" A Flor do Buriti", de João Salaviza, Renée Nader Messora | 19 Março, 21h30, Cinemateca

A sessão de A FLOR DO BURITI será antecedida de um cocktail na esplanada da Cinemateca - 39 degraus, a partir das 19h30. 

05.03.2024 | par Nélida Brito | cinema, filme, João Salaviza, Renée Nader Messora

CCB - Ciclo de conferências «Outros Espaços» Tema 2024: «As margens da liberdade»

https://www.ccb.pt/evento/ciclo-de-conferencias-outros-espacos/2024-03-0...

 

DATAS / HORÁRIOS

24 fevereiro, 9 março, 13 abril, 11 maio, 22 junho de 202415:00

Auditório do MAC/CCBA participação será gratuita, mediante aquisição do bilhete de entrada no museu.

O ciclo de conferências «Outros Espaços» é uma parceria entre o Centro Cultural de Belém, a Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) e o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona — Centro Universitário de Lisboa.

 

Apresentando-se como um espaço de diálogo plural, esta parceria procura ligar a produção académica e científica à comunidade e proporcionar a transmissão de conhecimento. A ação que cada instituição leva a cabo contempla a ativação de sinergias temáticas entre áreas como as artes visuais, o cinema, as artes cénicas e as artes sonoras, a comunicação e a cultura, a arquitetura e os novos dispositivos digitais.

«As margens da liberdade», 2024

 O tema para a programação do ano de 2024 centra-se no pensamento das margens da liberdade em todas as suas vertentes — das artes visuais, passando pelo cinema, à arquitetura, ao conceito do político e à cultura em geral. Num ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, sem nos querermos sobrepor a programações atinentes às celebrações, propomos pensar como, em momentos de cerceamento da liberdade, em espaços de movimento direcionado, o ser humano foi, tanto individualmente como em comunidades constituídas para o efeito, reagindo aos limites que lhe eram impostos. Dessa forma, criaram-se momentos e espaços em que a experiência individual e coletiva, de forma mais explícita ou mais sub-reptícia, soube alargar as imposições que cada instante histórico e os seus lugares iam condicionando.

 

24 de fevereiro | 15:00

Margens da Igreja durante o Estado Novo: D. António Ferreira Gomes e D. Sebastião Soares de Resende

Conferência por Moisés Lemos Martins

 

Quando das eleições para Presidente da República, em 1958, D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto, escreveu uma carta a Salazar que lhe valeu dez anos de exílio, entre 1958 e 1968. O bispo reprovava a situação interna do país: o país «do pé descalço, do maltrapilho, do farrapão» era, além disso, um país sem liberdade.

Por outro lado, D. Sebastião Soares de Resende, que foi o primeiro bispo da Beira, entre 1943 e 1967, em Moçambique, logo em 1944 denunciou «a escravatura» que imperava na Beira. E depois, no Concílio Vaticano II (1962–1965), foi o único bispo português a denunciar as ditaduras e o colonialismo. Os dois bispos representavam, todavia, uma Igreja das margens durante o Estado Novo.

 

Em 1949, Salazar escreveu o seguinte: «Portugal nasceu à sombra da Igreja, e a religião católica foi desde o começo elemento formativo da alma da Nação e traço dominante do carácter do povo português. Nas suas andanças pelo Mundo — a descobrir, a mercadejar, a propagar a fé — impôs-se sem hesitações a conclusão: português, logo católico.»

 

Agradecido a Salazar, o episcopado português sempre demonstrou obediência e reverência ao Estado Novo, uma situação a que apenas o 25 de Abril de 1974 veio pôr cobro.

-

9 de março | 15:00

Como defender os direitos humanos na era digital?

Conferência por Maria Eduarda Gonçalves

 

A Internet converteu-se no espaço público do século XXI. Inicialmente apresentada como promessa de maior liberdade de expressão e comunicação, a Internet, na era das plataformas digitais, tem visto crescer uma apreensão generalizada não só quanto aos seus impactos potencialmente adversos na saúde pública, na polarização social e na difusão de fake news e discursos de ódio, mas também quanto ao poder excessivo das big tech que a dominam.

Na União Europeia, a resposta a estes desafios encontrou expressão num corpus legislativo inovador no contexto global em domínios como a proteção de dados pessoais e a regulação dos serviços digitais e da inteligência artificial. Naquilo que se revela uma característica assinalável desta legislação, foram delegadas importantes responsabilidades regulatórias aos próprios operadores tecnológicos em detrimento da autoridade pública — uma opção, todavia, controversa.

 

A este respeito, será legítimo falar de uma mudança do paradigma público convencional do direito e da regulação em virtude de um paradigma de natureza privada? E fará sentido imaginar um novo momento constituinte que permita adaptar às realidades da era digital tanto o regime das liberdades e direitos fundamentais como o controlo dos poderes?

 

https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/maria-eduarda-goncalves/cv

https://www.researchgate.net/profile/Maria-Eduarda-Goncalves-2

-

13 de abril | 15:00

Novilínguas e Liberdade de Expressão: Novas Margens

Conferência por Teresa Maia e Carmo

 

O logro em que se vem transformando a própria designação da liberdade de expressão — direito constitucionalmente garantido, mas hoje atravessado por diferentes apropriações societais moldadas por algoritmos opacos — convoca um revisitar das novas tessituras entre discurso e poder(es) na contemporaneidade mediática.

-

11 de maio | 15:00

Pedagogia da memória, lembrar para desaprender:

Notas a partir do projeto Sala Colonial (Lamego, 2021–2024)

Conferência por Catarina Simão

Em 1980, a direção do antigo Liceu de Lamego entregou ao museu da cidade cerca de 300 artefactos africanos que faziam parte do espólio da Sala Colonial existente naquela escola desde 1938. A Sala Colonial foi um modelo escolar de exaltação nacional que, durante o Estado Novo, serviu a propaganda do «Império Português em África». No pós-25 de abril, a desativação dessa sala constituiu um primeiro gesto para se desembaraçar das marcas desse episódio singular de pedagogia fascista e racista. Mas os problemas profundos ligados à descolonização permaneceram no modelo pedagógico de conhecimento «sobre África», estendendo-se transversalmente às práticas museográficas e de arquivo, absorvidas pela inércia geral do modo pensante cristalizado nos instrumentos de classificação e de acesso. Em 2022, a convite do Museu de Lamego e da Escola Secundária de Latino Coelho — o antigo Liceu de Lamego —, este episódio foi problematizado por via de um projeto iniciado pela artista portuguesa Catarina Simão. 50 anos passados sobre o 25 de Abril de 1974, muito tem falhado no exercício de reconhecer e exorcizar o nosso legado colonial. É no aspeto confessional do seu arquivo, no confronto da sua exposição, que deveria, por fim, residir a força para colocar a nossa história ao serviço das exigências antirracistas de hoje.

