Loose Ties - de Yara Nakahanda Monteiro

Autor: Yara Nakahanda Monteiro

Traduzido do português original por Sandra Tamele

2023 Longlist: Algumas semanas antes do seu casamento, Vitoria, angolana e portuguesa, é uma noiva fugitiva para uma Angola de que não tem memória. Desesperada por se ligar à mãe que nunca conheceu, estabelece a sua base de busca na casa de uma amiga da família que, com as suas filhas gémeas, a apresenta aos três Luandas. Uma Luanda para os ricos e poderosos que estão acima das regras. Outra Luanda para a classe média aspiracional, que se sente lisonjeada por qualquer proximidade com os ricos e poderosos. E ainda outra para o povo que faz o que pode para ganhar a vida numa cidade que os vê, mas que opta por ignorá-los. E o que sabe o General Zacarias Vindu, comandante, excessivamente condescendente, que recita poesia sobre a sua mãe, um antigo quadro independentista angolano? Um anúncio radiofónico na presença de uma nova amiga leva-a de Luanda para Huambo, onde a sua viagem fará turnos inesperados e onde as suas perguntas serão respondidas. Será que as respostas serão para sua satisfação?

 

31.01.2023 | by catarinasanto | livro, Loose ties, sandra tamele, Yara Nakahanda Monteiro

Negga Lizzy apresenta Metamorfose

NEGGA LIZZY APRESENTA “METAMORFOSE”, UM TEMA QUE FALA DE MUDANÇA E TRANSFORMÇÃO 

A cantora cabo-verdiana Negga Lizzy regressa para apresentar o seu novo single, intitulado “Metamorfose”. Este é um tema repleto de musicalidade e groove, com toques de rap e hip-hop e que nos fala de uma história de transformação, mudança, superação e sobretudo na força de acreditarmos que podemos ser quem quisermos. Metamorfose fala-nos do crescimento, da mudança para algo ou para quem sonhamos ser, de todo um processo de poder e transformação.
 O single “Metamorfose” é parte do álbum “Conexão”, composto por dez temas e que se trata de uma viagem pela vida de Negga Lizzy, onde cada tema relata uma experiência pessoal e onde cada experiência se conecta como um todo. Com artistas de referência como a Rihanna ou a Beyoncé, Negga Lizzy procura através das suas músicas abordar temas como a igualdade entres as mulheres, o empoderamento feminino e a igualdade de género

Para ver o videoclipe do single “Metamorfose” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=FhVTdQAXI9w 

Para aceder à página da artista no site da Leegend:https://www.leegend.pt/artistas-negga-lizzy/

Para visitar a página de Instagram da artista: https://www.instagram.com/neggalizzyoficial/ 

Para visitar a página da artista no Spotify: https://open.spotify.com/artist/3eadXdxDUCEAO2bcl2tg43 

31.01.2023 | by catarinasanto | Cabo-verde, Metamorfose, música, Negga Lizzy

Memórias de um caçador de lixo. A Mafalala e os bairros suburbanos de Maputo sob domínio colonial português.

As memórias de Celso Mussane sobre o último período da presença portuguesa na capital de Moçambique oferecem um relato cru da vida quotidana nos bairros suburbanos da cidade, nomeadamente da icónica Mafalala, onde viveu. Da periferia, Mussane conta uma experiência, em muitos aspetos comum à da maioria da população africana local, marcada pela violência, a exploração laboral, a discriminação racial e por carências económicas básicas.
A sua narrativa dialoga criticamente com representações contemporâneas deste passado, tanto as que em Moçambique submetem a história do subúrbio, e em especial da Mafalala, onde viveram Samora, Craveirinha e Eusébio, a uma narrativa centrada na resistência política e cultural, como as que a partir de Portugal insistem em retratar Maputo colonial como um paraíso moderno e harmonioso criado pelos europeus, e entretanto perdido.

