DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE

III ENCONTRO INTERNACIONAL DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA - CALL FOR PAPERS

Até 30 de Maio de 2014

Apresentação

Na sequência de eventos sobre o desporto em África, em 2010 na UFRJ e em 2012 no ISCTE-IUL, o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL) acolherá a realização de 28 a 30 de Outubro de 2014 o III Encontro Internacional do Desporto e Lazer em África subordinado ao tema DESPORTO E LAZER EM ÁFRICA: ENTRE OS VÍNCULOS DO PASSADO E AS DINÂMICAS DO PRESENTE.

Objectivos

O III Encontro Internacional Desporto e Lazer em África tem por objectivos promover o encontro e a troca de experiências, opiniões e de trabalhos entre cientistas, estudantes e interessados nas várias vertentes e implicações das práticas de lazer e desportivas.

Linhas temáticas

Sem excluir outras abordagens, aceitar-se-ão comunicações que se proponham identificar, explicar e situar as mudanças de significado de época para época e de sociedade para sociedade de práticas – outrora como hoje, sacralizadas ou profanas, funcionais e utilitárias ou dissipativas, politicamente acomodadas ou interpelativas dos poderes – com funções de preservação e de reprodução de recursos simbólicos e relações sociais em África.

Além de comunicações sobre a história dos desportos e dos lazeres em África, acolher-se-ão as que inventariarem os avanços da história das disciplinas desportivas e das práticas de lazer no continente africano.

Serão consideradas comunicações que, teórica e empiricamente fundamentadas, abordem as mudanças e/ou continuidades em torno da intervenção política, estatal ou de outras instituições e agentes no desporto desde o colonialismo ao presente.

Por fim, aceitar-se-ão comunicações que repensem a importância política, social, económica e cultural do lazer e do desporto nas actuais sociedades africanas.

Painéis especiais

Como objectivo de transpor alguma da reflexão científica para o plano social e das políticas, por um lado, e de manter um diálogo com actores não académicos, propõem-se os seguintes painéis especiais:

O desporto e o lazer na CPLP

Experiências de políticas de integração juvenil assentes no desporto e lazer

Submissão de propostas de comunicação

Incentiva-se a apresentação de propostas de comunicação relativas às supracitadas áreas temáticas e, bem assim, aos painéis especiais.

Cada proposta deverá compreender título, resumo (250 palavras), 4 palavras-chave, além de um breve cv (200 palavras), filiação institucional e contacto de email.

As propostas de comunicação devem ser enviadas para:
desporto.lazer.africa@gmail.com

Datas importantes

- As propostas de comunicação deverão ser entregues até 30 de Maio de 2014.
- A aceitação das comunicações será feita até 30 de Junho de 2014.
- Os textos completos deverão ser entregues até 30 de Julho de 2014.

Línguas

As línguas do evento serão o português, o castelhano, o francês e o inglês.

Publicação dos contributos

A Comissão Organizadora envidará esforços de concretizar uma ou mais publicações com textos de qualidade científica reconhecida e validada. Os artigos submetidos deverão seguir as seguintes normas editoriais: Normas editoriais

- -

Comissão Organizadora espera que o evento sirva para o fortalecimento dos laços entre os estudiosos da linguagem universal constituída pelo lazer e pelo desporto.

27.10.2013 | par martalanca | desporto