplanetária, onde se procura um tesouro para a criação de um novo mundo. Nesta viagem, será impossível não questionar a humanidade e o caminho percorrido até aos dias de hoje. Uma jornada de onde se extrapolam diferentes futuros possíveis. Do individual ao coletivo, do micro ao macro, este espetáculo tem a intenção de aprofundar as mitologias que circundam a criação do mundo. Uma epopeia onde o tempo e o espaço se confundem, dando origem a uma sobreposição de acontecimentos reais e/ou ficcionais.

Através do resgate da mitologia africana e da sua mistura com mitos europeus, Cosmos projeta-se num horizonte afrofuturista, enquanto questiona se somos apenas frutos das histórias que nos contam. Todo o Griot carrega como destino não deixar morrer a sua história.

direção artística e criação Cleo Diára, Isabél Zuaa, Nádia Yracemacom Ana Valentim, Ângelo Torres, Bruno Huca, Cleo Diára, Isabél Zuaa, Luan Okun, Mauro Hermínio, Nádia Yracema, Paulo Pascoal, Vera Cruzconsultoria artística Welket Bunguéapoio à dramaturgia Melissa Rodriguesapoio à criação Mário Coelho, Inês Vazmúsica original Nuno Santos (Chullage), Carolina Varela, Yaw Tembecenografia Tony Cassanellivídeo Felipe Drehmerfigurinos Eloísa D’Ascensão, Mónica Lafayette
fotografia e design de imagem de cartaz Marco Maiato
administração Cama A.C Daniel Matos, Joana Flor Duarteprodução executiva Maria Tsukamoto produção Cama A.Ccoprodução Teatro Nacional D. Maria IIresidências artísticas O Espaço do Tempo, Teatro Viriato

Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Conversa com artistas após o espetáculo

26 jun > dom, 16h

Sessão com Audiodescrição

3 jul > dom, 16h


10.06.2022 | by Alícia Gaspar | afrofuturismo, aurora negra, cleo diára, coletivo, cosmos, Isabél Zuaa, mitologia africana, Nádia Yracema, teatro, teatro dona maria

UMA VOZ Gustavo Ciríaco com Isabél Zuaa e Domenico Lancellotti

Brotéria
30 de setembro, 21:30

Entrada gratuita mediante reserva até dia 29 de setembro através do e-mail atelier@efabula.pt.
O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço.
Lotação: 25 pessoas.

A acústica é um ramo da Física que estuda o som, um fenómeno em ondas causado pelos mais diversos objetos, cuja propagação dá-se através dos diferentes estados físicos da matéria. Sendo emitido a partir de uma fonte sonora qualquer, o som encontra em seguida à sua emissão uma série de anteparos que lhe causam difração, reflexão ou absorção. É este encontro da materialidade sonora com as demais materialidades físicas que a acústica aborda. Cada ambiente arquitetónico conta com um conjunto diversificado de possibilidades de interação do som com a matéria. Assim como um morcego utiliza a sua sonda para adivinhar a natureza do ambiente por onde circula, a acústica revela um ambiente, sua natureza, seus espaços.

UMA VOZ toma o edifício da Brotéria como um imenso instrumento a ser tocado pela voz de uma mulher, usando a sua acústica como base de exploração sonora. Ao público, é designado um caminho a seguir em diálogo com essa voz que ora revela, ora esconde o espaço na sua articulação com o silêncio e com a nudez da arquitetura deste centro cultural. O projeto reúne o coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco, a performer e cantora portuguesa Isabél Zuaa, parceiros de longa data, com o músico e compositor brasileiro Domenico Lancellotti. UMA VOZ é uma performance-concerto assombrada pelo afeto daqueles que partiram de modo trágico pela sua cor de pele, pelo seu género, pela sua identidade sexual, pela sua condição social, pelo seu posicionamento político, removendo-os das suas histórias e a nós dos seus mundos. A partir de composições originais e adaptadas, UMA VOZ investe no encontro do canto de Isabél Zuaa com a arquitetura para levar o público num passeio pelo cheios e vazios de uma nau.

Gustavo Ciríaco (Rio de Janeiro) é um coreógrafo e artista contextual baseado entre Lisboa e Rio. Com formação em Ciências Políticas, Ciríaco tem desenvolvido um conjunto multiforme de obras que põe o coreográfico a dialogar com os circuitos da experiência urbana,  as condições de visibilidade dos museus e  a ficção da experiência. Nas suas obras,  a dança, storytelling, a palavra cantada, o teatro e as artes visuais, convivem em  projetos expositivos e site-specific onde arquitetura, paisagem e ficção se encontram em performances marcadas pela partilha da experiência sensível. As suas obras foram apresentadas em importantes festivais, galerias e instituições nacionais e internacionais como Crossing the Line/N.Iorque; Casa Escendida/Madrid; Museu de Serralves/Porto; Mercat de Flors/Barcelona; Alkantara, Culturgest, TNDM II, ZDB, Museu Berardo/Lisboa; Ferme de Buisson, Paris Quartier d’Été/Paris; Tanz im August/Berlim; Al-Mammal Foundation/Jerusalém; Prague Theatre Festival/Praga; Vooruit/Ghent; Tokyo Wonder Site/Tóquio; Digital Art Center/Taipei; CENEART/Cidade do México; Panorama, Tempo Festival, CCBB/Rio de Janeiro; Arqueologías del Futuro/Buenos Aires; Bienal SESC de Dança, Itaú Cultural/São Paulo; Salón 44/Pereira; Walk & Talk/Ponta Delgada; London Festival, BAC, Laban Centre, Chelsea Theatre/Londres; NottDance/Nottingham; Arnolfini /Bristol; Metropolis /Copenhague; NAVE/Santiago; FIDCU/Montevidéu; FADJR /Teerão; Danzalborde /Valparaíso; San Art Gallery/Ho Chi Min, Bellas Artes Projects/Manila, entre outros. Destaca-se entre  as suas obras a caminhada Aqui enquanto caminhamos /2006, Still – sob o estado das coisas/2007, Onde o horizonte se move/2012, Sala de Maravilhas/2012, Gentileza de um Gigante/2016. Em 2020, Ciríaco inicia a sua nova criação Cobertos pelo Céu, uma coleção de instalações interativas em torno de experiências de paisagens vividas por artistas de uma poética espacial autoral.

Direção e criação: Gustavo Ciríaco
Voz e interpretação: Isabél Zuaa
Direção musical e interpretação: Domenico Lancellotti
Canções: António Pedro Lopes, Eden Ahbez, Gustavo Ciríaco e Nathan Marques/Crispin
Consultoria de luz: Santiago Tricot

14.09.2020 | by martalanca | Gustavo Ciríaco, Isabél Zuaa