Vozes Indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos

 Co-edição da Piseagrama com a Editora Fiocruz, Vozes Indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos é uma coletânea de depoimentos de lideranças indígenas de diversas povos e regiões do Brasil.

 

A partir das trajetórias e experiências pessoais de treze lideranças, o livro reúne temas, eventos e situações sociopolíticas que resgatam a história e as particularidades da atuação do movimento indígena e seu protagonismo na formulação e na implementação da atual política de saúde para os povos indígenas no Brasil.

Vozes indígenas traz ainda uma conversa entre as jovens lideranças Célia Xakriabá e Luiz Eloy Terena, que revisitam as narrativas da coletânea e refletem sobre seu conteúdo a partir de uma perspectiva contemporânea de luta.

 
Os textos são acompanhados por desenhos do artista Wapichana Gustavo Caboco, que trafegam entre os mundos da medicina indígena e da biomedicina ocidental, nos conduzindo, a cada página, pelas muitas confluências e caminhos que os saberes de cura pressupõem.

Com coordenação editorial da Piseagrama, Vozes Indígenas na Saúde é organizado por Ana Lúcia de Moura Pontes, Vanessa Hacon, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos.

O livro impresso será vendido pelo preço especial de custo de R$ 35,00, e todo o dinheiro arrecadado com as vendas será destinado a organizações indígenas. O livro também estará disponível para download gratuito em nosso site.

 

Ficha técnica

VALOR R$ 35,00
TIPO brochura
FORMATO 14 × 21 cm
PÁGINAS 384
ISBN 978-65-89833-04-8
978-65-5708-131-0
ORGANIZADORES Vanessa Hacon, Ana Lúcia de Moura Pontes, Luiz Eloy Terena e Ricardo Ventura Santos
TEXTO DE ORELHA Joênia Wapichana
TEXTOS Ailton Krenak, Álvaro Tukano, Carmen Pankararu, Célia Xakriabá, Chico Apurinã, Clóvis Ambrósio Wapichana, Davi Kopenawa Yanomami, Iolanda Pereira Macuxi, Ivani Gomes Pankararu, Jacir de Souza Macuxi, Letícia Yawanawá, Lourenço Krikatí, Luiz Eloy Terena, Megaron Txucarramãe Mebêngôkre, Zezinho Kaxararí
DESENHOS Gustavo Caboco

01.08.2022 | by martalanca | índigenas