Ciclo de Cinema de Animação em Luanda

Terá lugar no próximo dia 23 Fevereiro 2011, pelas 18H00, no Instituto Camões – Centro Cultural Português a sessão de abertura do Ciclo de Cinema de Animação, o primeiro dia do ciclo será dedicado ao trabalho do cineasta e realizador português José Miguel Ribeiro convidado pelo IC/CCP para mais uma iniciativa ligada ao cinema.

Será a segunda vez que o realizador português José Miguel Ribeiro estará em Luanda, e tal como ocorreu na primeira edição aproveitará a estadia para dirigir um workshop de introdução ao cinema de animação para 15 jovens angolanos.

Nesse período de formação que decorrerá no Centro Cultural Português os participantes terão oportunidade de aprender  várias técnicas relacionadas com os fundamentos principais deste género de cinema.

O Ciclo de Cinema de animação terá uma sessão diária (de 23 a 25 Fev.), serão exibidos nos 3 dias um total de 25 filmes de animação, entre os quais 5 de José Miguel Ribeiro, vencedor de diversos prémios, destacando-se o Cartoon d’or em 2000, com a média metragem “A Suspeita”, exibida nos principais canais mundiais de televisão.

José Miguel Ribeiro, natural da Amadora, é licenciado em artes plásticas e pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Fazem parte da sua filmografia desde 1995 até 2009 títulos como Ovos; O Jardim da Celeste; O Banquete da Rainha; O Jardim da Celeste; A Suspeita; Cinanima spot; Timor Loro Sae; Salão Lisboa spot; Almada sem Carros; Dia Europeu sem Carros; As Coisas Lá de Casa (26 epis.); Abraço do Vento; Passeio de Domingo; Viagem a Cabo Verde.

CALENDÁRIO CICLO CINEMA ANIMAÇÃO

23-25 Fevereiro 2011

23.02.201118H00 – Sessão abertura Ciclo Cinema Animação dedicada à obra de José Miguel Ribeiro.

Exibição filme “A Suspeita” (1999)

Sinopse: Um compartimento de comboios, quatro pessoas, um revisor, um canivete de Barcelos e um potencial assassino. Chegarão todos ao fim da viagem?      

Exibição filme “O Balde e a Esfregona” (2004)

Sinopse: Filme que faz parte de uma série de vinte e seis histórias cantadas em plasticina, para crianças dos 2 aos 4 anos, cujas personagens principais são as coisas lá de casa: a tesoura e a agulha, a roupa, a corda, o lápis e a borracha…

Exibição filme “O Passeio de Domingo” (2007)

Sinopse: São capazes de guardar um segredo?… Este domingo vai ser diferente. Nem pomos os pés dentro do carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.

Exibição filme “Dodu” (2010)

Sinopse: Um rapaz de cartão. Um caixote de cartão. Um rapaz de cartão faz-de-conta dentro de um caixote de cartão. Dodu, o rapaz de cartão, é muito sensível e vive numa cidade hostil para as crianças. Por isso passa muitas horas dentro de casa, a brinca com Carica, a sua amiga joaninha.

Exibição filme “Viagem a Cabo Verde” (2009)

Sinopse: História de uma viagem de 60 dias a andar em Cabo Verde. Sem telemóvel ou relógio, sem programar antecipadamente e com o essencial às costas, o viajante descobre as montanhas, as povoações, o mar, uma tartaruga que fala, as cabras, a música, a bruma seca, os Cabo-verdianos e uma parte essencial de si.   

   

24.02.201118H30 – Exibição filme “Afonso Henriques, o Primeiro Rei” (2010

Sinopse: Ao longo de cinco minutos, ficamos a conhecer a vida e feitos de D. Afonso Henriques, desde o pequeno Condado Portucalense ao reino de Portugal…         

Realizador – Pedro Lino Ani, 5’, Portugal

Exibição filme “Ema & Gui – Um Desenho” (2010

Sinopse: Gui, o amigo imaginário de Ema, vive no mundo que fica para lá das nuvens. Ema é uma miúda sonhadora que não larga um estranho par de botas mágicas.

Realizador – Nuno Beato ANI, 7’, Portugal

Exibição filme “Os Olhos do Farol” (2010)

Sinopse: Numa ilha rochosa e exposta aos elementos, um faroleiro vive isolado com a sua filha. Do alto da sua torre o pai vela rigorosamente pelo horizonte e pela segurança dos barcos que passam. Sem outra companhia, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objectos que dão à praia.