-

22 de junho | 15:00

Margens de certa maneira: revolução no cinema

Conferência por Maria do Carmo Piçarra

Esta conferência aborda imagens cinematográficas revolucionárias invisibilizadas por um certo modo de «governar a memória». Através da análise de imagens, resgatadas da sua «não-inscrição», proponho considerar persistências e ruturas na projeção — nacional e dos países e territórios da CPLP — através do cinema.

16.02.2024 | par Nélida Brito | arte, cinema, internet, liberdade, memória

"Clandestina", baseado no livro de Margarida Tengarrinha e realizado por Maria Mire, estreia dia 7 de março nos cinemas

Uma obra que parte do livro “Memórias de uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal” 

O filme “Clandestina” realizado por Maria Mire e produzido pela Terratreme, estreia nas salas de cinema portuguesas a 7 de março. Esta longa-metragem parte da obra “Memórias de uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal” de Margarida Tengarrinha (1928-2023), artista, escritora, professora que antes do 25 de Abril viveu clandestinamente em Portugal e que se tornou falsificadora de documentos por motivos de militância política. Margarida Tengarrinha nasceu em Portimão em 1928 e faleceu no último mês de outubro, na mesma cidade.

“O interesse na realização deste filme prende-se assim tanto com a urgência de tirar da sombra a ação das mulheres que de modo revolucionário combateram neste período negro da história contemporânea portuguesa, assim como o de pensar na dimensão política presente nos pequenos gestos da vida quotidiana.”, afirma Maria Mire, que em 2020 realizou a curta-metragem “Parto Sem Dor”, uma homenagem à médica obstetra Cesina Bermudes (1908-2001), pioneira da introdução do parto sem dor em Portugal e resistente anti-fascista, que ajudou no parto muitas mulheres na clandestinidade.

Esta será a estreia comercial de “Clandestina”, que integrou a secção Competição Portuguesa na última edição do DocLisboa.

No dia 22 de fevereiro, às 11h, no ICA, em Lisboa, vai realizar-se um visionamento deste filme para a imprensa.

 

Teaser aqui: https://youtu.be/9no9asXJytw

Para mais informações e marcações de entrevistas, por favor contactar:

Rita Bonifácio | 918453750 | press.terratreme@gmail.com

 

“CLANDESTINA” 

VISIONAMENTO DE IMPRENSA  

22 de fevereiro, 11h: ICA, Lisboa

 

SINOPSE

Para pensar as atuais práticas de dissidência política, mergulhamos no passado e acompanhamos a vivência de uma jovem artista. Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha, desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política. Através do anacronismo temporal, CLANDESTINA é como uma missiva a um tempo porvir, uma premonição da possibilidade trágica da História se estar a repetir. 

 

FICHA TÉCNICA 

Com Kim Ostrowskij, Rafael Costa, Salomé Saltão, Joana Levi e Ciço Silveira, Dayana Lucas, petra.preta

 

REALIZAÇÃO Maria Mire

ASS. REALIZAÇÃO E DIREÇÃO FOTOGRAFIA Miguel Tavares

1º ASS. IMAGEM Margarida Albino

2º ASS. IMAGEM Giulia Angrisani

DIREÇÃO SOM Ricardo Guerreiro

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Madalena Fragoso

DIREÇÃO ARTE Maria Mire

ASS. DIREÇÃO ARTE Ana Vala

MONTAGEM Luisa Homem

DESIGN SOM E MÚSICA Ricardo Guerreiro

EFEITOS VISUAIS E CORREÇÃO COR Ana Vala

PÓS-PRODUÇÃO IMAGEM Gonçalo Ferreira, Irmã Lúcia

DESIGN Dayana Lucas

PRODUTORES Luisa Homem, João Matos, Leonor Noivo, Pedro Pinho, Susana Nobre e Tiago Hespanha

 

Maria Mire

Maria Mire (Maputo, 1979) vive e trabalha em Lisboa. O trabalho artístico e de investigação que desenvolve é sobretudo centrado nas questões da percepção da imagem em movimento. Doutorada em Arte e Design pela FBAUP em 2016, com a tese “Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das Artes Plásticas”. É pro- fessora e co-responsável do Departamento de Cinema/ Imagem em Movimento do Ar.Co., em Lisboa. Colabora igualmente no PhD em Arte dos Media e Comunicação da ULHT, assim como no Mestrado de Artes do Som e da Imagem da ESAD.CR. Integrou diversos projetos artísticos colaborativos, dos quais se destacam o Coletivo Embankment, Plataforma Ma ou Patê Filmes. Tem desenvolvido diversos projetos colaborativos de crítica e especulação artística com Aida Castro. Realizou o filme “Parto sem dor”, uma conversa imaginada com Cesina Bermudes, que integrou a seleção oficial do INDIELISBOA 2020, e do Festival Caminhos do Cinema Português, Seleção Outros Olhares 2020, assim como a edição do PORTO FEMME – International Film Festival, onde recebeu o Prémio de Melhor Documentário da Competição Nacional.

09.02.2024 | par Nélida Brito | cinema, clandestinidade, filme, política, Portugal

BAAN, realizado por Leonor Teles

Uma Pedra no Sapato tem o prazer de anunciar que, após estreia mundial na competição internacional do Festival de Locarno e passagem pelo Reykjavík IFF, onde ganhou o Golden Puffin, prémio mais importante do festival Islandês, BAAN, de Leonor Telles, chega às salas de todo o país a 8 de Fevereiro.

 

Quando uma cidade deixa de ser casa, tudo o que fica são memórias. Entre Lisboa e Banguecoque, duas mulheres encontram-se num carrossel de passado, presente - e talvez futuro - que acelera uma juventude em tumulto. A vida adulta, a carreira e os afectos tornam-se avassaladores, numa história que começa quando L conhece K.

 

22.01.2024 | par Nélida Brito | cinema, Leonor Teles

Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos

Inserida nas comemorações do centenário do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, a Mostra de Cinema organizada em parceria com o IndieLisboa vai levar ao ecrã do Cinema São Jorge seis filmes que apresentam diversas abordagens e perspectivas sobre a forma como lidamos com o corpo e o cancro.

