La Letteratura Portoghese. I testi e le idee

O projeto ERC MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-memórias Europeias convida à apresentação da obra La Letteratura Portoghese. I testi e le idee, de Roberto Vecchi e Vincenzo Russo, irá decorrer no Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113), em Lisboa, no dia 9 de Fevereiro pelas 17h, e estará a cargo do Professor Eduardo Lourenço.

A obra é uma antologia crítica de textos literários e ensaísticos da literatura portuguesa desde as origens até a contemporaneidade. Os textos, em edição bilingue português e italiano, têm todos uma nova tradução italiana. O livro, através de uma nova estrutura crítica e conceptual  pretende fornecer ao leitor italiano – não só universitário mas também a todos os que estiverem interessados na cultura e na história de Portugal – as fontes primárias e os contextos indispensáveis para «pensar», e não só para ler, a literatura portuguesa. O volume promove uma reperiodização dos materiais literários que são lidos à luz da abertura histórica para os novos mundos que Portugal  – através da relação colonial – contribuiu para fundar.

Dividida em três grandes partes – 1. Desde a formação de Portugal ao Império (1139-1580); 2. O Império português e os seus simulacros: da Índia ao Brasil e retorno (1580-1851); 3. O «esplendor de Portugal» e o seu além: desde a crise da monarquia constitucionalista ao Portugal contemporâneo (1851 até hoje) – a antologia contém 180 textos da literatura e do pensamento portugueses.

04.02.2018 | par martalanca | literatura portuguesa