"Nôs Terra" vence prémio jovem cineasta português Cinanima

O filme “Nôs Terra”, do Colectivo de Crianças da EB1 de Trás-os-Montes, Polo 3, Ilha de Santiago (Cabo Verde) com coordenação de Rodolfo Pimenta, Joana Torgal e João Bastos, venceu o Prémio Jovem Cineasta Português (-18), para realizadores com menos de 18 anos, na edição deste ano do festival Cinanima, que se realizou de 7 a 13 de novembro, em Espinho, Portugal.
“Nôs Terra” é um filme animado, contado e vivido por crianças do interior da Ilha de Santiago, Cabo Verde. Através dos seus testemunhos, cruzam-se experiências comuns a todos os que partilham uma terra onde se aguarda a vinda da chuva para o cultivo da terra, a sua fonte de subsistência.
Com a duração de 6’30’, o filme é uma co-produção da Associação Oficinas do Convento e do Colectivo Fotograma CF24 e contou com o apoio da Direcção-Geral das Artes / Secretaria de Estado da Cultura portuguesa. Tem merecido reconhecimento internacional, nomeadamente com a selecção para o BAF - Bradford Animation Festival (Reino Unido) e para o CINEWEST - Auburn International Film Festival for Children and Young Adults (Sidney, Austrália).
O festival Cinanima é uma iniciativa da Cooperativa Nascente, de Espinho, e constitui o maior festival de cinema de animação realizado em Portugal. Organizado ininterruptamente desde 1976, é um dos mais antigos do mundo no seu género específico. Na edição deste ano, que decorreu de 7 a 13 de Novembro, o grande prémio Cinanima foi atribuído a “The Renter”, do realizador Jason Carpenter (EUA).

 

Tirado de Cena Lusófona

28.11.2011 | by joanapires | filmes, prémio