A modernidade nas Literaturas Africanas em Língua Portuguesa: António Jacinto e a sua época

Colóquio Internacional CLEPUL

Comissão Organizadora

Ana Paula Tavares Fabio Mario da Silva Glória Brito
Teresa Sousa

Luís Pinheiro

Apresentação

FLUL, 27 e 28 Novembro de 2013

A modernidade literária em Angola e nos outros países de língua oficial portuguesa surge num quadro histórico e cultural conhecido e em convergência com outros movimentos literários africanos e do mundo.

Estudar a obra de António Jacinto autoriza-nos a afirmação de um aparelho teórico-concetual, uma força analítica e interpretativa que alarga o campo dos estudos literários, históricos, culturais, sobre uma época, um espólio, países de um continente, influências.

O Colóquio propõe-se juntar conhecimento e seguir as dominantes de um movimento cultural característico da época e ainda receber e analisar as consequências dessa produção (a de António Jacinto e seus coetâneos) para as gerações que se lhe seguiram, por isso propomos alguns tópicos de análise:

  1. 1-  A modernidade nas literaturas africanas dos países de língua portuguesa

  2. 2-  Da geração Mensagem aos nossos dias

  3. 3-  António Jacinto e sua obra

  4. 4-  História e literatura

  5. 5-  Diálogos interartes 


    Propostas:

    A data limite para submissão dos resumos é 7 de agosto de 2013. Cada resumo deve ter no máximo 250 palavras, de 3 a 5 palavras-chave e deve ser enviado juntamente com um breve CV para o seguinte endereço eletrónico: clepulcolajacinto@gmail.com. A receção e aceitação de propostas será anunciada por e-mail. A Comissão Científica fará uma seleção das propostas e comunicará a sua decisão até 20 de setembro de 2013. Pede-se aos participantes que não excedam o tempo máximo de 20 minutos em cada apresentação.

    Instituição organizadora:

    Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL)

    Taxa de inscrição:
    A taxa de inscrição é de 35 euros até dia 30 de outubro.

02.05.2013 | par martalanca | literatura angolana