6ª edição 8 ½ Festa do Cinema Italiano - Programação

A secção Amarcord traz ao Cinema São Jorge uma sessão única, no dia 24, às 17h30, com a projeção de Il Gattopardo de Luchino Visconti, uma cópia digital restaurada pela Cineteca di Bologna, em colaboração com o Centro Sperimentale di Cinematografia-Cineteca Nazionale de Roma e a prestigiada The Film Foundation.

A secção Competitiva leva ao Cinema São Jorge, segunda, 25, às 21h30,
Bellas mariposas. O realizador, Salvatore Mereu, vai estar em sala para apresentar o filme. Io Sono Li de Andrea Segre, Il Futuro de Alicia Scherson são 2 dos 7 títulos que integram a seleção de filmes em competição na 6ª edição de 8 ½.

Na
sessão de encerramento é exibido o filme La migliore offerta, de Giuseppe Tornatore, às 21h30, de dia 28, no Cinema São Jorge. 8 ½ acaba em festa, às 0h, no Ritz Clube com o concerto dos Calibro 35, um projeto que revisita bandas sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70, tendo como ponto de partida a eletrificante fusão entre o funk, jazz, rock, groove.

8 ½ Festa do Cinema Italiano
tem o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e é uma parceria estratégica CML/EGEAC e co-produção Cinema São Jorge.

Todos os materiais de comunicação de 8 ½ podem ser descarregados na área “Imprensa” do site oficial da Festa: www.festadocinemaitaliano.com. Os pedidos de acreditação podem ser feitos na mesma área do site.

Teaser:


Para mais informações:
Inês Caridade | Tel.: 91 992 88 68
mail | press@festadocinemaitaliano.com
facebook
web

08.03.2013 | par herminiobovino | cinema, cinema italiano, festival de cinema, lisboa

FESTin 2012 - Cinema São Jorge

O FESTin começa já na quarta-feira, 9 de maio, e, para além da participação de vários realizadores, atores e produtores, contará ainda com a presença da atriz brasileira Bárbara Paz, mulher do cineasta Hector Babenco, uma das figuras homenageadas nesta edição do festival, e da modelo e atriz angolana Izilda Mussuela

Bárbara Paz estará em Portugal em representação do marido, que cancelou a sua deslocação ao FESTin por motivos de saúde, e fará também a apresentação da sessão de abertura do festival, no dia 9 de maio, às 21h00.

A sessão de homenagem a Hector Babenco e ao ator Jardel Filho, no dia 10, às 19h00, bem como a cerimónia de entrega de prémios, no dia 16, às 21h30, serão conduzidas por Izilda Mussuela.

Bárbara Paz
Formada pela Escola e Teatro Macunaíma e pelo Centro de Pesquisa Teatral CPT de Antunes Filho, Bárbara Paz já passou por diversas oficinas de artes dramáticas. Formou-se em jornalismo e trabalhou com grandes grupos teatrais. Foi dirigida por Paulo Autran, Bibi Ferreira, Eduardo Tolentino, Hector Babenco, entre outros mestres. No cinema alternativo protagonizou diversas curta-metragens. Dirige e apresenta o programa Curta na Estrada no Canal Brasil. Contratada pela Rede Globo em 2010, fez o papel de grande destaque na novela Viver a Vida, interpretando a personagem Renata, que sofria de alcoolismo.

Izilda Mussuela
Nasceu em Luanda, em 1983. Iniciou a sua carreira como modelo aos 14 anos. Depois de participar no filme O Herói de Zezé Gambôa, com 17 anos veio viver para Portugal, onde foi convidada para participar em vários desfiles. Já trabalhou com muitos estilistas como Mwamby Wassake, Lizete Pote, José António Tenente, Dino Alves, Miguel Vieira, Fátima Lopes e desfilou com modelos de Paco Rabanne, Yves Saint-Laurent, Augustus e Gianni Versace. Como atriz, entre outros trabalhos, foi dirigida por Maria Emília Correia na peça “Serviço de Amores”, de Gil Vicente, no Teatro Nacional D. Maria II, e participou na série Makamba Hotel. Na RTP Àfrica, apresenta o programa Disco África.

07.05.2012 | par herminiobovino | cinema, festival de cinema