10ª edição do Arquiteturas Film Festival.

Na próxima semana decorre “Onde a vida acontece”, a 10ª edição do Arquiteturas Film Festival. Entre 27 de junho e 1 de julho, o festival exibe filmes de todo o mundo, duas estreias mundiais, bem como debates, passeios e instalações, no Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão e Circo de Ideias. Para a edição deste ano, temos o Canadian Centre for Architecture (CCA) como Instituição Convidada. 
O programa completo está no site: www.arquiteturasfilmfestival.com

Alguns destaques:

Terça-feira, 27.06.2023
17h15 (Batalha Centro Cinema):What It Takes to Make a Home (2019) e When We Live Alone (2020), os dois primeiros filmes de uma trilogia do CCA. Conta com uma introdução da Giovanna Borasi, diretora do CCA.
19h15 (Batalha Centro de Cinema):Where We Grow Older (2023), o último filme da trilogia do CCA. Após o filme, há uma conversa entre a Giovanna, o realizador Daniel Schwartz e  eu, Paulo Moreira.
Quarta-feira, 28.06.2023
19h15 (Batalha Centro de Cinema):Esta sessão centra-se na cidade do Porto, exibindo os filmes Albergues Noturnos do Porto (2018) e De volta à Cidade: Mercado do Bolhão (2023), realizados por Sara Nunes. Há também um debate com a realizadora, o arquiteto Nuno Valentim, e os protagonistas Laudolino Jesus (Albergues) e Paula Silva (Bolhão).
21h15 (Batalha Centro de Cinema):Exibição de peças raras da coleção do CCA, incluindo Film for House IV (Peter Eisenman, 1973) e Conical Intersect (Gordon Matta-Clark, 1975). No final, há uma conversa entre Giovanna Borasi e Justin Jaeckle.
Quarta-feira e Quinta-feira, 28 – 29.06.2023
12h30 (INSTITUTO):No INSTITUTO, o CCA apresenta uma instalação com uma selecção de filmes da instituição. A instalação será ativada através de “Brindes ao Almoço”, conversas com convidados e membros do CCA.
Quinta-feira e Sexta-feira, 29 - 30.06.2023Na Casa Comum, apresentamos 19 filmes, de 16 países diferentes.
Sábado, 1.07.2023
17h15 e 19h15 (Batalha Centro de Cinema):Exibição dos filmes premiados nas categorias de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor filme Experimental’, ‘Melhor Ficção’, ‘Consciência Social’ e ‘Prémio do Público’.
 21h15 (Batalha Centro de Cinema):Na sessão de encerramento do festival, exibimos A Morte de Uma Cidade (2022), de João Rosas, sobre as aspirações dos trabalhadores de um edifício de apartamentos, na Baixa de Lisboa.

24.06.2023 | par martalanca | Arquiteturas Film Festival

Arquiteturas Film Festival

Juntem-se a nós na próxima semana para celebrar “Onde a vida acontece”, a 10ª edição do Arquiteturas Film Festival, que acontece entre 27 de junho e 1 de julho. O programa do festival, inclui a exibição de 19 filmes selecionados de todo o mundo, duas estreias mundiais, muitos debates e conversas, bem como passeios e instalações, acolhidos por vários parceiros espalhados pela cidade: Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão e Circo de Ideias. Para a edição deste ano, organizada pela equipa do INSTITUTO sob a direção de Paulo Moreira, teremos o Canadian Centre for Architecture (CCA) como Instituição Convidada, que irá trazer para o Porto alguns dos seus filmes recentes, bem como ‘achados’ raros da sua coleção. Podem consultar o programa completo no nosso site, e ficam aqui alguns destaques que gostaríamos de partilhar.

  • Terça-feira, 27.06.2023
    17h15 (Batalha Centro Cinema):

Na pré-abertura do Festival, apresentamos What It Takes to Make a Home (2019) e When We Live Alone (2020), os dois primeiros filmes de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi, Diretora do CCA, e realizada por Daniel Schwartz. A sessão conta com uma introdução da Giovanna.

         19h15 (Batalha Centro de Cinema):

Na sessão de abertura do festival, celebramos a estreia mundial de Where We Grow Older (2023), o último filme da trilogia produzida pelo CCA, que explora como projetar para a população idosa e aqueles que cuidam dela. Após o filme, segue-se uma conversa com Giovanna, Daniel Schwartz e Paulo Moreira, diretor do AFF.

  • Quarta-feira, 28.06.2023
    19h15 (Batalha Centro de Cinema):

Esta sessão centra-se na cidade do Porto, exibindo os filmes Albergues Noturnos do Porto (2018) e De volta à Cidade: Mercado do Bolhão (2023), realizados por Sara Nunes. Antes dos filmes, haverá visitas guiadas aos edifícios, por inscrição. Após assistirmos aos filmes, haverá um debate com a realizadora, o arquiteto Nuno Valentim, responsável pela reabilitação de ambos os edifícios, e os protagonistas Laudolino Jesus (Albergues) e Paula Silva (Bolhão).
         21h15 (Batalha Centro de Cinema):
Exibição de peças raras da coleção do CCA, incluindo Film for House IV (Peter Eisenman, 1973); High Court Portico (Takashi Homma, 2013); Conical Intersect (Gordon Matta-Clark, 1975), e Forth-Bridge-Cinema Metric Space (Dieter Appelt, 2003-04). No final de sessão, há uma conversa entre Giovanna Borasi e Justin Jaeckle.

  • Quarta-feira e Quinta-feira, 28 – 29.06.2023
    12h30 (INSTITUTO):

No INSTITUTO, o CCA apresenta uma instalação com uma selecção de filmes documentais enquanto ferramentas do trabalho curatorial da instituição. A instalação, realizada em colaboração com Dyvik Kahlen, será ativada através de “Brindes ao Almoço”, uma série de conversas com convidados e membros do CCA. Podem inscrever-se nas sessões e juntar-se ao almoço, no dia 28.06 e no dia 29.06. A instalação fica patente no INSTITUTO até 27 de julho.

  • Quinta-feira e Sexta-feira, 29 - 30.06.2023

Na Casa Comum, apresentamos 19 filmes, de 16 países diferentes. Muitos dos filmes selecionados mergulham nas desigualdades sociais e espaciais que conformam a vida contemporânea, particularmente em contextos urbanos. Serão atribuídos prémios aos melhores filmes documental, experimental e de ficção. Haverá também os prémios de ‘Consciência Social’ e o ‘Prémio do Público’.

  • Sábado, 1.07.2023
    17h15 e 19h15 (Batalha Centro de Cinema):

Exibição dos filmes premiados, entre os 19 filmes exibidos na Casa Comum. Haverá prémios nas categorias de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor filme Experimental’, ‘Melhor Ficção’, ‘Consciência Social’ e ‘Prémio do Público’.

          21h15 (Batalha Centro de Cinema):

Na sessão de encerramento do festival, exibimos A Morte de Uma Cidade (2022), de João Rosas, sobre as vidas e aspirações dos trabalhadores envolvidos na reconstrução de um edifício de apartamentos de luxo, na Baixa de Lisboa.
Esperamos ver-vos na próxima semana e estamos ansiosos pelas conversas à volta dos filmes como ferramentas para disseminar e promover as práticas da arquitetura. Podem encontrar o programa completo do festival e informações sobre os bilhetes no siteDesejamos a todos um excelente festival!
Paulo Moreira e equipa do Arquiteturas Film Festival


 

21.06.2023 | par martalanca | Arquiteturas Film Festival, porto