Episódio #4 "Herdar o Império" Paulo Faria

 
Em Memória da Memória.Interrogações e testemunhos pós-imperiais

Em memória da memória, conversamos com Paulo Faria.

Paulo Faria nasceu em Lisboa em 1967. É escritor e tradutor literário e é muitíssimo provável que já se tenham deparado com o seu nome impresso lá em casa mais do que uma vez, nalgum dos livros de Cormac McCarthy, Charles Dickens ou George Orwell que verteu para português. Em memória da memória do pai, mas também de um passado do qual se assume como sujeito implicado, escreveu dois romances – e outros textos – em torno dos legados da guerra colonial.

No podcast do projeto MAPS conversamos com Paulo Faria sobre silêncios, heranças e sobre as razões que explicam como para descobrir o pai, foi preciso primeiro descobrir a guerra: uma guerra contra o esquecimento, uma guerra com o luto, uma guerra contra o trauma, uma guerra consigo mesmo, uma guerra contra os modos como ainda hoje se pensa e conta este acontecimento em Portugal. Sobre tudo isso nos falará Paulo Faria no Em Memória da Memória.

A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA.
 

OUVIR NO SPOTIFY
OUVIR NA APPLE PODCASTS
OUVIR NA AMAZON MUSIC
SABER MAIS
© Imagem: Márcio de Carvalho (cortesia do artista)

Realizado no âmbito do projeto de investigação “MAPS – Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial”, coordenado pela investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Margarida Calafate Ribeiro, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o podcast vai contar com 18 episódios e vai ficar disponível na plataforma REIMAGINAR A EUROPA. Poderá também ser subscrito em SpotifyApple PodcastsAmazon Music e noutras plataformas de podcasts. 

30.11.2023 | by martalanca | guerra colonial, memoirs, memória, Paulo Faria