A inauguração é às 18h de sexta-feira (05/01), precedida por um cocktail de abertura antes da exibição de A Luta Contra o Cancro em Portugal, curta-metragem documental assinada por António Lopes Ribeiro em 1952, uma obra histórica sobre a criação, construção e implementação do IPO em Lisboa. A sessão de abertura prossegue depois com La guerre est déclarée, realizado e protagonizado por Valérie Donzelli, filme de abertura da secção Semaine de la Critique do Festival de Cannes em 2011.

Da programação, destaque também para o debate que vai acontecer no sábado, depois da exibição do filme estreado no último Festival de Berlim, Notre corps, de Claire Simon (sábado às 15h). Com o objectivo de enriquecer a experiência dos espectadores e discutir os temas abordados, o debate é moderado pela radialista Joana Cruz, com as participações de Paula Chaves (representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro), Nuno Artur Silva (ex-secretário de Estado da Cultura e fundador das Produções Fictícias) e o poeta e editor das Edições Saguão, Rui Miguel Ribeiro.

Todas as sessões são apresentadas por profissionais de saúde do IPO que vão complementar a exibição de cada filme com uma visão experiente e de proximidade, de quem lida diariamente com a doença oncológica.

A mostra reúne filmes premiados, assinados por cineastas de prestígio como Nanni Moretti, Arthur Hiller ou Catarina Vasconcelos, que contam histórias de coragem, resiliência e esperança.

O programa da Mostra é o seguinte:

5 JANEIRO, SEXTA-FEIRA

18h00

A LUTA CONTRA O CANCRO EM PORTUGAL

António Lopes Ribeiro, Portugal, Documentário, 1952, 16’

+

LA GUERRE EST DÉCLARÉE

Valérie Donzelli, França, Ficção, 2011, 100’

21h00

LOVE STORY

Arthur Hiller, EUA, Ficção, 1970, 100’

6 DE JANEIRO, SÁBADO

15h00

NOTRE CORPS

Claire Simon, França, Documentário, 2023, 168’

»» sessão seguida de Debate

21h00

CARO DIARIO

Nanni Moretti, Itália, Ficção, 1993, 100’

7 DE JANEIRO, DOMINGO

15h00

THE FAREWELL

Lulu Wang, EUA / China, Ficção, 2019, 100’

18h30

A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS

Catarina Vasconcelos, Portugal,

Documentário/Ficção, 2020, 101’

 

04.01.2024 | par martalanca | cinema

TERRATREME, 15 anos 100 filmes

13.12.2023 | par martalanca | cinema, Terratreme

PITCH ME!

A Academia Portuguesa de Cinema e a Netflix anunciam a abertura da convocatória PITCH ME!, destinada a descobrir o trabalho de argumentistas emergentes, através de um programa de desenvolvimento de escrita no formato de residências, e que visa oferecer aos autores dos projetos selecionados uma oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias, orientados por uma equipa de profissionais – argumentistas, mentores, script doctors, etc.

Depois da sua primeira edição, em 2019, no âmbito do “A Quatro Mãos” a iniciativa “Pitch Me!” regressa, desta vez focada na diversidade e inclusão de autores e narrativas de segmentos da população em risco de exclusão social, sub-representados no cinema e no audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, diversidade funcional ou deficiência, pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

A iniciativa pretende selecionar autores emergentes que poderão desenvolver projetos através de um programa de duas residências, uma no início do programa e outra no final. Entre as duas residências, e ao longo de 4 meses, haverá um conjunto de sessões de mentoria com profissionais do setor (nomeadamente, argumentistas).

O programa culminará num evento presencial com um pitch dos projetos desenvolvidos perante um grupo de profissionais representativos da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa.

O júri responsável pela avaliação de projetos é composto pelo poeta e dramaturgo André Tecedeiro, o realizador Ary Zara, a atriz, produtora e argumentista Ciomara Morais, a argumentista e editora Marta Lança e a jornalista e escritora Paula Cardoso.

Saiba mais e consulte o regulamento em: www.academiadecinema.pt/pitch-me-2023/

A iniciativa

Pitch Me!” é uma iniciativa desenvolvida pela Academia Portuguesa de Cinema e pela Netflix, focada na diversidade e inclusão de narrativas e autores com sub-representação no cinema e no audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

A iniciativa pretende selecionar autores emergentes que poderão desenvolver projetos através de um programa de duas residências, uma no início do programa e outra no final. Entre as duas residências, e ao longo de 4 meses, haverá um conjunto de sessões de mentoria com profissionais do setor (nomeadamente, argumentistas).

O objetivo final é a criação de um argumento e respetivo dossier de apresentação, bem como a apresentação dos projetos perante um grupo de profissionais representantes da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa (pitch – sessão de pitching).

Tipos de projetos

Longas-metragens e séries de ficção.

Quem pode candidatar-se?

Pessoas de nacionalidade portuguesa ou de qualquer nacionalidade e com residência permanente em Portugal, maiores de 18 anos, que pertençam a um segmento da população sub-representado nas áreas do cinema e audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.

Período para envio de candidaturas

O período para candidaturas começa a 31 de julho de 2023 e termina a 07 de setembro de 2023.

As candidaturas devem ser enviadas até às 23h59 do dia 07 de setembro de 2023.

Quantos projetos serão selecionados?

Serão selecionados, no máximo, 8 projetos:

– 3 a 5 projetos de longa-metragem
– 3 a 5 projetos de séries de ficção

Programa de desenvolvimento

As pessoas responsáveis pela autoria dos projetos selecionados integrarão um Programa de Desenvolvimento, que consistirá em:

  • Residência inicial, com a duração de 3 dias (sexta a domingo), em novembro de 2023 (data a anunciar). As pessoas selecionadas terão a oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias, orientadas por uma equipa de profissionais (argumentistas, mentores)
  • Sessões de mentoria individuais de acompanhamento de projeto, ao longo de 4 meses. Serão agendadas entre mentores e autores, em formato presencial e/ou online.
  • Residência final, com a duração de 3 dias (sexta a domingo), na primavera de 2024 (data a anunciar). As pessoas selecionadas farão os últimos ajustes na primeira versão do argumento e trabalharão sobre o dossier de apresentação do projeto.
  • Sessão de pitching dos 8 projetos desenvolvidos perante um grupo de profissionais representantes da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa.

