IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola, Hangar I LISBOA

GERAÇÃO 80GERAÇÃO 80

A Mostra de Cinema OLHARES SOBRE ANGOLA regressa nos dias 25 e 26 de Outubro de 2017 para a sua IV edição. Depois do sucesso das últimas edições, com várias sessões esgotadas, Olhares Sobre Angola volta desta vez para um dos mais interessantes espaços culturais da cidade de Lisboa, o HANGAR – Centro de Investigação Artística. Com uma programação integralmente dedicada ao trabalho da produtora angolana GERAÇÃO 80, a edição da mostra deste ano permitirá ao público português conhecer novos trabalhos e autores deste país.

No dia 25 de Outubro, às 19h, iniciamos com uma sessão especial de homenagem à produtora, intitulada “A Nossa Geração”, que é uma selecção das melhores produções várias da Geração 80: videoclipes, vídeos experimentais e até making off’s, realizadas pela produtora nos últimos anos em Angola.

Na sessão das 21h de dia 25 de Outubro, exibimos o seu trabalho mais emblemático, o documentário Independência, do realizador Fradique (Mário Bastos), de 2015. Documentário que parte de memórias da situação colonial em Angola, revelando os passos iniciais da luta de libertação percorrendo alguns dos seus principais cenários. Além de Kamy Lara, estará para conversa com o público no final da sessão o sociólogo Manuel Dias dos Santos.

26 de Outubro, às 19h, uma sessão de curtas metragens seleccionada pela equipa da GERAÇÃO 80. Desde a primeira curta multipremiada Alambamento de Mário Bastos, até a novas propostas de Ery Claver e do premiado fotógrafo Kiluanji Kia Henda.

Às 21h de 26 de Outubro, terá lugar uma sessão aberta a debate com o novo documentário de Rui Sérgio Afonso “Do Outro Lado do Mundo”. Projecto vencedor do Concurso Nacional do programa DOCTV CPLP em Angola, é um documentário que fala das relações humanas contemporâneas derivadas do intercâmbio entre Angola e a China.

Durante os 2 dias de apresentação da mostra, contaremos nas sessões com a presença de Kamy Lara, realizadora e directora de fotografia da Geração 80, para conversar com o público. sessões gratuitas.

Keep reading "IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola, Hangar I LISBOA"

19.10.2017 | by martalanca | cinema angolano, geração 80

Luanda City Beats, DEMON

O video-clip da música “Luanda City Beats’” do DJ Francês DEMON. 

Produção: Geração 80; Realização: Hugo Salvaterra; Montagem: Zeno Monyak

19.11.2013 | by franciscabagulho | geração 80, Luanda, musica electrónica

A Geração 80 apresenta Kubiko unplugged - Aline Frazão

Um look intimista a músicos angolanos, aonde nos apresentam alguns dos seus êxitos num formato acústico e dão-nos a conhecer o seu mundo peculiar dentro de um Kubiko.

O segundo episódio da web series, KUBIKO UNPLUGGED, tem como convidada ALINE FRAZÃO. Uma artista que acabou de lançar o seu primeiro disco, CLAVE BANTU, que já deixou marca em alguns palcos internacionais pela sonoridade única que criou inspirada nas suas viagens e origens.

A EQUIPA:

Jorge Cohen
PRODUÇÃO EXECUTIVA

Mário Bastos
REALIZAÇÃO

Sérgio Afonso
DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA

Tchiloia Lara
DIRECTORA DE PRODUÇÃO

Hugo Salvaterra
ASSISTENTE DE REALIZAÇÃO

Daniela Lima
DIRECÇÃO DE ARTE

Oswald Juliana 
SOM

Zeno Monyak
MONTAGEM

08.05.2012 | by joanapereira | Aline Frazão, angola, geração 80

Luanda 24/7

Pelos os olhos de um pequeno habitante de Luanda vemos essa cidade que desafia a gravidade subindo a passo lento como um castelo de cartas. Eles brincam, jogam batotando os kaluandas com uma ilusão de construção que não termina. Mas que ás de copas pode impedir a ventania?

12.04.2012 | by martalanca | geração 80, Luanda

Olha o Boneco de Titica. video Geração 80, LUANDA

A noiva Titica em conjunto com a sua Madrinha de casamento Ary e respectivas Damas de Honor passam um momento auspicioso à procura da festa de casamento ideal em Luanda.

