LUÍS DAMIÃO nos “RENCONTRES DE BAMAKO”

Série Box, Mohamed Aqui, de Luís Damião Série Box, Mohamed Aqui, de Luís Damião O artista angolano LUÍS DAMIÃO foi convidado para participar da 12a edição da Bienal Africana de Fotografia, “RENCONTRES DE BAMAKO”, que vai decorrer de 30 de Novembro de 2019 a 31 de Janeiro de 2020, a decorrer na cidade de Bamako, Mali.

Com o tema “STREAMS OF CONSCIOUSNESS” e direcção artística do camaronês Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, a bienal vai dedicar uma retrospectiva em homenagem e celebração do 25o aniversario do festival. “STREAMS OF CONSCIOUSNESS” refere-se a uma letra do músico Abdullah Ibrahim, como uma conversa alma-a-alma, com enfâse na noção de diálogo entre o continente e as suas diásporas, incluindo as pontes que compõem e animam o universo africano. África há muito que deixou de ser um conceito geográfico limitado ao seu espaço geográfico. Como um conceito global, a África está preocupada com pessoas de ascendência africana espalhadas por todo o mundo (Ásia, Oceânia, Europa, América) e no continente africano. Através da dinâmica da fotografia é uma questão de dar origem a correntes de consciência que nascem de e para além das costas do continente Africano.

Os Encontros de Bamako são um dos eventos mais importantes do continente dedicado à criação contemporânea e uma notável plataforma de visibilidade para os fotógrafos e videastas da África e sua diáspora que participam da celebração da fotografia contemporânea com profissionais e o público em geral.

THIS IS NOT A WHITE CUBEARTE CONTEMPORÂNEA–ANGOLA

20.11.2019 | by martalanca | encontros de fotografia de Bamako, fotografia, Luís Damião