FESTIN – A FESTA DO CINEMA LUSÓFONO 2011

De 26 de Abril a 1 de Maio, o Cinema São Jorge, em Lisboa, veste-se com todas as cores da Lusofonia na 2.ª edição do FESTin, iniciativa organizada pela Padrão Actual, em co-produção com a Fundação Luso-brasileira e o Cinema São Jorge.

 Com entrada gratuita em todas as iniciativas, o programa do FESTin integra 78 produções dos oito países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, homenageando nesta edição o país anfitrião, Portugal.

Nas duas secções de competição destaca-se a apresentação de vários filmes que têm a sua ante-estreia no nosso país, como Lixo Extraordinário (Brasil, 2010), de Lucy Walter, nomeado na categoria de melhor documentário nos Óscares 2011. Entre as 13 longas -metragens e 42 curtas-metragens em concurso encontram-se ainda títulos que dificilmente virão a ser incluídos nos circuitos comerciais, sendo por esse motivo uma oportunidade única de conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da criação cinematográfica nos países de língua portuguesa.

Procurando fomentar a reflexão sobre o contributo do cinema para o reforço dos laços que unem os oito países, o FESTin propõe também a realização das mesas-redondas “O cinema e as identidades lusófonas”, para a qual estão já confirmadas as participações do escritor angolano José Eduardo Agualusa e do sub-director da Cinemateca de Lisboa José Manuel Costa, a investigadora de cinema Maria do Carmo Piçarra, António Rodrigues,programador da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, o actor Miguel Sermão, o produtor de cinema Luis Correia; e “ainda a mesa com o temaEscrito e filmado: a literatura lusófona vai ao cinema”, que contará com a presença dos escritores brasileiros Amílcar Bettega e Brisa Paim, do investigador João Ribeirete, do realizador José Farinha e do escritor guineense Tony Tcheka.

No âmbito da homenagem a Portugal, a mostra “Olhares sobre Portugal” inclui a exibição de oito filmes que retratam diversos aspectos da história e cultura portuguesas, sendo ainda de realçar uma retrospectiva de obras de João Botelho, selecionadas pelo próprio realizador.

Homenagem a Manoel de Oliveira inserida no FESTin

Dia 28 de Abril, inserido na programação do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, é inaugurada uma sala no Cinema São Jorge com o nome do mais consagrado e célebre realizador português, Manoel de Oliveira, uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Lisboa. O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto e de Manoel de Oliveira

Complementam o programa do festival as oficinas “Cinema de animação”, dirigida a crianças dos 8 aos 12 anos, e “Os primeiros passos no cinema”, para jovens dos 16 aos 21 anos, bem como a mostra “Cinema para a Inclusão”, através da qual se procura realçar o papel social do cinema.

Informações

15.04.2011 | by martalanca | cinema, festival