Produzido e Realizado por: Teddy Goitom/Benjamin Taft e Hugo Salvaterra

A STOCKTOWN and GERAÇÃO 80 production. 

 

29.02.2012 | by franciscabagulho | geração 80, kuduro, Luanda, totica

GERAÇÃO 80 apresenta o filme Mussulo Radical 2011

Esta viagem vai levar-vos para a ilha do Mussulo e dar-vos a conhecer o grande evento do MUSSULO RADICAL 2011.  

Visitem também o canal do Mussulo Radical no VIMEO e vejam alguns dos teasers.

 

06.02.2012 | by joanapires | filme, geração 80, mussulo radical 2011

GERAÇÃO 80 apresenta o videoclip de "Chasin' ", de Filipe Narciso

O 1º videoclip produzido pela GERAÇÃO 80 em 2012 já foi divulgado. A música chama-se CHASIN’ e o autor é Filipe Narciso, produtor e DJ angolano, conhecido internacionalmente no mundo da música house.

 

Chasin’:

Para saber mais informações sobre Filipe Narciso clique aqui.

17.01.2012 | by joanapires | dj, filipe narciso, geração 80, videoclip

KUBIKO UNPLUGGED, da Geração 80

Aqui está mais um projecto da GERAÇÃO 80 que começa a dar os seus primeiros passos. 

Um look intimista a músicos angolanos, que nos apresentam alguns dos seus êxitos num formato acústico, dão-nos a conhecer o seu mundo peculiar dentro de um Kubico.

VISITEM O CANAL DO KUBIKO UNPLUGGED NO VIMEO E VEJAM O PRIMEIRO EPISÓDIO.

Episódio #1 KUBIKO UNPLUGGED - JACK NKANGA

O primeiro episódio da web series, KUBIKO UNPLUGGED, tem como convidado JACK NKANGA. Um artista que está atrás do seu primeiro album e já começa a ser reconhecido pela sua irreverência em misturar estilos músicais como neo soul, afro-beat, funk e rock.

12.01.2012 | by martalanca | geração 80

Triângulo - Geração 80

A Geração 80 está neste momento a preparar mais um projecto inovador e gostaria de contar com a tua ajuda para encontrar possíveis candidatos para o triângulo que estamos a montar em conjunto com Portugal (Vende-se Filmes e Buala) e Brasil (Primo Filmes e Colectivo tás Ver?). 

Triângulo é um documentário (75′) sobre a nova imigração que, nos últimos anos, tem vindo a se estabelecer entre as cidades de Lisboa, Rio de Janeiro e Luanda. Trata-se de uma coprodução entre Angola, Portugal e Brasil composta por três histórias de meia hora cada assinadas por um jovem realizador de cada país.

As três cidades serão apresentadas ao espectador a partir de um (ou mais) imigrantes: um angolano no Rio, um brasileiro em Lisboa, uma portuguesa em Luanda. O  espectador percorre cada uma das cidades por meio de histórias de imigrantes. Fixando-se no país estrangeiro, estas pessoas defrontam-se com preconceitos, burocracias e mal-entendidos. Descobrem o outro lado de mitos como o sonho europeu, o novo eldorado africano ou um Brasil só de festa e samba. Descobrem também novas identidades, reconhecem traços culturais e fortalecem cumplicidades. Triângulo vai abordar o estado da relação amorosa entre Portugal – Angola – Brasil, que comunicam na mesma língua mas nem sempre se entendem. 

COMO PODES AJUDAR ESTE PROJECTO?
Para a parte Angolana, a produtora Geração 80 resolveu explorar o universo feminino da recém emigrante portuguesa em Luanda, queremos tirá-la da rota típica do expatriado e descobrirmos em conjunto a Luanda do outro lado de lá, mesmo ali ao lado.
Se conheces ou és uma emigrante portuguesa ( entre os 20 e 40 anos) recém chegada a Luanda (nem que seja há um ano ou alguém que venha a Luanda de x em x tempos em trabalhos de consultoria) e estás interessada em partilhar a tua experiência / pontos de vistas, contacta-nos! Mesmo que não estejas interessada em partilhar a tua experiência em frente a câmara, escreve e manda para nós pois também vai ajudar nos muito no nosso trabalho de pesquisa.
Mário Bastos (Realizador): mbastos@geracao-80.com / +244 923 34 44 09Jorge Cohen (Produtor): jcohen@geracao-80.com / +244 923 33 09 55

11.08.2011 | by martalanca | geração 80