Rádio AfroLis

O audioblogue Rádio AfroLis é um espaço de expressão cultural feito por descendentes de africanos a viver em Lisboa. O projeto Rádio AfroLis não tem fins lucrativos e é desenvolvido por voluntários.
Desde 17 de Abril de 2014, semanalmente, em formato de entrevistas áudio, artistas, menos artistas, pessoas comuns e menos comuns da comunidade negra a viver em Lisboa falam sobre seus seres e fazeres, expondo as facetas da consciência negra em Portugal.

Para muitos afrodescendentes, a cidade de Lisboa é claramente a sua cidade. Para outros, Lisboa é uma cidade como outra qualquer, apesar de terem nascido ou de sempre terem vivido nela. Outros há, que rejeitam Lisboa porque sentem que não é o seu lugar. No caso dos afrodescendentes negros, a questão da pertença relaciona-se, por vezes, com questões de representação nos media ou em espaços sociais diversificados mas, acima de tudo, com a discriminação e o racismo.

E surge a pergunta: Eu, como negro ou negra, africano ou africana, devo, posso, quero assumir-me como português/afrolisboeta?

E serão precisamente as inúmeras combinações de respostas que vamos apresentar nos nossos programas.

A ideia teve a sua inspiração na observação das ruas e dos bairros de Lisboa, que evidenciam a presença de vários portugueses africanizados e africanos aportuguesados, algo que não é regularmente refletido nos meios de comunicação. Para a AfroLis é essencial documentar a experiência dos descendentes de africanos na cidade de Lisboa contada na primeira pessoa.

Acompanhem-nos por serem afrodescendentes, por interesse na temática, pela vontade de conhecer outras vivências de Lisboa, ou por quererem acrescentar algo à discussão.

www.radioafrolis.com    radioafrolis@gmail.com

Facebook e Twitter (Rádio Afrolis)

 

02.04.2015 | by martalanca | Rádio AfroLis