Festival Escrita na Paisagem, julho e agosto, EVORA

Com o tema cosmopolíticas, a 9ª edição do Festival Escrita na Paisagem em parceria com o Mural Sonoro abrem um espaço ao entrosamento entre as culturas portuguesa e africana. Nove quartas-feiras, nove concertos de 4 de Julho a 29 de Agosto.
Uma partilha histórica do ser e do fazer, informada pelas ideias de identidade e de diferença resultantes de um longo processo de cruzamento e miscigenação, dá a forma a esta cultura comum que se manifesta no campo artístico e, sobretudo, no campo musical, como valor inquestionável da produção contemporânea. A música de raiz africana respira na produção de vários criadores musicais dos séculos XX e XXI em Portugal. Respira, tanto pela circulação dos protagonistas, como pela indústria discográfica e da difusão musical. Respira nas profundas influências que a relação histórica que une as duas culturas potencia (entre os limites do período colonial, a circulação que as independências geraram e as contaminações que o mundo global continuamente (re)faz). Está, como dizemos, no ar dos tempos, na massa do sangue. Entra no ouvido e faz mover os corpos e os continentes.
Com músicos e conjuntos de várias géneses, o palco do África Move é transnacional e apela à reflexão sobre a integração social através de práticas musicais em contexto migratório. Depois de Skolah Bedja (PT), Bilan (Cabo Verde), Francesco Valente (Itália), Múcio Sá (Brasil) e Dj Leo Leonel (Rio de Janeiro, Brasil), em Agosto o África Move recebe ainda os Cacique 97 e Selma Uamusse, os Irmãos Makossa (Itália e Angola), o Dj Tiago Mata Angelino (PT) e o percurssionista Marco Fernandes (PT).
É já na próxima quarta-feira, dia 1 de Agosto, que vamos poder ouvir o colectivo luso-moçambicano Cacique 97. O palco do África Move vai mudar-se para a Praça do Giraldo, em Évora, para receber o colectivo afro-beat, que dispensa já apresentações, e promete agitar a praça. Dia para ouvir também Selma Uamusse, voz de trabalhos que muitos conhecem, como Gospel Collective, Movimento, Wraygunn, e que irá abrir a noite a solo com um tributo feito a Nina Simone.
Africa Move, de 4 de Julho a 29 de Agosto, no Festival Escrita na Paisagem.
Em breve toda a programação do festival em
www.escritanapaisagem.net
http://muralsonoro.tumblr.com/

25.07.2012 | by candela | africa move, cacique 97, évora, festival escrita na paisagem, mural sonoro, selma uamusse

Aline Frazão + Cacique 97 + Afro Blu Dj's, hoje 7 Out. no Arte & Manha, LISBOA

20h Aline Frazão

Uma das mais interessantes revelações da nova geração de músicos angolanos, misturando as suas raízes com influencias da Bossa Nova e do Jazz.

Destacando-se como compositora das suas canções, Aline apresenta-nos um concerto acústico onde cantará temas do seu primeiro disco lançado no fim deste ano.

23h Cacique 97

Este colectivo engloba elementos de grupos como os Cool Hipnoise, Philharmonic Weed e Orelha Negra, projectos bem conhecidos nas áreas do funk, reggae e do som afro. A paixão pela música de Fela Kuti e Tony Allen uniu estes músicos para a concretização de um objectivo comum: criar um colectivo que espelhasse a mestiçagem lisboeta, através do cruzamento do ritmo caracteristicamente nigeriano que é o afrobeat, com a tradição musical dos países lusófonos, sempre tão presente na capital portuguesa. Os Cacique´97 pretendem dar origem a uma banda sonora global dos novos tempos sem perder o lado reivindicativo e de promoção da consciência social característica do afrobeat.

Depois do concerto: Afro Blu Dj’s

Lady G. Brown, Johnny, Lucky e João Gomes são os AfroBlu.

A ligação entre o background de cada um e os seus gostos pessoais criou um conceito que era desejado na noite e nas festas urbanas. Misturam-se as nacionalidades angolana, moçambicana e congolesa com discos de Cesária Évora, Fela Kuti, Bezerra da Silva, Paulo Flores e os beats de Madlib, Buraka Som Sistema e Marcelo D2.

Os sets AfroBlu são quentes. O ambiente é equatorial, o ritmo sai do Continente Negro, cruza o Atlântico rumo às Caraíbas e recarrega as baterias de novo em Portugal.

ARTE & MANHÃ _ Av. Duque de Loulé, 22B

07.10.2011 | by franciscabagulho | Afro Blu Dj's, Aline Frazão, cacique 97

Sr. Diplomata

Director: José Kattau
Director of Photography: Tiago Augusto
MC’s
Ikonoklasta + Sagas
Sir ScratBob + Da Rage Sense
CAST
Miro Rock, NBC, Nelson Makossa, Marisa Gulli, Vinicius de Magalhães

2009 / 2010

22.09.2011 | by martalanca | cacique 97

11 MARÇO - CACIQUE'97 - NOVO EP AO VIVO! MUSICBOX 23H30

Os Cacique´97 (colectivo afrobeat luso-moçambicano) fecharam o ano de 2010 em beleza, depois de actuações nos mais importantes festivais de World Music nacionais e na ida à Polónia para o prestigiado Warsaw Cross Cultured Festival, ao lado de nomes como Salif Keita, Ladysmith Black Mambazo e Mayra Andrade. 
O disco de estreia editado em 2009, anunciado como o 1º disco de afrobeat português, foi rapidamente acarinhado pela crítica nacional e internacional, com destaque para a Okayplayer dos legendários The Roots. 
No dia 11 de Março será lançado o EP “Chapa 97” com dois temas inéditos e quatro temas ao vivo que será disponibilizado para download gratuito. 
E o que é o Chapa? Ao contrário do que se possa pensar, Moçambique não dispõe de uma rede efectiva de transportes públicos. O transporte é assegurado por carrinhas Toyota Hiace de 12 lugares a que se deu o nome de Chapa. Por um preço negociável, estes transportes  explorados por privados, asseguram vários percursos definidos onde em cada paragem o angariador recebe o pagamento dos passageiros e tenta cativar quem passa a dar uma voltinha.
O Chapa dos Cacique tem o nº. 97 e convida-nos a viajar pelo afrobeat lusófono.
CACIQUE’97 EPK 


www.footmovin.com
www.facebook.com/cacique97

11.03.2011 | by martalanca | cacique 97

eu quero tudo

21.02.2011 | by martalanca | cacique 97

sr. diplomata, cacique 97

 

01.02.2011 | by martalanca | cacique 97