Autor: Celso Mussane

Organização e apresentação: Mário Cumbe e Nuno Domingos

Edição: Outro Modo, Le Monde diplomatique – edição portuguesa

2022 | Preço: 10€

25.01.2023 | by catarinasanto | celso mussane, memorias de um caçador de lixo, Moçambique

O Livro da Patrícia: 28Janeiro, 17h30 - Lisboa

O Livro da Patrícia - 2ª Edição

28 Janeiro 2023, 17h30 - Livraria STET, R. Actor António Cardoso 12A, 1900-011 Lisboa, Metro ARROIOS ou ALAMEDA

Entrada Livre


Com Djaimilia Pereira de Almeida, Humberto Brito, David-Alexandre Guéniot

“O Livro da Patrícia” foi elaborado a partir de um projecto inacabado da fotógrafa e artista visual Patrícia Almeida, que faleceu há cinco anos. Reúne e faz dialogar textos e imagens sobre fotografia, memória, ausência.

Para a apresentação da 2ª edição, o autor convidou a escritora Djaimilia Pereira de Almeida e o fotógrafo e investigador Humberto Brito para partilharem as suas impressões de leituras. O público está calorosamente convidado a juntar-se à conversa.

24.01.2023 | by catarinasanto | apresentação, lisboa, livro

Arts and Humanities in Digital Transition

AH-DT 2023 – Arts and Humanities in Digital Transition - Lisboa, Portugal

ICNOVA - Instituto de Comunicação,  NOVA FCSH, Lisboa


Está aberta até 6 de março a submissão de comunicações à conferência Arts and Humanities in Digital Transition. Esta chamada de trabalhos visa suscitar a reflexão sobre a ecologia cognitiva e criativa das humanidades e das artes no contexto da transição digital.

O programa acolhe propostas sobre epistemologia, cognição e criatividade na era da IA e da automação, literacias e técnicas culturais, indústrias cognitivas e criativas, humanidades digitais, pós-humanidades e o pós-digital, entre outros tópicos sobre cultura, tecnologia e artes, nomeadamente explorações da obra de Bernard Stiegler (1952-2020) cujo legado intelectual esta conferência pretende também homenagear.

Oradores principais:

Yuk Hui (City University of Hong Kong)

Claire Bishop (City University of New York)     
Website: ah-digitaltransition.fcsh.unl.pt                                                                                                     

12.01.2023 | by catarinasanto | arts and humanities, claire bishop, conferência, ICNOVA, yuk hui

Somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos - Roberto Merino

20 de janeiro, 18h00 | Roberto Merino | ESAP

O Professor Jubilado Roberto Merino irá ministrar no auditório da ESAP uma aula magistral sobre o tema “Somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos”.

Roberto Merino Mercado nasceu no ano de 1952, em Concepción, província do Chile. Estudou Matemática na universidade local, mas dedicou-se ao teatro, desde a infância. Depois do Golpe Militar no Chile, exilou-se no estrangeiro, inicialmente, na então República Federal Alemã (RFA) e, a partir de 1975, na cidade do Porto (Portugal). Dirigiu artisticamente o Teatro Experimental do Porto (TEP) até 1978, voltando em mais duas ocasiões a essa companhia profissional. Posteriormente, trabalhou nos Serviços Culturais da Câmara Municipal do Funchal e com o Grupo de Teatro Experimental desta mesma cidade. Desde 1982, dirigiu o Curso Superior de Teatro da Escola Superior Artística do Porto. Colabora também como docente na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, desde 1991. Foi  professor do Balleteatro Escola Profissional durante três décadas. Como dramaturgo e encenador profissional, trabalhou no TEP, no Seiva Trupe, no Teatro Art´Imagem, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) e na Faculdade de Direito da UP, entre outros palcos.

11.01.2023 | by catarinasanto | aula magistral, ESAP, Roberto Merino, Sonhos

Arquivo BUALA: vários narradores de uma história interminável

19 de janeiro, 11h30 (Sala A6) - Porto | Marta Lança | ESAP

 Através deste Seminário, Marta Lança desconstruirá o Arquivo africano Buala que “atua nos domínios do pensamento, arte e memória” acompanhando “o debate pós-colonial e as diversas vozes críticas que o têm construído, nos domínios da história, ciências sociais em geral, literatura, cinema, arte, e jornalismo.”

Marta Lança, nasceu em 1976 em Lisboa. Trabalhadora independente no sector cultural, jornalístico, cinematográfico e da programação, está envolvida em projetos com ligação ao Brasil e a países africanos onde a língua portuguesa marca presença. Criou as publicações V-ludo, Dá Fala e o portal BUALA (dinamizado desde 2010). Faz traduções de francês para português, nomeadamente de Achille Mbembe e Felwine Saar.

