|
O Teatro Meridional promove nos dias 15 e 16 de dezembro de 2025, no seu espaço em Lisboa, as Jornadas de Reflexão: A Descolonização e as Artes Performativas.
O evento, com entrada gratuita, marca os 50 anos das independências de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, reunindo artistas, investigadores, mediadores culturais e representantes institucionais, para discutir o impacto da descolonização na criação artística contemporânea.
Com 33 anos de percurso e forte ligação à dramaturgia da lusofonia, o Teatro Meridional propõe um encontro plural que cruza história, política, memória e criação artística, para refletir criticamente sobre o legado da descolonização e pensar futuros possíveis nas artes performativas contemporâneas.
Programação do evento:
15 de dezembro
Manhã (10h): Memórias e Narrativas Pós-Coloniais
Tarde (15h): O trabalho Apoiado por Instituições, Desenvolvido em Artes Performativas em Portugal, Fazendo e Criando Pontes com os Países da Lusofonia
16 de dezembro
Tarde (15h): 50 Anos de Independências: O Trabalho Desenvolvido em Artes Performativas em Portugal, Fazendo e Criando Pontes com os Países da Lusofonia
Noite (19h): Leitura encenada de “Um Dia Sonhei que Existia uma Cobra…”, texto de Mariana Antão sobre o tema do “Retorno”
Contaremos com a participação de companhias como Teatro GRIOT, ACERT, Aurora Negra e Escola da Noite, e com representantes da DGARTES, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e Fundação Calouste Gulbenkian.
Este é um espaço de diálogo horizontal onde poderemos refletir criticamente sobre o legado colonial, partilhar experiências de cocriação e imaginar futuros possíveis para as artes performativas. Um encontro plural que cruza história, política, memória e criação artística.
Informações práticas:
Local: Teatro Meridional (Rua do Açúcar, Beco da Mitra Nº 64, Lisboa)
Tel.: 91 999.doze.treze
Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.
|