“Vida Breve, Arte Longa” - Novo subprojecto do Cinéfilos & Literatus

O projecto Cinéfilos & Literatus, em parceria com KinoYetu e Goethe-Institut Angola, promove no dia 22 de Março, sexta-feira, a partir das 19h, no Hotel Globo, a sessão de abertura do seu mais novo subprojecto denominado “Vida Breve, Arte Longa”.
Na sua primeira edição exibir-se-à o documentário “Viver e Escrever em Trânsito: entre Angola e Portugal”, direção de Dóris Wieser, pesquisadora e professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Terminada a sessão haverá uma conversa em torno de questões levantadas no documentário, assim como do tema “Problematização de Temas Diaspóricos na Literatura, Cinema e Artes Visuais” e do subtema “Mulheres na Literatura: Angola e a Diáspora”.
À mesa de conversa na veste de painelistas estarão a ensaísta e crítica literária Edmira Cariango Manuel, a antropóloga e editora brasileira Mi Medrado e a copywriter Tchinguita Tchihuako, que, durante muito tempo, trabalhou como professora de Literatura.
Com a moderação da ensaísta e escritora Cíntia Gonçálves (Marquita 50), o evento conta com a participação especial do crítico literário e escritor Salvador Tito, a apresentação e curadoria é de André Gomes.
Viver e Escrever em Trânsito: Angola e Portugal, trata-se de uma coletânea de “entrevistas com escritoras e escritores cujas vidas têm transitado de diferentes maneiras e em diferentes épocas entre Angola e Portugal – Ana Paula Tavares, Aida Gomes, Kalaf Epalanga, Raquel Lima, Yara Monteiro, Zetho Cunha Gonçalves – este documentário apresenta narrativas de ruptura e de (re)conciliação através dos seus percursos biográficos e trânsitos geográficos, culturais e afetivos.”
“Vida Breve, Arte Longa” é um subprojecto do Cinéfilos & Literatus que consiste na projeção de filmes documentários sobre a vida e obra de artistas, escritores, cineastas, curadores, políticos e etc, visando discutir factos históricos dentro de vários contextos da história de arte contemporânea,  literatura, economia, música, cinema, artes visuais, política e da própria história em si.

19.03.2024 | by martalanca | cinefilos & Literatus, vida breve

“O Segredo dos Seus Olhos”, de Juan José Campanella em Luanda

Cinéfilos & Literatus e a Embaixada da República Argentina em Angola em parceria com o Camões - Centro Cultural Português e Associação KinoYetu, promovem no dia 20 de Julho, quinta-feira, a partir das 17h00, no Auditório Pepetela, a exibição do filme “O Segredo dos Seus Olhos” (El Secreto de sus Ojos) do realizador argentino Juan José Campanella.O filme, que é uma adaptação do livro homónimo de Eduardo Alfredo Sacheri, conquistou inúmeros prêmios de relevância internacional, como o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (2010) e o Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano (2010).

O evento assinala o encerramento da segunda temporada do projecto Cinéfilos & Literatus, e conta na mesa de conversa com as presenças do Dr. Kaio Carmona, Professor Leitor brasileiro da Universidade Agostinho Neto, e do Embaixador da República Argentina em Angola, Alejandro Verdier.A moderação está sob égide de André Gomes, curador e coordenador do projecto. O evento conta ainda com apoio da empresa Refriango.“O Segredo dos Seus Olhos” narra a história de “Benjamin Esposito (Ricardo Darín) que se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar a violação e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta”.Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico-cultural e social que consiste na projeção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido de um debate em torno do filme e do livro.A entrada para o evento é gratuita mediante a disponibilidade de lugares.Para mais informações ligue: +224 931590322

