Estreia "Hortas di Pobreza" de Sara de Sousa Correia, na IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos da AMI

Hortas di Pobreza é um documentário sobre raízes locais em tempo de trocas globais. Retrata uma comunidade rural de agricultores de etnia balanta, de uma aldeia no remoto sul da Guiné-Bissau, cujos habitantes vivem, como quaisquer pequenos produtores em qualquer parte do mundo, processos de transformação social derivados de políticas económicas e interesses globais.

Atravessando caminhos de terra e cabras no sul da Guiné-Bissau, é possível encontrar Pobreza, uma aldeia balanta isolada no fim de uma remota península de sal. Aparentemente perdida no tempo e envolta por mato denso, a tabanca não vive alheia às dinâmicas económicas dos mercados globais. Os sacos que outrora daí saíam cheios de arroz di bolanha para vender, levam agora o novo ouro da terra: o caju.
“Djintis ka tem gós!” Os filhos da terra estão a migrar. Em Pobreza restam mãos enrugadas, que depositam agora a esperança nas novas “hortas” de caju, a castanha que produzem e não comem.

Estreia dia 10 Dezembro, às 21h30 no Centro Cultural Olga Cadavalem Sintra, na IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos da Amnistia Internacional

21.11.2010 | par franciscabagulho | Guiné-Bissau, mercados globais