ROOTS, exposição na Galeria Influx – Contemporary Art

Inaugura no dia 11 de Fevereiro às 18h com:  

A. PEDRO CORREIA / ABRAÃO  VICENTE / FEFE TALAVERA / ISABEL LIMA / JORGE DIAS 

A exposição ROOTS é o resultado visível da residência artística que decorreu no LAC -Laboratório de Actividades Criativas em Lagos e que agora se apresenta em Lisboa na Influx - Contemporary Art.
obra de Abraão Vicenteobra de Abraão VicenteDurante duas semanas os artistas trabalharam o tema da escravatura através de uma visão contemporânea, num projecto que pretende criar outras rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados e as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando e identificando as raízes desse processo.

ROOTS remete-nos duplamente para o significado original da palavra, quer no sentido de ter sido o escravo arrancado das suas raízes ancestrais, quer para as raízes que, com o passar do tempo e de sucessivas gerações, foram criadas nos países de destino moldando a sua identidade cultural contemporânea como, por exemplo, se torna evidente nos casos do Brasil e Cabo Verde. Remete-nos ainda para a ideia de rota, percurso e viagem, porta de partida e de chegada, de que Lagos é exemplo e participante activo.

Paralelamente à exposição, o LAC em parceria com o Buala e a Zona Franca Libertada integrará as Conversas Bravias, promovendo a discussão em torno dos assuntos que suportam a residência artística com a presença de alguns convidados.

EXPOSIÇÃO ROOTS
Influx Contemporary Art
11 de Fevereiro a 17 de Março de 2012

De quinta a sábado, das 14h às 18h.

CONVERSAS BRAVIAS

Tertúlia Roots: a escravatura, ontem e hoje (Buala + LAC) 

Dia 15 de Fevereiro, 22h no Bartô, Lisboa

Zona Franca no Bartô

Contactos: INFLUX – CONTEMPORARY ART Rua Fernando Vaz, 20B

Lisboa / Portugal Tel: 918501234 info@influxcontemporary.com

www.influxcontemporary.com 

LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Largo Convento Sra. da Glória (antiga Cadeia de Lagos)
8600-660 Lagos Tel./ Fax: 282 084 959 geral@lac.org.pt www.lac.org.pt

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício, projectado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento, é um local com história fazendo parte integrante da cidade. Construído com outros objectivos, revela actualmente uma dicotomia interessante entre prisão / reclusão VS espaço de criatividade /liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história. A associação é um espaço de residências artísticas com 13 anos de existência que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

O LAC é uma estrutura apoiada pela Presidência do Conselho de Ministros e Direcção Geral das Artes.

A INFLUX CONTEMPORARY ART é uma galeria de arte contemporânea fundada em 2008 em Lisboa. Com uma presença marcadamente internacional e uma programação assente sobretudo em exposições individuais, a INFLUX tem como enfoque principal a divulgação do trabalho de artistas africanos e da diáspora africana.

 

08.02.2012 | by martalanca | roots

Mostra de cinema ROOTS

No âmbito do projecto ROOTS terá lugar a mostra de cinema ROOTS.
Trata-se de uma selecção de filmes que esboça o olhar sobre cinematografias que se cruzam no espaço atlântico.A mostra inicia-se já no próximo dia 24 de Novembro com a exibição do filme Rebelados no Fim dos Tempos de Jorge Murteira, seguindo-se no dia 1 de Dezembro com a projecção de Nôs Terra de Anna Tica, Nuno Pedro e Toni Polo e terminando no dia 8 de Dezembro com a apresentação de Uma ciência encantada de Chico Sales e Oferenda de Ana Bárbara Ramos.

Programa:
24 de Novembro – 22H00 - LAC
Rebelados no Fim dos Tempos
de Jorge Murteira
50’, Cor
Portugal, 1999

Filmado na ilha de Santiago, em Cabo Verde, o documentário acompanha o quotidiano e as expectativas de três rebelados que esperam o fim do mundo, anunciado pelos mais velhos para o termo do milénio.