Os conteúdos e atividades programadas nas residências, bem como a atribuição de mentores de acompanhamento de projeto, serão definidos de acordo com o que melhor se adequar às características dos projetos selecionados.

Júri

  • André Tecedeiro – poeta e dramaturgo
  • Ary Zara – realizador
  • Ciomara Morais – atriz, argumentista e produtora
  • Marta Lança – argumentista e editora
  • Paula Cardoso – jornalista e escritora

Critérios de avaliação e elegibilidade

No processo de seleção, o Júri terá em conta:

  • A criatividade e inovação de cada projeto apresentado, nomeadamente na forma como expressa a intenção de trabalhar sobre narrativas relacionadas com a diversidade e a representatividade de realidades sub-representadas no cinema e audiovisual.
  • A forma como cada pessoa que se candidata apresenta o seu projeto e expressa a sua ideia e motivações.
  • O potencial cinematográfico/audiovisual de cada projeto apresentado.
  • O correto envio de todos os materiais solicitados nos formatos mencionados, dentro do prazo de candidatura. 

Anúncio dos resultados

O resultado da seleção será comunicado até 02 de outubro de 2023. 

Apresentação e envio das candidaturas

As candidaturas deverão ser enviadas através do formulário de participação, contendo os seguintes 4 (quatro) elementos:

  1. Video-pitch (máximo 5 minutos) no qual deverão ser abordados os seguintes tópicos:
    • Apresentação sucinta do projeto e temática(s) abordada(s).
  1. Nota biográfica ou CV.
  2. Declaração de consentimento assinada, referente ao fornecimento de dados pessoais e aos materiais submetidos no âmbito deste concurso.
  3. Dossier de projeto (máximo 15 páginas no total) que deverá conter:
    • Sinopse (máximo 1 página)
    • Memória descritiva: informações que contribuam para uma melhor compreensão do projeto, nomeadamente temática(s) abordada(s), ambientes, referências, etc.
    • Descrição de personagens principais.
    • Tratamento (máximo 5 páginas): um relato sucinto dos principais acontecimentos da história, do começo ao fim. No caso de projetos de longa-metragem, o tratamento deverá cobrir toda a história. No caso de séries, o tratamento deverá ser focado no episódio piloto, seguido de um descritivo sucinto do arco de temporada, ou seja, dos acontecimentos previstos para os episódios seguintes da temporada da série.
    • Nota de intenções: as pessoas candidatas deverão apresentar aqui, por exemplo, as suas motivações para escrever o projeto, a forma como pensam abordar a história, as ideias que pretendem transmitir.

O Júri poderá solicitar qualquer outra informação que considere necessária para proceder à análise e seleção do(s) projetos(s).

Cada pessoa poderá apresentar até 2 candidaturas. 

Formato dos materiais

  • Vídeo-pitch: deverá ser enviado através de um link de Vimeo ou Youtube. Se optar por um link de acesso privado, deverá mencionar a password de acesso no campo correspondente do formulário de participação.
  • Nota biográfica ou CV: em formato .pdf (tamanho inferior a 5MB)
  • Declaração de consentimento: deverá ser impressa, assinada e enviada em formato .pdf (tamanho inferior a 5MB)
  • Dossier de projeto: em formato .pdf (tamanho inferior a 5MB) ou vídeo em Língua Gestual Portuguesa em link de Vimeo ou Youtube.

Não serão aceites materiais enviados através de outros meios nem em formatos alternativos. 

Esclarecimentos

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas enviando um email (texto ou vídeo em Língua Gestual Portuguesa) para secretariado@academiadecinema.pt

mais informações

 

31.07.2023 | par martalanca | cinema, PITCH ME!, séries, televisão

DiVaM 2023 leva-nos por "Patrimónios (des)confortáveis"

“Patrimónios (des)confortáveis” é o tema escolhido para a edição deste ano do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, o programa cultural da DRCAlg que inclui projetos de cinema, música, performances, arte circense, oficinas e conversas nos monumentos. A cerimónia de apresentação da programação realiza-se este sábado, dia 27 de maio, às 16h30, no auditório da Fortaleza de Sagres.

O tema proposto permitiu trabalhar várias temáticas, desde logo as associadas às questões da (des)colonização patrimonial e as relacionadas com as identidades, segregação social, racismo e pós- memórias coloniais. Mas tantas outras questões serão abordadas, como as que se prendem com a importância da saúde mental nos dias de hoje, ou ainda as associadas ao bullying, violência, opressão e hierarquias de poder.

Neste dia, a programação DiVaM irá abrir com “chave de ouro” com a primeira sessão do Ciclo de Cinema “Libertar a Memória”, promovido pelo Cineclube de Faro. O ciclo abrirá com a exibição do filme On Africa, de Skip Norman.

On AfricaOn Africa

“On África (1970 /38’) justapõe travellings filmados em Berlim Ocidental, informação sobre a exploração colonial e imagens da África Ocidental, enquanto apresenta factos sobre a conquista e descolonização do continente. O ponto de partida é a relação entre a prosperidade da Europa e a pobreza de África; a destruição das cidades e das culturas e a utilização do cristianismo e de teorias raciais como justificação para uma exploração massiva dos colonizados” refere o Cineclube de Faro.

Skip Norman foi um cineasta, diretor de fotografia, fotógrafo, antropólogo visual e educador. Norman foi autor de um corpo notável de documentários e ensaios no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Ele produziu uma série de filmes igualmente emergentes sobre sua experiência como homem negro onde combinou rigor formal e um senso de experimentação com determinação política e um forte desejo de justiça e igualdade. Embora tenha havido apresentações selecionadas dos filmes de Norman na Alemanha nos últimos anos, seu trabalho permanece quase completamente desconhecido no exterior.

O ciclo de cinema “Libertar a Memória” irá acontecer até setembro (em datas a anunciar) e conta com a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista e a produção técnica de Pedro Mesquita.

Ecos Refeitos Ecos Refeitos

A programação DiVaM continua no próximo domingo, dia 28 de maio, nas Ruínas Romanas de Milreu, com o projeto “Ecos Refeitos”, a ser apresentado pelas 17 horas.

“Ecos Refeitos” apresenta três quadros que colocam em diálogo atores e músicos com jovens alunos, numa tentativa de responder a uma das maiores preocupações da atualidade: a preservação da saúde mental. “O desconforto desse bem precioso é uma preocupação presente nas inquietações dos nossos jovens. Como preservar o nosso bem mais precioso?” são algumas das questões levantadas pelo projeto, promovido pela Associação Cultural Música XXI.

