Neusa Sousa, distinguida como uma das Top 100 mulheres no Empreendedorismo Social pela Euclid Network

Pelo seu traballho com o projecto Chá de Beleza Afro e por muitas outras ações sociais de luta anti-racista e feminista, Neusa Sousa é um dos nomes na lista desta empresa sem fins lucrativos.

Neusa SousaNeusa SousaO Chá de Beleza Afro é uma plataforma de networking que visa promover e empoderar as mulheres africanas e afrodescendentes em várias esferas da sociedade, através de eventos, debates e ciclos de conversas.

A sua fundadora, Neusa Sousa, é uma das poucas portuguesas que constam na lista deste anos das Top 100 Women in Social Enterprise e vai participar na Cimeira do Impacto, que terá lugar nos dias 24 e 25 de Março de 2022.

A Euclid Network é uma comunidade europeia de profissionais da sociedade civil que se querem ligar através das fronteiras para uma comunidade mais forte, mais inovadora e mais sustentável Tem por missão capacitar pessoas e empresas sociais para conduzir uma mudança positiva. Trabalha com a política e o financiamento da UE, cria ligações, partilha e produz know-how e aumenta a visibilidade das organizações da sociedade civil e das empresas sociais.

Durante quase 15 anos, a Euclid Network tem fomentado o empreendedorismo social e a inovação social na Europa através do intercâmbio de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades, trabalho em rede e advocacia internacional. Esta plataforma combina os conhecimentos especializados de 21 países europeus para capacitar o empreendedorismo social na promoção de mudanças positivas.

Para capacitar as mulheres líderes na Europa e acelerar o progresso em direcção a um mundo mais igualitário em termos de género, a Euclid Network lançou a Iniciativa Top 100 Women in Social Enterprise. Desta forma, celebra e enaltece as mulheres no sector das empresas sociais, destacando o seu percurso de impacto e as suas realizações, criando um espaço de partilha e networking para que possam aprender, evoluir umas com as outras e inspirarem-se mutuamente.

Neusa Sousa, santomense de 29 anos é licenciada em Turismo, mestranda em Estudo das Mulheres - As Mulheres na Sociedade e Cultura pela faculdade Nova de Lisboa, formada em Introdução ao Jornalismo pela CENJOR, é produtora de conteúdos do programa Bem-Vindos da RTP África, repórter, organizadora de eventos, ativista por questões género, impulsionadora pelo empoderamento das mulheres africanas e afrodescendentes, empreendedora, organizadora de eventos e impulsionadora do afroempreendedorismo. A sua principal marca é o Chá de Beleza Afro do qual é fundadora e CEO, que para além de ser uma plataforma que empodera as mulheres negras é um evento que conta com 6 edições, este ano sob o tema “O caminho para o sucesso”. Em 2022 lançou o afroteacast, um podcast que pretende trazer vários temas ligado ao universo feminino, problemas sociais, africanidade, pan-africanismo e capitalismo, ou seja, temas necessários, importantes e urgentes para o debate e reflexão públicos.

08.03.2022 | by Alícia Gaspar | chá de beleza afro, empreendedorismo social, Euclid Network, luta anti-racista