1 de Dezembro – 18H00 – LAC
Nôs Terra
*de Anna Tica, Nuno Pedro e Toni Polo*
70’ min, Cor
Portugal, 2011

Os pais vieram de uma antiga colónia portuguesa. Eles nasceram em Lisboa mas sentem-se mais cabo-verdianos. Saíram do bairro de infância para ir viver para o bairro social. Falam português mas também, desde muito cedo, aprenderam crioulo. Falam sobre a dualidade e a conflitualidade de pertencer a dois mundos que vivem de costas voltadas, mas que apesar de tudo, lhes pertencem como um só”
“Nôs Terra” é um documentário centrado no processo de construção de um contra discurso protagonizado por jovens negros portugueses.

8 de Dezembro – 18H00 – LAC
Uma Ciência Encantada
de Chico Sales
20’, cor
Brasil (Paraíba), 2010

Um filme sobre percepções e impressões dos encantos e mistérios de uma praia, inserida na cosmologia da Jurema Sagrada.

Oferenda
de Ana Bárbara Ramos
16’, Cor
Brasil (Paraíba), 2010
Para Iemanjá.

 

EXPOSIÇÃO ROOTS
12 de Novembro a 30 de Dezembro
De quarta a sábado, das 16h às 19h.

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO ROOTS
8 de Dezembro

Contactos:
LAC – Laboratório de Actividades Criativas
Largo Convento Sra. da Glória
(antiga Cadeia de Lagos)
8600-660 Lagos
Tel./ Fax: 282 084 959

23.11.2011 | by joanapires | cinema, roots

Conexões ROOTS

No dia 5 e 6 de Novembro no LAC em Lagos o público aderiu à reunião de artistas, arqueólogos e historiadores que se juntaram com o propósito de motivarem a reflexão em torno do tema da residência artística em curso – a escravatura e a diáspora africana. Encetada em larga escala na sequência do movimento dos Descobrimentos, movimento em que a cidade de Lagos teve um papel preponderante, a diáspora africana encontra-se largamente dependente do estudo dos documentos históricos, que veículam, pelo menos para os primeiros momentos, apenas a voz dos que estavam inseridos nas sociedades que lideravam o tráfico. Ora, a escavação da lixeira de Lagos proporcionou uma oportunidade inestimável para documentar de forma directa o tratamento dado (em vida e na morte) aos indivíduos africanos que se viram forçados a chegar a Lagos, tendo dado o mote para a ROOTS e para as Conexões ROOTS. Integradas no projecto de residência artística Roots (LINK), as Conexões ROOTS foram pensadas no sentido de promover diálogos e trocas de olhares interdisciplinares acerca da escravatura e da diáspora africana. Estas trocas de experiências e de visões foram iniciadas com a visita à exposição “O Mercado de Escravos” guiada por Elena Morán, onde se lançaram olhares sobre as mercadorias dos sécs. XV e XVI: coisas, muitas coisas tropicais, mediterrânicas e gentes africanas. Seguiram-se as conversas informais mediadas por Jorge Rocha e Rui Parreira, e que reuniram, uns ao vivo, outros a cores, Rui Loureiro, Maria João Neves, César Piva e Mary Hark. Noite dentro surgiram as trocas alimentares com o tempero e a mão de Jorge Rocha pinceladas com música e ainda mais arte. No Domingo e ainda com algum ritmo nos tímpanos, reunimo-nos na praia da Batata para dar corpo (e alma) à performance de Isabel Lima inspirada no barco Brooks.
Passados estes dois dias a residência artística contínua no LAC até 12 de Novembro, dia em que as criações artísticas serão expostas ao público. Para quem quiser ler os relatos dos artistas (e deputados) presentes e comentá-los participando activamente no ROOTS é só seguir o blog do LAC (LINK) ou as redes sociais. Nós pela nossa parte vamos partilhar a apresentação e as fotografias no Facebook (LINK). Estão todos convidados a ver e a participar… 

