The Kora - Tales of a Frontier Instrument

Na próxima 2ªfeira, 29 de fevereiro, a kora, um dos instrumentos musicais mais sofisticados da África Ocidental, terá um lugar de destaque no ISCTE-IUL. Este sofisticado cordofone de 21 cordas originário da África Ocidental, tocado pelos jélis (griots, djidius, geweles), grupo de músicos, contadores de histórias, e historiadores, terá em destaque a sua história, que será o ponto de partida para uma apresentação da cultura Mandé e das transformações que sofreu ao longo dos últimos anos. À conferência, a cargo de Lucy Durán (SOAS, University of London), seguir-se-á o concerto do tocador de kora proveniente da Gâmbia, Mbye Ebrima, que será transmistido em direto pela RDPÁfrica.

https://www.facebook.com/events/966120666815018/

Local:
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Avª das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa
Auditório JJ Laginha, Edifício I
Contactos: magdalua.pro@gmail.com | 963 612 816
Organização:  Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
CEI - IUL

25.02.2016 | by claudiar | conferência, korá, Mbye Ebrima

domingo (in)continente - dia 27 de dezembro, José Braima Galissa no Bartô

Dia 27 de dezembro a partir das 22h30 I  bartô I costa do castelo 1 Lisboa 

Na linguagem Mandinga “Bela Nafa” significa “Benefício Comum”.Bela Nafa é uma das grandes surpresas da World Music criada num País de Língua Oficial Portuguesa. Inspirados na música tradicional da Guiné-Bissau vão buscar aos temas tradicionais da cultura Mandinga a sua base de ligação com o continente Europeu. A junção do instrumento tradicional Kora, tocado pelo mestre José Braima Galissá, líder e mentor da banda, com os instrumentos modernos resulta numa harmonia muito própria que nos transporta para um clima quente e acolhedor, acompanhado de uma energia forte e contagiante que convida à dança.
Composição: kora e voz, guitarra ritmo, bateria, baixo

mais infos

25.11.2011 | by martalanca | Braima Galissa, korá

Braima Galissá, 5ª dia 17 no ISCTE, LISBOA

Performance musical de Braima Galissá (djidiu / griot e tocador de korá), com participação de Filipe Soares (saxofone) e Nuno Silva (guitarra), e intervenção de Ferrán Iniesta (Universidade de Barcelona)

17 Fevereiro (5ª Feira) às 18H00, no ISCTE Edif II_ Auditório B203


15.02.2011 | by franciscabagulho | Braima Galissa, djidiu, griot, korá