OS TRANSPARENTES, de Ondjaki Estreia a 31 de outubro no Teatro Estúdio Ildefonso Valério
O romance Os Transparentes, de Ondjaki, chega ao palco numa criação da companhia Cegada, com encenação de Manuela Paulo e dramaturgia de Marta Dias. O espetáculo estreia a 31 de outubro e estará em cena até 16 de novembro, de quinta a sábado às 21:00 e Domingos às 16:00 no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, Vila Franca de Xira.
Distinguido com o Prémio José Saramago e reconhecido internacionalmente como uma das vozes mais originais da literatura de língua portuguesa, Ondjaki construiu em Os Transparentes um retrato poético e político de Luanda - uma cidade onde o quotidiano e o fantástico se entrelaçam, revelando as pequenas resistências e afetos de quem nela vive.
A companhia Cegada transporta agora esse universo para o palco, dando corpo às personagens e atmosferas da obra, que descrevem Luanda como uma cidade viva, feita de vozes, cheiros, poeiras e presenças invisíveis. É dessa matéria - feita de afetos, ausências e esperanças - que nasce o espetáculo. Entre o humor, a crítica e a ternura, Os Transparentes é um encontro entre literatura e teatro, entre Angola e Portugal, entre o visível e o invisível.
Da encenação aos intérpretes o elenco é inteiramente composto por criadores luandenses: Anílson Eugénio, Eduarda Oliveira, Kássia Laureano e Kévin Cassule que, dirigidos por Manuela Paulo, contam esta história com a autenticidade de quem reconhece, por dentro, a pulsação de Luanda e da sua diáspora. No palco trabalham as memórias, sonoridades e os afetos que habitam a obra de Ondjaki, oferecendo ao público uma leitura viva e verdadeira da cidade e das suas gentes.
Durante o processo criativo, a companhia recebeu a visita de Ondjaki, num encontro de partilha e diálogo entre literatura e teatro que marcou o percurso de construção do espetáculo e reforçou a ligação entre o autor e os intérpretes. Este trabalho reflete ainda o trabalho contínuo da companhia em adaptar obras literárias originalmente não escritas para teatro, transformando textos narrativos em peças dramáticas, consolidando um percurso de diálogo entre literatura e palco.
Após a temporada no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, “Os Transparentes” seguirá em digressão por várias cidades de Portugal e Espanha, com apresentações em Zaragoza, Lagos, Badajoz, Covilhã, entre outras.


Em cena de 31 de outubro a 16 de novembro
Quinta a sábado às 21h00 | Domingo às 16h00
Teatro Estúdio Ildefonso Valério – Alverca
Interpretação
Anílson Eugénio, Eduarda Oliveira, Kássia Laureano e Kévin Cassule
Dramaturgia
Marta Dias
Encenação
Manuela Paulo
Cenografia e Adereços
Marta Fernandes da Silva
Figurinos
Simone Rodrigues
Direção Artística
Rui Dionísio
Direção de Produção e Comunicação
Vladimiro Cruz
Produção Executiva
Rafael Pires e Tatiana Antunes
Criação
Companhia Cegada (Entidade de Utilidade Pública)
Estrutura financiada por
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Gratos pela atenção, ficamos ao dispo para qualquer esclarecimento ou envio de mais matérias de comunicação.
Atentamente,
Vladimiro Cruz
Dir. Produção e Comunicação
Tlm. 925 444 874