16.07.2023 | by martalanca | cinefilos & Literatus, cinema argentino, Luanda

“O Último Voo do Flamingo", Cinéfilos & Literatus

No dia 29 de Abril, Sábado, às 18h30, vai acontecer a terceira edição da segunda temporada do projecto Cinéfilos & Literatus, no Hotel Globo, na ocasião exibir-se-á a longa metragem “O Último Voo do Flamingo”, do realizador João Ribeiro, versão fílmica do livro homônimo do escritor e poeta moçambicano Mia Couto, em parceria com Associação KinoYetu e Goethe Institut.
A Longa metragem “O Último Voo do Flamingo” narra a história de “um oficial das Nações Unidas investiga que uma série de misteriosas explosões (cinco) que mataram soldados da Missão de Paz em Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. 
Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis. É este o ponto de partida para uma enigmática investigação conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o Tenente-Coronel italiano Massimo Risi.”
Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico-cultural que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido  de um debate em torno do filme e do livro. O debate acontece a meio de vinho e afins.
A moderação está sob responsabilidade do curador e coordenador do projecto, André Gomes. A entrada é totalmente gratuita, pelo que contamos com a presença de todos.

28.04.2023 | by martalanca | cinefilos & Literatus

Homenagem a Sarah Maldoror em Luanda

Na passada sexta-feira, 17 de Março, o Camões - Centro Cultural Português acolheu a segunda edição da nova temporada do projeto Cinéfilos & Literatus. O filme “Sambizanga”, da cineasta Sarah Maldoror, foi exibido na ocasião. Tratou-se de uma edição especial, promovida em homenagem à figura da cineasta Sarah Maldoror. 
O evento contou com o apoio da Associação Amigos da Sarah Maldoror e Mário Pinto de Andrade, em parceria com Camões – Centro Cultural Português e Associação KinoYetu.
O evento acolheu várias figuras da cena cultural e artística de Luanda: artistas plásticos, estudantes, escritores, jornalistas culturais, cineastas, leitores e professores.
À mesa de conversa estiveram Henda Pinto de Andrade, uma das filhas de Sarah Maldoror, a cineasta Maria João Ganga e o coordenador e mentor do projeto André Gomes, que desempenhou o papel de moderador.

[ Arquivo: Cinéfilos & Literatus]

Para o início da conversa, a cineasta Maria João Ganga apontou a importância do filme “Sambizanga” para a história do cinema angolano e da Libertação de Angola, tendo afirmado depois o facto de Sarah Maldoror não possuir uma nacionalidade. Destacou, desta feita, a maneira poética e humana de como “a mãe do cinema africano” tratava a linguagem cinematográfica – particularidade que a fez concluir ter feito um “cinema moderno”, apesar das condições materiais e técnicas da época.
Concordante com as linhas da cineasta Maria João Gonga, Henda reforçou o fervor do olhar humano de Sarah Maldoror principalmente com a questão da violência e do corpo no filme “Sambizanga” e do seu empenhado papel nas questões da Luta de Libertação em Angola e em outras partes do mundo. 
Em relação ao livro “A Vida Verdadeira de Domingos Xavier”, os presentes fizeram perguntas e em algum momento proferiram comentários evidenciando pormenores contrastantes entre a obra literária e fílmica.
A edição especial serviu de reflexão ao papel de Sarah Maldoror na história do cinema nacional, na Luta da Libertação, no despertar de consciências progressistas como a presença de mulheres no cinema servindo igualmente de guia elucidativo para as razões por detrás da adaptação de “A Vida Verdadeira de Domingos Xavier” do escritor e nacionalista angolano José Luandino Vieira ao cinema. 
Importa destacar que o filme exibido era uma cópia restaurada (4K) pela Fundação Martin Scorsese sendo cedida a termos pela Cinemateca de Bolonha, Itália.
O evento cumpriu com um minuto de silêncio à memória de Sarah Maldoror, falecida no dia 13 de Abril de 2020, vítima de COVID - 19.
Cinéfilos & Literatus é um projeto artístico-cultural que consiste na projeção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido de um debate em torno do filme e do livro após a sessão. O debate acontece a meio de vinhos.

27.03.2023 | by martalanca | cinefilos & Literatus, Luanda, Sarah Maldoror