"Santas e Insubmissas: moral cristã e (de)colonização do corpo feminino na criação artística luso-brasileira"

Irá compor o número 02 (Julho-Dezembro) de 2026 da Revista Tempo, Espaço e Linguagem. A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, ensaios e resenhas em português, inglês e espanhol. 

Proposta:

Este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem estudos interdisciplinares que analisem criticamente a evangelização católica no mundo luso-brasileiro como um dos principais dispositivos coloniais de controle, normatização e disciplinamento do corpo feminino. Partindo de perspectivas feministas e decoloniais, o dossiê propõe investigar tanto os mecanismos históricos e simbólicos de imposição da moral cristã patriarcal quanto os modos de resistência, reinvenção subjetiva e reexistência que emergem na arte, na literatura, no cinema e em práticas espirituais dissidentes.
Interessam contribuições que articulem história, estudos culturais, teoria feminista, estudos da religião e artes, explorando as relações entre colonialismo, gênero, sexualidade, fé, memória e trauma no contexto luso-brasileiro, bem como o papel da criação artística como espaço de denúncia, contra-arquivo e potência crítica frente ao projeto colonial cristão.

Convidamos autoras e autores a submeterem trabalhos que abordem, entre outros, os seguintes temas:

• Representações do corpo feminino na arte e na literatura sob e contra a moral cristã;
• Missionação, colonização e disciplinamento dos corpos femininos no mundo luso-brasileiro;
• Releituras feministas e decoloniais de figuras religiosas (freiras, santas, mártires, mães);
• Resistência simbólica e artística em contextos de clausura, catequese e repressão moral;
• Subjetividades femininas e dissidentes em narrativas luso-brasileiras decoloniais;
• Interseções entre religião, sexualidade, colonialismo e práticas artísticas;
• Performances de reexistência: arte como contra-arquivo e contra-catecismo;
• A crítica ao catolicismo nos feminismos do Sul Global;
• Espiritualidades afro-brasileiras e cosmologias femininas como resistência ao colonialismo cristão;
• Arte, trauma e memória: transmissão, silenciamento e processos de cura.

A organização do dossiê será feita por Bruno Marques (UAb; IHA-NOVA FCSH/IN2PAST) & Nadia Maria Guariza (UNICENTRO)

Submissões até: 10 de agosto de 2026 pelo endereço eletrônico da revista (https://revistas.uepg.br/index.php/tel/about/submissions)


24.04.2026 | by martalanca | arte, revista