O projeto tem a participação de Ana Cristina Oliveira, António Gambóias, Catarina Silva e do músico Rui Afonso. Os alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa: Beatriz Barroso, Joana Fernandes, Letícia Moreno e Rita Roboredo também integram esta apresentação. Para mais informações e inscrições contacte: musicaxxi@gmail.com.

O DiVaM 2023 vai decorrer nos monumentos afetos à DRCAlg - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e nas Ruínas Romanas de Milreu - até ao dia 3 de dezembro.

A programação do DiVaM 2023 vai estar disponível na página da DRCAlg, a partir de dia 27 de maio.

 

24.05.2023 | par martalanca | arte circense, cinema, monumentos, música, oficinas, Performances, Sagres

Cineasta americano Matthew C. Wilson dá masterclass na Escola das Artes

O artista, cineasta e investigador americano, Matthew C. Wilson, é o orador de uma Masterclass que irá abordar os processos de trabalho de construção dos seus filmes e obras visuais, que se colocam na fronteira entre a sala de cinema e a instalação de imagens em movimento. A sessão, de entrada livre, decorre a 22 de maio, às 18h30, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, explica “Matthew C. Wilson é o artista residente em 2023 e esta Masterclass é uma oportunidade única para os nossos estudantes, docentes e antigos alunos, conhecerem o seu percurso e trabalho extraordinários que procuram investigar os processos de transformação provocados pela crise climática, em sintonia com futuros especulativos.” A residência artística enquadra-se no programa In Residence, da Câmara Municipal do Porto.

Nos vídeos, esculturas e instalações de Matthew C. Wilson, os espectadores encontram uma variedade de agentes – materiais mercuriais, locais, não-humanos, personagens e entidades intersubjetivas – que estão emaranhados em processos naturais e forças históricas em constante mudança.

O seu trabalho em filme/vídeo foi exibido no Vdrome.org, bem como no IFFR - Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, Eye Filmmuseum em Amsterdão, Círculo de Bellas Artes em Madrid, Parque Lage no Rio de Janeiro, entre outros. Recentemente, realizou exposições em diversas cidades internacionais, incluindo Roterdão, Maastricht, Zagreb, Liverpool e Nova Iorque.

Matthew C. Wilson possui um Mestrado em Artes Visuais pela Columbia University. Participou no Whitney Independent Study Program e em inúmeras residências, incluindo a Jan van Eyck Academie, Skowhegan, CSAV - Artists’ Research Laboratory na Fondazione Antonio Ratti, Tabakalera Artistic Research Residency, Terra Foundation Summer Residency.

A Masterclass de Matthew C. Wilson realiza-se a 22 de maio, às 18h30, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A entrada gratuita.

Mais informação AQUI!

22.05.2023 | par mariadias | católica, cinema, masterclass, Matthew C. Wilson, porto

Call for papers revista FotoCinema. Revista Científica de Cine y Fotografía

A revista FOTOCINEMA. Revista Científica de Cine y Fotografía da Universidade de Málaga vai aceitar propostas de artigos para o número temático especial “O GÉNERO ATRÁS DAS CÂMARAS. MULHERES FOTÓGRAFAS EUROPEIAS”.  

 É uma revista de Arte e Comunicação Audiovisual que se ocupa do estudo, da análise, do conhecimento, da história e da reflexão sobre o cinema e a fotografia, integrando-se nas correntes interdisciplinares actuais. Dentro da diversidade de configurações que tanto o cinema como a fotografia adquiriram neste início de século, FOTOCINEMA aborda tanto as novas tendências como as origens dentro de uma reflexão teórica e metodológica.

 É regida pelo sistema de revisão «double-blind peer-review» e classificada pela Scimago como Q1 em Artes Visuais e História.

 Admitem-se trabalhos noutros idiomas, especialmente em inglês e francês. Os artigos escritos numa língua diferente do castelhano, incluirão um resumo neste idioma de 500 a 1000 palavras.

 Prazo de recepção de artigos entre 1 e 30 de Setembro de 2024. Fecho da publicação em Janeiro de 2025.

22.05.2023 | par mariadias | artigos, cinema, fotocinema, fotografia, mulheres, proposta, revista

Novos Encontros do Cinema Português

FÓRUM DE DISCUSSÃO : Novos Encontros do Cinema Português

Ter e qua, 06 e 07 junho,

Batalha Centro de Cinema

O Batalha Centro de Cinema, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Clube Português de Cinematografia–Cineclube do Porto convidam para o fórum de discussão Novos Encontros do Cinema Português. Dividido em dois dias, o programa inclui quatro painéis de debate liderados por investigadores convidados — Educação (Carlos Natálio), Produção (Mariana Liz), Crítica (José Bértolo) e Distribuição e Exibição (Paulo Cunha) — com a participação de representantes do setor, incluindo associações, produtoras, festivais e distribuidoras de cinema, docentes universitários e jornalistas. Solicitamos a confirmação de presença até 30 de maio, terça-feira, através do preenchimento do formulário de inscrição AQUI!

16.05.2023 | par mariadias | cinema, cinema português, forúm de discussão

Encerramento da retrospetiva dedicada a Luísa Homem

O Batalha Centro de Cinema convida para o encerramento da retrospetiva dedicada a Luísa Homem, a 12 de maio, sexta-feira, às 21:15, com a antestreia dos filmes ANIM, de Luísa Homem, e Atlas de um Cinema Amador: Cartografia do Descartado, de Inês Sapeta Dias e Luísa Homem.
A sessão será seguida de uma conversa com Inês Sapeta Dias, Luísa Homem e Teresa Castro (moderação) — em português, com Língua Gestual Portuguesa.

03.05.2023 | par mariadias | cinema, lingua gestual portuguesa, Luísa Homem

AMPLA - MOSTRA DE CINEMA Os melhores filmes dos melhores festivais nacionais

Nesta 2ª edição, a AMPLA regressa à Culturgest com uma seleção de filmes premiados em 2022 nos principais festivais nacionais, entre os quais Curtas Vila do Conde, IndieLisboa, MOTELX e MONSTRA. É uma oportunidade única para ver o melhor cinema português e mundial, entre curtas e longas-metragens, desde documentários a filmes de terror, sem esquecer as sessões dirigidas ao público mais novo. Este ano a AMPLA abre também a sua programação às escolas.
Para ser o mais inclusiva possível, todos os filmes são exibidos com legendas descritivas, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição, convidando também as pessoas com necessidades específicas a desfrutarem das sessões. Estão também contempladas algumas sessões descontraídas que decorrem num ambiente mais relaxado.

