Conexão Lusófona em debate

14.11.2011 | by joanapires | comunidades, debate, lusofonia

Olha Lá

… Luso-Folia no Porto

Com o nome Olha lá, o coletivo de artistas 10pt – Criação Lusófona fez do Porto a sua casa para levar a cabo um projecto cultural que procura mostrar o Centro Histórico do Porto (CHP), a integração dos lusófonos na cidade e perspectivar a relação entre a lusofonia e a cidade. Este é um projeto multidisciplinar que inclui Teatro, Fotografia e Conversas, e está inserido na iniciativa Manobras no Porto.

A Exposição Fotográfica, visível nas ruas do Porto durante o mês de Setembro, retrata a diversidade humana das culturas que se cruzam no dia-a-dia da cidade. Esta exposição fotográfica de retratos gigantes conta com 50 retratos de moradores do CHP e de membros das comunidades Lusófonas na Diáspora, elaborados pela fotógrafa Susana Neves, impressos no formato de 1,20x1,75 cm. Com esta exposição de rua Olha lá pretende chamar a atenção de quem passa e desafiá-los a um novo olhar. E quanto aos transeuntes, imagine-se sua surpresa, a cada esquina, a olharem e serem olhados.

Susana Neves é fotógrafa e tem centrado a sua atividade na fotografia de cena de espectáculos de teatro, música e performance, nomeadamente com  o FITEI, o FIMP, o TNSJ, o Teatro de Marionetas, o Drumming – grupo de percussão, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Câmara Municipal do Porto, entre outros. Tem apresentado exposições individuais e participado em mostras colectivas em Portugal e Espanha.

A 10pt - Criação Lusófona é uma plataforma criadora que produz projetos de intervenção cultural que desenvolvam novos campos de ação, estimulem o pensamento crítico e criativo, e a capacidade transformadora dos cidadãos. Os projetos da 10pt já foram apoiados a nível nacional pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Camões, e a nível internacional pelas autarquias de São Vicente e da Cidade Velha, pela Universidade de Londres, pela UE, entre outros.

Parceiros Associados ao Projecto

Fundação Calouste Gulbenkian, Casa Museu Guerra Junqueiro, Fnac, TNSJ, Centro de Estudos Africanos da UP, Instituto de Sociologia da UP, Associação Tane Timor, IPJ , JF do Bonfim, Museu da Pessoa, Porto Digital, Universidade Lusófona do Porto, Creative Visions Foundation (USA)

 

 Contato: Miguel Pinheiro

963 734 434  olhala@10pt.org

16.09.2011 | by joanapires | comunidades, diversidade cultural, exposição