TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças

A segunda edição do TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças vai decorrer a partir de 28 de Maio 2022. Apresenta um programa que considera a multiplicidade do universo das mulheres palhaças e que se foca na intergeracionalidade.

No dia 28 de Maio, o Festival começa em Setúbal, com a palhaça Jay Toor no espectáculo “Holiday on Delay”.

O TEM GRAÇA é um festival que pretende dar a ver mulheres artistas que procuram no humor e na ironia a sua forma de expressão. Procura, especialmente, o trabalho artístico de mulheres que criam a partir de uma dramaturgia autoral e com um olhar horizontal sobre o humor. Consideramos que, em Portugal, a representatividade do que é a comicidade feita por mulheres tem sido descurada. Sabemos que a capacidade de rir sobre temas fracturantes – e ainda estruturantes – provoca uma reflexão do ponto de vista das emoções. Por isso, é tão importante dar palco, voz e, sobretudo, rir sobre práticas sexistas, micromachismos e a naturalização da violência sobre a mulher. O humor tem a capacidade de trazer à consciência colectiva discussões importantíssimas para a evolução das sociedades contemporâneas.

O TEM GRAÇA comporta uma dimensão de descentralização territorial. Para além de Lisboa, as suas cidades parceiras localizam-se no Alentejo (Setúbal, Castelo de Vide, Évora e Mértola). A sua inscrição no território passa também por documentar, preservar a memória e registar. É um festival abrangente e diversificado, que se dirige a vários públicos: desde o público que é surpreendido na rua, ao público assíduo, passando pelo artístico e o académico.

Setúbal

O TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças em parceria com o Município de Setúbal, apresentam:

ESPECTÁCULO “Holiday on Delay”, com Jay Toor (Israel/Alemanha)

Data: 28 de Maio, sábado

Horários: 11h e 15h

Local: Praça de Bocage, Setúbal

Bilhetes: Gratuitos.

Espectáculo aberto a todos os públicos.

Sinopse

Giselle la Pearl, a nossa personagem, está prestes a encontrar o cenário perfeito para descansar e relaxar. Mas nem sempre as coisas acontecem como planeamos e tudo parece desmoronar-se. O que a princípio seria um dia calmo de praia transforma-se num dia clownesco. Após o sucesso de Jay Toor, aka Fire Fingers, com “Ms. Flames”, a sua digressão mundial , aqui está ela de volta como Giselle la Pearl em “Holiday on Delay“, espectáculo orientado por Joanna Bassi. Orientadora/encenadora de produções de circo internacionais, Joanna é irmã do famoso palhaço Leo Bassi e faz parte da quarta geração de uma família circense.

Sobre Jay Toor

Jay Toor nasceu em Israel, onde cumpriu o serviço militar entre 1997 e 1999. Iniciou sua carreira artística em meados dos anos 2000, como artista do fogo. Com os espectáculos “Fire Fingers” e “Ms. Flames” apresenta-se em diferentes eventos e festivais do seu país. Em 2004, chega à Europa com os objectivos de se profissionalizar e de colaborar com outros artistas do fogo. Vive na Alemanha. “Fire Fingers” esteve em festivais como o Sziget Festival, na Hungria, Edinburgh Fringe Festival, na Escócia e Pflasterspektakel, na Áustria. Em 2009, Jay Toor passa a viver oficialmente na Alemanha. “Holiday on Delay”, estreado em 2013 no Vevey – Artistes de Rue (Suíça), tem sido apresentado em diversos festivais pelo mundo, nomeadamente na Alemanha, Croácia, Holanda, Itália, México, Polónia, Portugal, República Checa, Romênia, Sérvia, Suíça e Tailândia.

Sobre o TEM GRAÇA

O TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças 2022 apresenta na sua segunda edição um programa que considera a multiplicidade do universo das mulheres palhaças. O programa deste ano dá foco à intergeracionalidade, no que diz respeito à importância e à valorização das relações entre palhaças de várias gerações e na potencialidade de captação de novos públicos, a partir de nichos geracionais distintos, potenciada também pela rede de parcerias regulares estabelecidas com diversas entidades nacionais e internacionais.

Reafirma-se como um dos poucos festivais em Portugal a dar voz ao movimento de expansão da actuação feminina no clown, na criação e na comicidade. Além de reunir apresentações artísticas na área geográfica em que intervém, o TEM GRAÇA alia a programação de espectáculos, a reflexão teórica sobre a comicidade no feminino, com formações ministradas por grandes mestras da arte clownesca, contribuindo de forma directa para o desenvolvimento da comunidade de artistas que trabalham em Portugal, e firma-se como referência portuguesa para estas artistas, nacionais e internacionais, que têm a comicidade como forma de vida.

Reforça-se como um projecto artístico-político – seguindo a natureza interventiva da Algures – que visa o fortalecimento, a visibilidade e a representatividade do que é a comicidade feita por mulheres no cenário artístico nacional, nomeadamente no que se pode denominar de espetáculos de repertório de autor. A actuação conduzida por palhaças na luta das mulheres, representa uma maneira de denunciar práticas abusivas e sexistas, nocivas à sociedade, produzindo discursos e acções que as enfrentem.

A 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi lançada a primeira acção do festival: a abertura da candidatura pública para uma bolsa de investigação. Aliar a programação de espectáculos, à reflexão teórica sobre a comicidade no feminino é um dos pilares do TEM GRAÇA. Com o suporte científico do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, esta bolsa, voltada para mulheres e pessoas não binárias, é de 2 mil euros destinados à produção de um artigo.

Entre 31 candidaturas, foi seleccionada Melissa Lima Caminha. Licenciada em Artes Cénicas (2006) pelo IFCE, Brasil, tem mestrado (2011) e doutoramento (2016) em Artes e Educação, pela Universidade de Barcelona. Autora da tese “Palhaças: Histórias, corpos e formas de representar a comicidade a partir de uma perspectiva de género”, que foi qualificada como excelente e tem vindo a ser mencionada em diversas obras a nível internacional. Além dos seus estudos académicos, Melissa tem uma vasta formação complementar com diversas palhaças e palhaços do Brasil e do mundo. Actualmente, continua a trabalhar como investigadora e é professora na licenciatura em Artes Cénicas da Escola Universitária ERAM (UdG), Espanha.

***

Ficha Técnica e Artística TEM GRAÇA 2022

Realização: Algures – Colectivo de Criação

Direção artística e coordenação geral: Susana Cecílio

Assistência de direção e coordenação de comunicação: Poliana Tuchia

Produção: Thalita Araújo

Artistas participantes: Gardi Hutter, Jay Toor, Maria Simões, Mireia Miracle, Susana Cecílio, Dulce Margarido, Rita Sales

Identidade visual: Cristina Viana

Fotografia, audiovisual e documentarista: Patrícia Poção

Assessoria de imprensa: Levina Valentim

Marketing digital: Lívia Rangel (Agência Lira)

Contabilidade: Sílvia Guerra

Apoios à divulgação: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Gerador

Apoios: Município de Setúbal, Câmara Municipal de Castelo de Vide, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Mértola, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia do Lumiar, Maria D’Alegria, Descalças, CET – Centro de estudos de Teatro – FLUL, Colectivo Metafísico.

A ALGURES é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes @dg.artes

18.05.2022 | by Alícia Gaspar | espectáculos, Festival Internacional de Mulheres Palhaças, formações, tem graça, tertúlias