Mais infos aqui.

28.02.2023 | par martalanca | cinema, mostra

Exibição do filme "Terra Sonâmbula" com participação online de Mia Couto

A coordenadora Jessica Falconi  e os curadores e realizadores Isabel Noronha e Camilo de Sousa convidam a tod@s para a sessão de fevereiro do  Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco” que terá lugar no dia 25 de fevereiro de 2023, pelas 10h, no Auditório 2 do ISEG.

Esta sessão contará com a projeção do filme “Terra Sonâmbula” (Teresa Prata, 2007, Ficção, 96 min, português).  Seguir-se-á o debate com o escritor Mia Couto (participação online), o cineasta Camilo de Sousa e o poeta e jornalista Luís Carlos Patraquim

A entrada será gratuita mas é recomendado um registo prévio.

 

 

20.02.2023 | par mariadias | CAMILO SOUSA, cinema, Cinema e Descolonização: Moçambique em foco, luís carlos patraquim, Mia Couto, terra sonâmbula

FESTin: 13ª edição decorre de 9 a 14 de dezembro com filmes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Angola

Os filmes deste ano apresentam temas sensíveis, como a migração, a violência contra a mulher e a ascensão das milícias. Mas também há espaço para a celebração da música e da literatura. As premiações serão anunciadas no dia 15 nas redes e site do FESTin.

Na disputa de longa de ficção, além de “Vermelho Monet”, os selecionados são: “Já Nada Sei” (Portugal, 2022, realização Luís Diogo), “Ludvania” (Angola, 2022, João Afonso Pedro), “O Segundo Homem” (Brasil, 2022, Thiago Luciano), “Ursa” (Brasil, 2021, William de Oliveira) e “Sol” (Brasil, 2021, Lô Politi). 

Entre os documentários, “Através de Seus Olhos” compete com outras três produções brasileiras e uma portuguesa: “Os Ossos da Saudade” (Brasil, 2021, realização de Marcos Pimentel), “No Canto Rosa” (Portugal, 2022, Claudia Rita Oliveira), “O Voo da Borboleta Amarela - Rubem Braga, o Cronista do Brasil” (Brasil, 2022, Jorge Oliveira) e “Belchior - Apenas um Coração Selvagem” (Brasil, 2022, Natália Dias e Camilo Cavalcanti).

Na disputa de curta-metragens, os portugueses são maioria com cinco filmes: “Boca Cava Terra” (2022, realização Luís Campos), “Dessa Água Não Beberei” (2021, Pedro Caldeira e Paulo Graça), “Eddy” (2022, João Brás), “Nada nas Mãos” (2021, Paolo Marinou-Blanco) e “Tchau Tchau” (2021, Cristèle Alves Meira). Angola tem dois representantes: “Elo” (2022, Edgar Claudio) e “Um Sopro no Quintal” (2021, Gretel Marin). O Brasil participa com “Sobre Elas” (2022, Bruna Arcangelo) e São Tomé e Príncipe tem “Cereais” (2022, Filipe Anjos e Henrique Sungo).

Os júris conferem aos vencedores o Prémio Pessoa, além de menções honrosas nas categorias: Melhor Longa-Metragem (Ficção), Melhor Realizador (Ficção), Melhor Ator (Ficção), Melhor Actriz (Ficção), Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem. Compõem o júri de longas de ficção Cléo Matuto (Angola), Paula Guedes (Portugal) e Thaís Campos (Brasil). Entre os curtas os jurados são Miguel Pessoa (Portugal), Regina Nadaes Marques (Brasil/Itália) e Silvia Milonga (Angola). Nos documentários o júri é composto por Mário Máximo (Portugal), João Mical (Portugal) e Maria Alice Medina (Brasil).

Mostra Cinema Brasileiro

A tradicional Mostra Cinema Brasileiro, que decorre desde o primeiro ano do FESTin, tem pela primeira vez a curadoria do ator e gestor cultural Antonio Grassi. “O Melhor Lugar do Mundo é Agora” (2021, realização Caco Ciocler), “O Debate” (2022, Caio Blat), “A Primeira Perda da Minha Vida” (2021, Inês Peixoto), “Muros da Vida” (2021, Zoran Djordjevic), “Nunca Estarei Lá” (2022, Rodrigo Campos) e “Você Me Toca” (2022, Rafael Castro Lopes) são os filmes seleccionados. As curtas serão exibidas numa sessão especial no dia 9 de dezembro, no Espaço Talante.

Dia 11 dezembro, domingo

15h - Sala 3 – O Segundo Homem (BR), de Thiago Luciano, 2022, 111 min., Ficção - Drama, M12 | Antestreia Europa | Leg. EN . Cinema São Jorge

17h30 - Sala 3 – Belchior - Apenas um Coração Selvagem (BR), de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, 2022, 90 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal |. Cinema São Jorge 

18h - Sala 2 – Conexões FESTin - Lançamento livro “A História da Eternidade”, com exibição de trechos inéditos da longa de Camilo Cavalcante (BR), 60 min.Cinema São Jorge

19h30 - Sala 3 – Sol (BR), de Lô Politi, 2021, 100 min., Ficção - Drama, M12 | Antestreia Europa | Leg. EN. Cinema São Jorge

21h - Sala Manoel de Oliveira – Vermelho Monet (BR), de Halder Gomes, 2022, 145 min., Ficção - Drama, M12 | Antestreia Internacional | Leg. EN. Cinema São Jorge

21h40 | Sala 3 – O Debate (BR), de Caio Blat, 2022, 76 min., Ficção - Drama, M12 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Cinema São Jorge

Vermelho Monet, de Halder Gomes, 2022Vermelho Monet, de Halder Gomes, 2022

Dia 12 dezembro, segunda-feira

10h30 - Sala Átrio –  Sessão FESTinha - Bola da Vez (BR), Sobre Amizade e Bicicletas (BR), Amoreiras (PT), Curta Diferenças (BR), Yasmin (BR), 63 min. Museu das Comunicações

15h - Através dos Seus Olhos (BR), de Sonia Guggisberg, 2021, 96 min., Documentário, M6 | Leg. EN. Auditório Camões. 

17h - No Canto Rosa (PT), de Cláudia Rita Oliveira, 2022, 80 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Auditório Camões. 

