Filósofo Malcom Ferdinand vem ao Porto discutir ligação entre luta ecológica e antirracista

No próximo dia 29 de maio, às 19h00, a Galeria Municipal do Porto promove uma conferência com o engenheiro ambiental e filósofo martinicano Malcom Ferdinand, moderada pela curadora e investigadora Thais de Meneses. O evento terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a entrada é gratuita.

Destinado a artistas visuais da cidade do Porto, a iniciativa pretende promover a criação e exposição de trabalho artístico em contexto internacional, através de parcerias para residências realizadas com instituições de acolhimento em diferentes cidades e atribuídas por concurso.

Com base numa investigação empírica e teórica, a partir das Caraíbas, Malcom Ferdinand escreveu “Uma ecologia decolonial – Pensar a partir do mundo caribenho”, trabalho que, em 2019, recebeu Prix du Livre da Fondation de l’Écologie Politique (França).

Abordando uma dupla fratura – a fratura ambiental impulsionada por uma civilização tecnocrática e capitalista que levou à devastação contínua dos ecossistemas da Terra e a fratura instalada pela colonização e pelo imperialismo ocidental que resultou na escravatura racial, na dominação de povos indígenas e de mulheres, em particular –, Malcom Ferdinand desenvolve o conceito “ecologia decolonial” no qual associa a proteção do ambiente às lutas políticas, contra a dominação (pós)colonial, o racismo estrutural e as práticas misóginas.

Será a partir deste conceito e do seu trabalho que Malcom Ferdinand fará a sua intervenção nesta conferência, que integra o programa público da exposição “Profundidade de Campo”, de Mónica de Miranda, patente na Galeria Municipal do Porto. A sessão será conduzida em inglês com tradução simultânea para português.

Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt ou através dos contactos indicados abaixo. 

 Malcom Ferdinand Malcom Ferdinand

 

 

20.05.2025 | par martalanca | Malcom Ferdinand