Open Call / Novos fotográfos

Prazo para candidaturas alargado até dia 10 de Abril.

Catchupa Factory – Novos Fotógrafos 2017
3 a 17 de Maio
Mindelo, São Vicente
Cabo Verde

https://www.facebook.com/ notes/aoje/ prazo-alargado-convocatória -catchupa-factory-novos-fo tógrafos-2017/ 1277984815649129

Documento PDF: https://www.dropbox.com/s/ xh190r23ec749kl/ CatchupaFactory2017-Convoca toria.pdf?dl=0

mais informações aqui

10.04.2017 | by marianapinho | criação artística, fotografia, John Fleetwood

MESA REDONDA: "os desafios da criação artística em África"

COM MAMADÚ BALDÉ, MATAMBA REIS, DANIEL MARTINHO, JOÃO JOSÉ SILVA, MARTA LANÇA E ONYEKA NWELUE 

dia 16 de junho, sabado, às 16h30 no Arte & Manha

 

“ODEIO A IDEIA DE QUE A VIDA AFRICANA É SIMPLES – COMO UM ESTÔMAGO VAZIO E UM CORPO NU À ESPERA DE SEREM ALIMENTADOS, VESTIDOS, ALOJADOS OU CURADOS. É UMA CONCEPÇÃO QUE ESTÁ INCORPORADA NO – DESENVOLVIMENTO – IDEOLOGIA E PRÁTICA” - ACHILLE MBEMBE

FALAR D’OS DESAFIOS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM ÁFRICA É ABRIR UMA PORTA DE QUESTÕES, UM MUNDO DE DISCUSSÃO MAIS COMPLEXO DO QUE AS INQUIETAÇÕES DE UMA SOCIEDADE CRIATIVA POR SI SÓ. SÃO, DE FACTO, IMENSAS AS QUESTÕES QUE “CRIAR” LEVANTA. EM PRIMEIRO FALAMOS DA ORDEM INTERIOR – OS TEMAS, AS FORMAS, INSPIRAÇÕES, MENSAGENS – E POR OUTRO LADO, NÃO MENOS IMPORTANTE TEMOS AS QUESTÕES EXTERNAS – ACEITAÇÃO, COMPREENSÃO, ENQUADRAMENTO. 
A FRASE DE ACHILLE MBEMBE UM DOS IMPORTANTES PENSADORES AFRICANOS REMETE-NOS PARA UM CRUZAMENTO IMPORTANTE NO PENSAR SOBRE DESAFIOS ARTÍSTICAS EM ÁFRICA. AQUI ENCONTRO UM APELO IMPORTANTE PARA A FORMA COMO SE VÊ OS CRIADORES AFRICANOS, O QUE SE ESPERA DELES E A LIBERDADE CRIATIVA QUE GOZAM. 
PODE UM AFRICANO ESCREVER SOBRE EUROPA? QUAL É O LUGAR DA UNIVERSALIDADE NA CRIATIVIDADE AFRICANA? A QUEM PERTENCE A IDENTIDADE ATRIBUÍDA AOS ARTISTAS E QUAL É O LUGAR DA ARTE NA SOCIEDADE? AS QUESTÕES NÃO SE ESGOTAM POIS A ESTAS ADICIONAM-SE OUTRAS QUESTÕES COMO INVESTIMENTO E SUSTENTABILIDADE.

 

integrado no programa do África Mostra-se 

16.06.2012 | by martalanca | Africa, criação artística

Estación Experimental: investigaciones y fenómenos artísticos

18.10.2011 | by joanapires | arte, criação artística, exposição