CATHERINE WOOD, discutir o valor dos museus de arte através da perspetiva da performance

O projeto 10,148,451 de Tania Bruguera – artista emblemática que trabalha com performance como uma prática expandida – realizado em 2018 para a Turbine Hall da Tate Modern é o ponto de partida para discutir o valor dos museus de arte através da perspetiva da performance. Neste trabalho culminam questões centrais do percurso de Bruguera como o cuidado, a intimidade e a empatia, que juntos constroem uma crítica ao sistema de valores corporificado pelos museus.

Wood propõe olhar para o modo como Bruguera começou por trabalhar de uma forma íntima as práticas de body art e de protesto, que se posicionavam claramente contra certas práticas materiais na Arte (colecionar, vender, etc.), e se moveu em direção ao trabalho sobre o “corpo social”.

A partir do ponto de partida localizado no próprio corpo da artista, interrompendo e intervindo na infraestrutura humana da instituição, o estatuto do museu como um “guardião” de objetos ou espaço de coleção é posto à prova e ampliado.

Catherine Wood (Reino Unido) é curadora sénior de Performance na Tate Modern e curadora da instalação da artista cubana Tania Bruguera (2018) na Turbine Hall. Foi co-curadora da retrospetiva de Robert Rauschenberg (2017), e do programa anual Live Exhibtion in the Tanks, com Fujiko Nakaya e Isabel Lewis (2017) e Joan Jonas e Jumana Emil Abboud (2018). Foi ainda curadora da exposição Yvonne Rainer Dance Works em Londres (2013), entre outras. É autora de Yvonne Rainer: The Mind is a Muscle (2007) e de Performance in Contemporary Art (2018). Escreve regularmente para catálogos e para publicações como Afterall, Artforum Mousse. 

18 FEV 2019 SEG 18:30 Pequeno Auditório da Culturgest Duração 90 min

* Entrada gratuita, em inglês com tradução simultânea

06.02.2019 | by martalanca | CATHERINE WOOD