aqui 

09.11.2011 | by martalanca | roots

ROOTS

| A. PEDRO CORREIA | ABRAÃO VICENTE |
| FEFE TALAVERA | ISABEL LIMA | JORGE DIAS |
O LAC - Laboratório de Actividades Criativas está neste momento a desenvolver o projecto ROOTS.
Trata-se de uma residência artística, que pretende abordar o tema da escravatura através de uma visão contemporânea, criando novas rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados e as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando e identificando as raízes desse processo.
ROOTS remete-nos duplamente para o significado original da palavra, quer no sentido de ter sido o escravo arrancado das suas raízes ancestrais, quer para as raízes que, com o passar do tempo e de sucessivas gerações, foram criadas nos países de destino moldando a sua identidade cultural contemporânea como, por exemplo, se torna evidente nos casos do Brasil e Cabo Verde. Remete-nos ainda para a ideia de rota, percurso e viagem, porta de partida e de chegada, de que a cidade de Lagos é exemplo e participante activo.
Já em residência artística no LAC, encontram-se Fefe Talavera (Brasil), Abraão Vicente (Cabo Verde), Jorge Dias (Moçambique), Isabel Lima (Inglaterra) e A. Pedro Correia (Portugal), num processo criativo individual e /ou colaborativo que culmina numa exposição que dará a ver as obras desenvolvidas, promovendo o contacto com as comunidades artísticas da região e com os diversos tipos de públicos.

O Programa inclui ainda Conexões ROOTS, um painel de conversas informais em torno da escravatura que inclui diversos convidados em presença e depoimentos virtuais e ainda no decorrer da exposição um ciclo de cinema.

O LAC aproveita esta ocasião para lançar o seu novo website www.lac.org.pt com uma secção exclusivamente dedicada ao programa ROOTS. Acompanhe as actividades através do nosso site ou ligue-se ao LAC através das Redes Sociais ou de Subscrição de Newsletter.

ROOTS decorre no LAC com o seguinte programa:

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
24 de Outubro a 12 de Novembro

EXPOSIÇÃO ROOTS
12 de Novembro a 30 de DezembroDe quarta a sábado, das 16h às 19h.
Inaugura no dia 12 às 21h

CONEXÕES ROOTS
Conexões ROOTS é um encontro informal que pretende estimular a reflexão sobre os princípios que suportam a criação desta residência. Pensado para discutir as várias visões que se têm da escravatura, quer na sua matriz histórica onde se articula no conhecimento levantado pelos estudos arqueológicos mais recentes, quer nas conexões estabelecidas por alguns intervenientes na contemporaneidade.

5 de Novembro Manhã, 11h: visita ao Mercado dos EscravosTarde, 14h30: Urdir teias na contemporaneidade | Como as provas materiais desmentem a notícia literária

 

Conexões presenciais:

Rui Loureiro - Historiador

Maria João Neves - DRYAS - Arqueologia

Fernandes Dias - AFRICA.CONT

Conexões digitais:
César Piva (Brasil) Gestor Cultural - Incubadora Cultural do Audiovisual e das Novas Tecnologias.

Mary Hark (EUA) de Design - School of Human EcologyUniversity of Wisconsin-Madison

Conversam com:

Jorge Rocha - Artista Plástico

Rui Parreira - Arqueólogo

 

FESTA 5 de NovembroUm dia dedicado à partilha de culturas por via da alimentação e de outras manifestações artísticas.
CICLO DE CINEMA24 de Novembro, 1 e 8 de DezembroUm conjunto de filmes esboçam o olhar triangular sobre cinematografias que se cruzam no espaço atlântico.
LANÇAMENTO DO CATÁLOGO ROOTS
8 de Dezembro

 

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. O edifício projectado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento, é um local com história fazendo parte integrante da cidade. Construído com outros objectivos, revela actualmente uma dicotomia interessante entre prisão / reclusão VS espaço de criatividade / liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história. A associação é um espaço de residências artísticas com 13 anos de existência que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.
O LAC é uma estrutura apoiada pela Presidência do Conselho de Ministros e Direcção Geral das Artes.

31.10.2011 | by joanapires | diversidade cultural, escravatura, residências artísticas, roots