 

Organização: Mestrado em Artes Visuais (MAV) e Licenciatura em Artes Visuais - Fotografia (AVF).

11.01.2023 | by catarinasanto | arquivo, buala, Marta Lança, seminário

Tacita Dean: o acaso da história - João Oliveira Duarte

12 de janeiro, 11h30 (Sala A6) |ESAP
A história e o percurso da artista visual britânico/germânica Tacita Dean serão analisadas por João Oliveira Duarte que será o timoneiro desta viagem. 

João Oliveira Duarte é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Estética pela Universidade Nova de Lisboa, instituição na qual se encontra a concluir um doutoramento em História da Arte. É também bolseiro FCT e publicou diversos artigos em revistas científicas. Faz ainda crítica literária, destacando-se, neste âmbito, os trabalhos publicados pelo Colóquio-Letras e pelo Jornal i.

Organização: Mestrado em Artes Visuais (MAV) e Licenciatura em Artes Visuais - Fotografia (AVF).

11.01.2023 | by catarinasanto | arte, artes visuais, João Oliveira Duarte, Tacita Dean

Scúru Fitchádu - Novo Álbum

Nez txada skúru dentu skina na braku fundu“ estreia a 13 de Janeiro em streaming, download e com disponibilização de edição física vinil LP nas seguintes semanas.

O segundo longa duração e sucessor de “Un Kuza runhu“ [Uma coisa ruim] de 2020, é composto por 11 temas, conta com as participações de Cachupa PsicadélicaHenrique Silva (Acácia Maior), O GAJO e tem o artwork assinado pelo artista visual mindelense Alan Alan

Nez txada skúru dentu skina na braku fundu“ [Nesta achada escura na esquina num buraco fundo] é um trabalho conceptual, que assenta toda uma base de inspiração nas dinâmicas sociais do espetro urbano, estabelecendo um paralelismo direto entre as conjunturas do ambiente contemporâneo e os fraturantes movimentos revolucionários panafricanistas.
Este disco é pontuado por sonoridades experimentais, batidas pujantes, baixos distorcidos e samples que contam histórias sempre sob uma omnipresente tutela afro.
Do Griot ao Riot! 

09.01.2023 | by catarinasanto | lançamento disco, música, novo albúm, Scúru Fitchádu

Silvestre, de Bruno Caracol

Em Walking, Henry David Thoreau descreve o desafio que os pântanos apresentam para a tarefa topográfica, apresentando-os como territórios exemplarmente “selvagens”, que resistem à dominação humana. No clima mediterrânico, esse lugar é dos matos impenetráveis geralmente dominados pela amora silvestre, a silva.Tudo se tornará um silvado, basta que nos ausentemos. Nesses matos espinhosos encontram refúgio os animais sem lugar na gestão humana do território, habitando as suas periferias e alimentando-se dos seus excedentes. Os roedores e os seus predadores, os javalis e os saca-rabos, uma série de animais não propriamente selvagens, nem certamente domésticos. É pelos espinhos, pelas unhas, pelos dentes, que nos aproximamos deles. Silvestre recolhe vestígios, observa-os, digitaliza-os. Imprime-os em cerâmica e estuda as propriedades sonoras destas novas configurações, habitando-as com frequências e paisagens sonoras recolhidas nos lugares onde foram recolhidos.

 

De 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023, no Atelier Concorde.

Atelier Concorde
Inauguração: 19 de janeiro 2023, 19h
Encerramento: 4 de fevereiro 2023
Visitas por marcação: info@efabula.pt [assunto do email: SILVESTRE]
Dias 21 e 22 de janeiro 2023: das 16H00 às 20H00 sem marcação

++
Criação / Creation: Bruno Caracol
Apoio técnico / Technical support: Maurício Martins, Tiago Fróis
Comunicação / Communication: Marta Rema
Parcerias / Partnerships: Oficinas do Convento, MILL, Artéria Lab, Atelier Concorde, Um Coletivo
Parceiros media / Media partners: Antena 2, Buala, Coffeepaste
Apoio / Support: Direção-Geral das Artes / República Portuguesa

Entrada gratuita. Mais infos. 

09.01.2023 | by martalanca | bruno caracol, instalação, Silvestre