Pontus de Délio Jasse

Inauguração: 26 de Setembro 2012, 22 horas (patente até 10 de Novembro)

Baginski, Galeria / Projectos

Pontus é a segunda exposição individual de Délio Jasse na Baginski, Galeria/ Projectos. O artista apresenta um conjunto de fotografias através do qual reflecte acerca do actual momento de Luanda, enquanto nódulo para o qual convergem fluxos humanos e culturais diversos, e cuja coexistência redefine as paisagens urbana e populacional de Angola.

A reflexão de Délio Jasse incide sobre os recentes movimentos imigrantes - de origem chinesa, sobretudo - que animam actualmente a cidade de Luanda, num processo de simultânea reavaliação da memória da presença colonial portuguesa em Angola. Pontus é, assim, na noção definida pelo artista através de raízes etimológicas e demais conotações históricas da palavra, uma forma quase-arquetípica de confluência; um enredar, estratégico ou informal, de diversas formas de presença humana, muitas vezes radicalmente divergentes, dando origem a inevitáveis negociações culturais.

Das coincidências e contradições dos dois momentos temporalmente desencontrados na Luanda de hoje, advém o paralelismo da marca estrangeira no país e a forma como esta desperta ou redefine antigos fantasmas coloniais e tensões ainda latentes.

24.09.2012 | par franciscabagulho | arte contemporânea africana, fotografia angolana

Exhibitions Iwalewa-Haus Bayreuth, Germany: Johan Thom, Christophe Ndabananiye and Somos Irmãos

becoming, binding & disappearing: a selection of video worksby Johan Thom

 

 

Somos Irmãos – We are brothers

An angolan familiy of photographers - Pinto Afonso.

 

22.04. bis 04.07.2010

Iwalewa-Haus, University of Bayreuth, Germany

www.iwalewa.uni-bayreuth.de

 

 

 

26.05.2010 | par nadinesiegert | fotografia angolana, Pinto Afonso