Marcelo Brodsky + Angola Air

1 a 23 de outubro 2022

O Angola AIR é um Projecto de Residência Artísticas para artistas não-angolanos, aproveitando uma experiência de produção e galerista acumulada em Angola de mais de 13 anos. A ideia tem sido convidar artistas renomados internacionais cujas reflexões e narrativas possam ser influenciadas de forma positiva e inovadora com pesquisa teórica e empírica em Luanda. O 14º residente do Angola AIR é Marcelo Brodsky. Argentino de família russa judia, Marcelo Brodsky nasceu em 1954 em Buenos Aires, onde vive até hoje. Artista e ativista político, Marcelo Brodsky, foi forçado ao exílio em Barcelona após o golpe do General Videla na Argentina em 1976. Estudou economia na Universidade de Barcelona e fotografia no Centro Internacional de Fotografia, também Barcelona. Por lá, estudou Economia e fotografia. Marcelo voltou para a Argentina em 1984 e realizou a sua primeira exposição em 1986. Além do trabalho fotográfico, é conhecido por ser ativista dos Direitos Humanos. Suas peças misturam texto e imagens, muitas vezes usando figuras de fala. Seus ensaios foram mostrados mais de 140 vezes em espaços públicos, bem como instituições como ou o Museu Sprengel em Hannover em 2007, o Museu Nacional de Bellas Artes em Buenos Aires em 2010, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil em 2011. “Marcelo Brodsky utiliza a fotografia como ferramenta de busca de identidade, captando o efeito do tempo e dos acontecimentos que ocorrem em seu ambiente pessoal e social. Muitos se lembrarão dele por sua obra ‘The Class’, na qual sintetizou, numa fotografia tirada em 1966, o destino –após a última ditadura militar argentina– de seus 32 colegas da sexta divisão do primeiro ano do Colégio Nacional de Buenos Aires Aires, e posteriormente foi adquirido pelo Metropolitan Museum of Art (MET) em Nova Iorque, onde foi exposto como parte de sua coleção permanente”. Em julho último, Marcelo Brodsky trabalhou com o artista peruano Fernando Bryce: juntos trabalharam numa residência em Miami para criar ‘Territórios’ - obra que denuncia “a violência de que a América Latina é vítima”, e em que retratam os casos de 10 ativistas mortos em nove países do continente. Neste momento, as obras do Marcelo Brodsky encontram-se em exposições coletivas em museus em Bogotá, São Paulo, Salvador da Bahia, Buenos Aires e Bologna. Marcelo Brodsky ficará em Luanda até 23 de Outubro, fazendo várias atividades.

19.10.2022 | par martalanca | Marcelo Brodsky

1968: O Fogo das Ideias de Marcelo Brodsky.

É com a exposição individual 1968: O Fogo das Ideias, com curadoria de Inês Valle, que Marcelo Brodsky, artista e ativista argentino, apresenta a sua obra artística em Portugal pela primeira vez.

Em conformidade com a prática de investigação documental de Brodsky, esta exposição revela momentos de manifestação social ocorridos nos anos ‘60, permitindo também de certo modo um melhor entendimento do terror então vivido na Argentina — país do qual o artista esteve exilado até ao final da ditadura. São imagens vindicativas que nos inserem na Poor People’s March, em Washington, nas manifestações contra a Guerra do Vietname que ocorreram em Berlim, Londres ou Tóquio, ou mesmo nas diversas manifestações e campanhas estudantis contra as estruturas governamentais que aconteceram no Brasil, na Argentina, em França e em Portugal. Pela primeira vez, estas obras são justapostas não só com publicações daquele período que figuram em coleções portuguesas, assim permitindo um entendimento contextual destes momentos que gritaram por um mundo mais justo, como também com a série de vídeos Acción Visual, assinada por Brodsky e Natalia Hendler. A exposição cria também diálogos inéditos entre a obra de Brodsky e as de outros artistas, como Marcel Broodthaers (Coleção MACBA) ou Ricardo Martins.

Nas comemorações dos 50 anos da luta dos trabalhadores e estudantes, bem como dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta exposição incita uma reflexão sobre as batalhas e os desejos para os quais as nossas vozes nunca poderão ser silenciadas.

 

de 18 de setembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019 no Museu Coleção Berardo. 

 

Imagem:© Marcelo Brodsky. Coimbra, 1969, 2018. Da série 1968: O Fogo das Ideias. Imagem original: © Fernando Marques, Varela Pé Curto e Carlos Ramos; Secção Fotográfica, Biblioteca Geral, Universidade de Coimbra

 

11.09.2018 | par martalanca | Marcelo Brodsky