De como Micheline Torres e Rita Natálio se juntaram num dia de março...

“Museu Encantador” é um projeto de natureza coletiva e colaborativa que reflete sobre memória cultural, histórias de arte e afeto a partir do vínculo Portugal-Brasil. Este projeto foi iniciado por Rita Natálio em 2012 e que se estende até 2014.

“De como Micheline Torres e Rita Natálio se juntaram num dia de março para entender o que é encantamento” é a primeira residência de pesquisa do projeto, partindo do encontro de Rita e Micheline para refletir sobre encantamento, fascínio, espanto, deslumbramento, afeto, estranhamento. Cultura e memória guiam este diálogo inacabado e simbólico das duas artistas que atravessam uma enciclopédia do infinito em uma casa provisória, conversando com obras de autores brasileiros como Arthur Omar, Bispo do Rosário, Qorpo Santo, Eduardo Viveiros de Castro e autores portugueses como Herberto Helder, João César Monteiro, Miguel Gomes, José Gil.” – Micheline Torres e Rita Natálio.

Residência em colaboração
: Micheline Torres e Rita Natálio.
Notas e textos presentes: Micheline Torres e Rita Natálio + Citações de Arthur Omar, Eduardo Lourenço, Eduardo Viveiros de Castro, Euclides da Cunha, José Gil, Luiz António Simas, Muniz Sodré, Oswaldo Andrade, Qorpo Santo.

Sonoplastia:
 Rita Natálio a partir de fontes diversas da história do cinema e média portuguesas e brasileiras.
Fotos: Micheline Torres e Rita Natálio a partir de fontes históricas diversas.
Video: Rita Natálio.
Agradecimentos: Joana Levi, Paula Delecave.

26 27 e 28 abril | Teatro Sérgio Porto
Residência em colaboração: Micheline Torres e Rita Natálio

05.04.2013 | by herminiobovino | cinema, recital, residências artísticas, textos