Rigo convida 6 músicos … 3 instrumentos

Sábado, 14 de Janeiro na Estalagem da Ponta do Sol

 

“O corpo humano e a palavra como instrumentos de mudar e construir o mundo são quadrantes para esta viagem”.

 

A Estalagem da Ponta do Sol acolhe mais uma vez o desafio do artista Rigo ao promover um evento inter-cultural que engloba 3 músicos da comunidade Africana de Lisboa e 3 músicos da comunidade cigana da cidade do Porto.

Uma noite de música de intervenção, transétnica e urbana e um jantar de tertúlia com algumas surpresas pelo meio.

Num ano difícil para Portugal, Rigo decide lançar o mote nas origens de cada um de nós, segundo o artista o ano do dragão afigura-se benéfico, pois representa um dos signos mais poderosos do Zodíaco Chines. Pelo que se pretende fundir outras culturas urbanas da Macaronésia e procurar explicar quais os elementos comuns que unem todas estas regiões, das quais a Madeira naturalmente faz parte.

Poesia e música urbana com influências crioulas de Cabo Verde definem a noite. Sobre os músicos o artista prefere manter o efeito surpresa.

No entanto, podemos adiantar que o músico, que integra o trio de Lisboa, tem já dois álbuns editados e vai apresentar o terceiro álbum, a ser lançado no início de 2012. Foi nomeado em 2001 para os prémios Blitz nas categorias de “Artista revelação do ano” e de “Artista nacional” ao lado de nomes como Jorge Palma e Sérgio Godinho.

Irá apresentar o seu terceiro álbum, nesta noite, que se caracteriza como um álbum duro, urbano, pop mas com influências da terra natal de seus pais, Cabo Verde. Este terceiro álbum está já disponível no Optimus discos para download com grande destaque.

Este artista tem um objectivo declarado, o de despertar consciências com as suas rimas, será acompanhado por um Dj e por um instrumentista que usará guitarra, teclado e flauta.

Depois da apresentação do seu terceiro álbum no Music Box, este artista actua na Estalagem da Ponta do Sol, sendo um músico do circuito urbano underground Português .

O músico define o terceiro trabalho de originais como uma caixa de ressonância de gritos de afro-descendentes retidos nos enclaves étnicos da Europa, que querem ocupar as ruas cansados de viver em pousio económico.

O cantor em questão também é activista e dinamizador de uma associação de apoio social em Arrentela, na margem Sul do rio Tejo.

Aliás, o enfoque da noite será sobre qual a cultura que queremos ao despertar deste novo século. Rigo pretende que se debata e troquem ideias, uma noite de criadores para criadores, opinion makers.

 

A primeira parte do evento será apresentada por um grupo de Jovens da área Metropolitana do Porto que o Rigo conheceu num projecto em Serralves no qual participou em parceira com a associação ADILO. Estes jovens irão apresentar uma performance em que o corpo e a voz se constituem como instrumento único de fazer música. Vozes da juventude adolescente Roma (Cigana) dos bairros periféricos do Porto que partilham com os músicos de Lisboa temas tão actuais como a imigração, a fusão de culturas no contexto urbano, a inserção e exclusão sociais: A Identidade.

Rigo sugere assim uma noite alternativa de tertúlia e troca de ideias, de partilha entre culturas e de exaltação da cultura urbana contemporânea Portuguesa - no sentido Pessoano do que é a Pátria e no seu entender do que é a cultura contemporânea.

O jantar será às 21h00 e os concertos às 23h00, depois o Dj do trio de Lisboa fará a banda sonora o resto da noite.

A entrada está limitada a confirmação para guest-list através do mail: l.comunity@pontadosol.com

 

Programa:

21h00 – jantar tertúlia

22h45 – concertos

01h00 – Dj set (um dos músicos do trio lisboeta)

10.01.2012 | par martalanca | Rigo