18h - Sou Moderno, Sou Índio (BR), de Carlos Eduardo Magalhães, 2021, 106 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Casa Comum - Universidade do Porto. 

19h - Sala Auditório – Ursa (BR), de William de Oliveira, 2021, 70 min., Ficção - Drama, M12 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Museu das Comunicações. 

21h - Sala Auditório – Ludvania (AO), de João Afonso Pedro, 2022, 95 min., Ficção - Drama, M12 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Museu das Comunicações

 

Dia 13 dezembro, terça-feira

10h30 - Sala Átrio –  Sessão FESTinha - Bola da Vez (BR), Sobre Amizade e Bicicletas (BR), Amoreiras (PT), Curta Diferenças (BR), Yasmin (BR), 63 min. Museu das Comunicações

16h30 - Sala Auditório – O Voo da Borboleta Amarela - Rubem Braga, o Cronista do Brasil (BR), de Jorge Oliveira, 2022, 78 min., Docuficção, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Museu das Comunicações

18h - Sala Átrio – Conexões FESTin - Exibição do doc Olha pra Elas, seguida de debate, 120 min. Museu das Comunicações

18h - Eu Nativo (BR), de Ulisses Rocha, 2022, 71 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal |  Leg. EN.  Casa Comum - Universidade do Porto. 

18h30 - Sala Auditório – Os Ossos da Saudade (BR), de Marcos Pimentel, 2021, 107 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Museu das Comunicações

21h - Sala Auditório – O Melhor Lugar do Mundo é Agora (BR), de Caco Ciocler, 2021, 72 min., Documentário, M12 | Antestreia Portugal | Leg. EN. Museu das Comunicações

 

Dia 14 dezembro, quarta-feira

10h30 - Sala Átrio –  Sessão FESTinha - Bola da Vez (BR), Sobre Amizade e Bicicletas (BR), Amoreiras (PT), Curta Diferenças (BR), Yasmin (BR), 63 min. Museu das Comunicações

16h - Sala Auditório – Sessão Competitiva de Curtas 2 - Sobre Elas (BR), Dessa Água Não Beberei (PT), Um Sopro no Quintal (AO), 55 min. Museu das Comunicações

17h - Sala Átrio – Conexões FESTin - Exibição da curta A Independência é a Nossa Língua (PT, BR), obra coletiva, 2022, 8 min, Animação + Debate ”A herança portuguesa no cotidiano da vida brasileira 200 anos depois da independência: costumes e gastronomia”, 60 min. Seguido de brinde de encerramento. Museu das Comunicações. 

18h - Mata (BR), de Ingrid Fadnes e Fabio Nascimento, 2020, 80 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Sem Leg. Casa Comum - Universidade do Porto. 

 

Dia 15 dezembro, quinta-feira

19h - Publicação, nas redes e site do FESTin, da lista de filmes premiados.

11.12.2022 | par martalanca | cinema, Festin festival

A propósito da exposição "Resistência visual generalizada"

A Cinemateca associa-se à exposição Resistência Visual Generalizada – Livros de Fotografia e Movimentos de Libertação: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo-Verde, Anos 1960-80 com curadoria de Catarina Boieiro e Raquel Schefer - a qual pode ser visitada até ao dia 27 de novembro no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional -, com a exibição de uma obra só muito raramente vista em Portugal (e nunca na versão longa agora apresentada) sobre a independência de Moçambique: 25 de Celso Luccas e José Celso.


25/11/2022, 18H30 | SALA M. FÉLIX RIBEIRO

25 de Celso Luccas, José Celso Moçambique, 1977 - 140 min | M/16, sessão apresentada por Raquel Scheffer e Catarina Boieiro.

Realizado pelos realizadores brasileiros Celso Luccas e José Celso, 25 fez parte de uma iniciativa do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique para consolidar uma imagem nacional do país após a sua independência. Este documentário parte das comemorações da libertação na noite de 25 de Junho de 1975 para construir um pensamento sobre os conflituosos processos de libertação, através de uma exploração que percorre toda a história da resistência do povo moçambicano ao longo das diversas fases de colonização, massacres e guerras contra o exército português. Primeira apresentação na Cinemateca.

23.11.2022 | par martalanca | 25, cinema, Resistência Visual

Ciclo de cinema negro no LEFFEST

L.A. REBELLION

From the myriad of cinematic movements of the 20th century, the L.A. Rebellion - also known as Los Angeles School of Black Filmmakers - is certainly one of the most revolutionary currents. Between the 60s and 80s, a generation of filmmakers, associated with UCLA - University of California, created a new Black Cinema, independent from the stereotypical Hollywood conventions and attentive to the real african-american lived experiences. At the time of the Civil Rights movement in the USA, these filmmakers’ contributions challenged the white hegemony in the cinema industry, while expanding the aesthetic and social reach of cinema to circumstances overlooked until that time.

In the most comprehensive European retrospective of the movement to date, LEFFEST celebrates the irreverent qualities of the L.A. Rebellion’s filmography. Directors such as Charles Burnett, Billy Woodberry, Ben Caldwell, Julie Dash and Haile Gerima - special guests of this year’s festival - compose a landscape of dozens of filmmakers, with scenes as remarkable as the painfully stilted dance of a married couple in Burnett’s Killer of Sheep (1978), the visionary intergenerational tour-de-force in Dash’s Daughters of the Dust (1991) and the mythical singular-cut confluence of past and present in Gerima’s Sankofa (1993).

Featuring screenings by fourteen distinct L.A. Rebellion directors, unprecedented in Portugal, LEFFEST 2022 will hold further debates with the invited filmmakers and a retrospective-exhibition about this movement’s generation. With the artistic perspective and work by the emblematic Ben Caldwell, the exhibition’s vernissage will be held on the 13th of November, at MU.SA in Sintra.

Full program here.

28.10.2022 | par Alícia Gaspar | Ben Caldwell, billy woodberry, Charles Burnett, ciclo de cinema negro, cinema, Hale Gerima, Julie Dash, leffest

Ciclo de Cinema e Descolonização

28.10.2022 | par Alícia Gaspar | cinema, Descolonização, iseg, Moçambique, pós-colonialismo

Cine Debate: "Desconstruir a história, recuperar memórias"

23 DE OUTUBRO DE 2022 - 15H00
Auditório do Museu do Aljube

Fotografia de Carla Osório. Performance por Maré de Matos.Fotografia de Carla Osório. Performance por Maré de Matos.