Realizador – Pedro Serrazina ANI, 15’, Portugal, Holanda

Exibição filme “R-XYZ” (2010)

Sinopse: a procura incessante das origens das “patologias” da vida.

Realizador – Joana Toste ANI, 4’, Portugal

Exibição filme “História de um Caramelo” (2007)

Realizador – Pedro Mota Teixeira ANI, 10’, Portugal

Exibição filme “A Cor Negra” (2004)

Sinopse: No princípio do mundo as cores não existiam: branco era o céu, branco era o mar, até que Deus aborreceu-se … Num universo sem cor, Deus criou planetas. Ao deambular sobre os domínios do planeta Terra, ainda insatisfeito com a sua obra cinzenta e deserta, cria o homem e a mulher. Parte, ansioso por voltar e ver a Terra com que sonhou.

Realizador – Silvino Fernandes e Paulo Sousa ANI, 10’, Portugal

Exibição filme “Guisado de Galinha” (2008

Realizador – Ana Toste ANI, 5’, Portugal

 

25.02.201118H30 – Exibição filme “História Trágica com Final Feliz” (2015)

Sinopse: Há pessoas que, contra a sua vontade, são diferentes. Tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo um lugar junto dos outros … no coração.

Realizador – Regina Pessoa ANI, 7’46’’, Portugal, França, Canada

Exibição filme “O Homem da Cabeça de Papelão” (2010)

Sinopse: Antenor tinha um defeito terrível: só dizia a verdade verdadeira, a família tudo tentou para o curar, em vão. Já adulto, consulta um relojoeiro que lhe oferece uma cabeça de papelão para substituir a sua, enquanto esta estiver a ser arranjada. Com a nova cabeça nada voltará a ser como antes.

Realizador – Luís da Matta Almeida e Pedro Lino ANI, 9’, Portugal

Exibição filme “Pássaros” (2009)

Sinopse: A desventura de uma velha mulher obcecada com pássaros e do seu filho, que pensa poder voar.

Realizador – Filipe Abranches ANI, 7’, Portugal       

Exibição filme “Todo os Gajos têm um Tio Maluco” (2006)

Sinopse: Os rapazes do bairro divertem-se com as histórias dos seus familiares extravagantes.

Realizador – Afonso Cruz ANI, 6’, Portugal

Exibição filme “Cosmix” (2004)

Sinopse: Cosme, um astronauta bonacheirão com uma vida amorosa turbulenta, vê-se um dia perdido num distante sector espacial, sem gasolina e com uma surpresa à espreita …

Realizador – Agostinho Marques ANI, 8’, Portugal

Exibição filme “Todos os Passos” (2008)

Sinopse: É Outono e no seu quarto numa cidade qualquer alguém sente a falta do calor, dos sons, dos sabores, das cores, do vento desse verão. Desenha e a câmara/papel regista a memória dos sons, sabores, do sentir, e dos aromas desse verão que ficam agora aqui neste caderno/livro, agora filme.

Realizador – Nuno Amorim ANI, 6’, Portugal

Exibição filme “Mi Vida En Tus Manos” (2009

Sinopse: A Espanha chega um conhecido matador português. El Matador, para realizar uma “faena” há muiro esperada. Com ele, viaja o seu filho, Pedrito, que sonha um dia ser como o pai. Mas, entre correrias pelos bastidores da praça momentos antes da corrida, Pedrito trava contacto com o touro que será lidado pelo seu pai. Este momento muda todo o destino destas três personagens.

Realizador – Nuno Beato ANI, 7’, Portugal

Exibição filme “A Dama da Lapa” (2004)

Sinopse: HAAAAA … MY LOVE … VRRRRUMM … HHOOOO … PUM PUM … HELP … RA-TA-TA-TA-TA … TCHAM … GRRRRR … TCHAC … HAAAAN … UAUUUU!!!!!!!

Realizador – Joana Toste ANI, 4’, Portugal

Exibição filme “Stuart” (2006)

Sinopse: Deambulações por uma Lisboa sórdida e abandonada a partir da obra gráfica de Stuart de Carvalhais

Realizador – Zepe ANI, 11’, Portugal

17.02.2011 | par ritadamasio | cinema, cinema de animação luanda, festival, josé miguel ribeiro