A artista visual afro-brasileira Carla Osório documentou artistas, ativistas, escritores (as) e pesquisadores (as) africanos (as), bem como afrodescendentes portugueses (as), durante um ano, em Lisboa.

Desconstruir a história, recuperar memórias apresenta duas obras audiovisuais que abordam as questões socioculturais do racismo e da xenofobia, bem como as consequências da colonização portuguesa em países africanos, como Angola.
Com uma visão do mundo afro-centrada, a obra de Carla Osório toca, de forma direta e contundente, em pontos que, na sua opinião, precisam de ser amplamente debatidos, na sociedade portuguesa.

Artista visual convidada: Carla Osório- fotógrafa, documentarista e realizadora.

Intervenientes:

Rosa Melo, Antropóloga Angolana.

Alice Santos, Ativista Santomense.

Raquel Carrilho, Artista Visual e Editora Portuguesa.

Mediação:

Rita Cássia Silva - Antropóloga, Artista Multidisciplinar e Ativista Brasileira e Portuguesa. 

Sinopse dos filmes:

Corações Valentes na Diáspora 

(6min10) legendado em inglês

Uma pequena cartografia de cidade de Lisboa e dos corpos negros em trânsito na contemporaneidade.

Missão Sudoeste de Angola:

AFINAL, QUEM NOS DEFINE? 

(23min) legendado em inglês

A protagonista do filme, a antropóloga Rosa Melo, descendente dos Handa, grupo étnico do sudoeste de Angola, comenta o álbum fotográfico Missão do Real Padroado da Huilla sob um ponto de vista decolonial. Com mais de 40 imagens raras, o álbum foi produzido pela missão católica espiritana na região da Huila, durante o período colonial português.

Informações aqui.

17.10.2022 | par Alícia Gaspar | alice santos, Brasil, carla osório, cine debate, cinema, museu do aljube, raquel carrilho, Resistência, risa melo, rita cássia silva

Arquiteturas Film Festival anuncia os filmes vencedores deste ano

Já são conhecidos os vencedores da secção de competição. No próximo ano, o festival decorrerá no Batalha Centro de Cinema, entre outros espaços da cidade.

©Ivo Tavares Studio©Ivo Tavares Studio

De 27 de Setembro a 1 de Outubro, o Arquiteturas Film Festival decorreu pela primeira vez no Porto, e reafirmou-se como uma relevante plataforma para a disseminação da cultura arquitetónica. Celebrou práticas espaciais que abordam a ideia de “abrandamento” na arquitetura contemporânea. O festival, organizado pelo INSTITUTO, decorreu em vários espaços da cidade, como a Casa Comum, a FAUP, a Fundação Marques da Silva, o INSTITUTO e o Cinema Passos Manuel, sob quatro eixos: Programa Oficial, Programa da Instituição Convidada, Programa Experimental e Programa de Competição. 

Para além da apresentação de filmes, o festival potenciou conversas, masterclasses e uma exposição, que possibilitaram debates mais aprofundados sobre as temáticas e as pesquisas inerentes à produção dos filmes. Pela primeira vez, o festival contou com uma Instituição convidada, o Centre for Documentary Architecture, que apresentou um ciclo de filmes, debates e uma exposição na Fundação Marques da Silva, patente até ao dia 22 de outubro.  

Já são conhecidos os vencedores da secção de Competição do festival, em cinco categorias: a nova categoria Consciência Social, bem como Documentário, Experimental, Ficção, Talento Emergente e Prémio do Público. 

Entre os filmes premiados, destacam-se duas produções portuguesas: “Luz de Presença” (Ficção), de Diogo Costa Amarante, com uma protagonista da vida noturna da cidade do Porto, e “Lugares de Ausência” (Talento Emergente), de Melanie Pereira, um filme biográfico sobre a questão da emigração entre Portugal e Luxemburgo. De destacar também a nova categoria de prémio de Consciência Social, que premiou o filme “Neighbors in my backyard”, que apresenta um dispositivo de segregação entre dois bairros da cidade de Montreal, no Canadá, construído em 1960 e ainda presente nos dias de hoje. O público do festival votou como melhor filme “What Shall We Do With These Buildings?”, de Jonathan Ben-Shaul, filmado em Kharkiv pouco tempo antes do conflito que viria a marcar a vida e a paisagem urbana da Ucrânia. Desde que o filme foi filmado, a cidade foi bombardeada, tornando-se este um retrato de uma Ucrânia esperançosa em lidar com os seus conflitos latentes. O ator-bailarino do filme, Igor Klyuchnik, é um dos fundadores do grupo de voluntários Evacuate Kharkiv, que já evacuou da cidade mais de 5000 civis. 

O Arquiteturas Film Festival destaca assim filmes que abordam questões de justiça e igualdade social e espacial. Afirma-se, assim, como plataforma para promover causas relevantes que afetam as cidades, o ambiente construído, e a sociedade atual.

©Ivo Tavares Studio©Ivo Tavares Studio

©Renato Cruz Santos©Renato Cruz Santos©Ivo Tavares Studio©Ivo Tavares Studio

Eis os filmes galardoados:

Categoria Consciência Social — “Neighbors in my backyard”

Realizador: Eli Jean Tahchi

País: Canada

 

Categoria Ficção — “Luz de Presença” 

Realizador: Diogo Costa Amarante

País: Portugal 

 

Categoria Novo Talento — “Lugares de Ausência” 

Realizador: Melanie Pereira

País: Portugal

 

Categoria Documental — “Concrete Forms of Resistance”

Realizador: Nick Jordan

País: United Kingdom / Lebanon

 

Categoria Experimental —Terrain Vague

Director: Edward Kihn

País: United States

 

Prémio do Público —  What Shall We Do With These Buildings?

Realizador: Jonathan Ben-Shaul

País: Ucrânia

 

Menção Honrosa — Per voi oggi la luce del sole non splenderà

Realizador: Andrea Bordoli

País: Switzerland

No próximo ano, o festival decorrerá mais cedo e em co-produção entre o INSTITUTO e o renovado Batalha Centro de Cinema, sob um tema a anunciar em breve, envolvendo novamente uma rede de espaços da cidade. As datas já estão definidas: 27 de junho a 1 de julho de 2023.

©Renato Cruz Santos©Renato Cruz Santos

04.10.2022 | par Alícia Gaspar | arquitecturas film festival, batalha centro de cinema, cinema, documentários, filmes vencedores, instituto, Paulo Moreira, slow down