Ciclo de Cinema LIBERTAR a MEMÓRIA, Luca Argel

O Cineclube de Faro e Luísa Baptista têm o prazer de o/a convidar para assistir à próxima sessão do Ciclo de Cinema LIBERTAR a MEMÓRIA, do programa DiVaM – Dinamização  e Valorização dos Monumentos - com o tema  “Patrimónios (des)confortáveis”, que terá lugar no dia 22 de Julho pelas 17h30 no Auditório da Fortaleza de Sagres

Agradecemos a confirmação da sua presença, por questões de lotação da sala para: ccf@cineclubefaro.pt

PROGRAMA:

22 de JULHO // SÁBADO - 17:30 // Curadoria: LUCA ARGEL

BABÁS (2010) - Brasil, DOC, 20min

Consuelo Lins

A curta “Babás”, de Consuelo Lins, começa com uma fotografia do século XIX de uma “mãe negra” e um menino branco nela apoiado. 

Este documentário mistura elementos autobiográficos a uma reflexão sobre a presença das babás (amas) no quotidiano de inúmeras famílias brasileiras, tocando num tema raro na produção audiovisual contemporânea. Fotografias, filmes de família e anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência, evocando em alguns aspectos o nosso passado escravocrata.

+ 

QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) - Brasil, Drama, 1h47min

Anna Muylaert

Val é o tipo de empregada doméstica que leva o seu trabalho a sério. Ela veste um uniforme de empregada elegante enquanto serve canapés perfeitos; ela serve seus ricos patrões de São Paulo dia após dia enquanto cuida carinhosamente do filho adolescente deles, que ela criou desde a infância. Tudo e todos na elegante casa têm o seu lugar, até que um dia, a ambiciosa e inteligente filha de Val, Jéssica, chega da cidade natal de Val para fazer os exames de admissão à faculdade. A presença jovem e confiante de Jéssica perturba o equilíbrio de poder não dito, mas rigoroso, na casa; Val tem de decidir onde está a sua lealdade e o que está disposta a sacrificar.

LUCA ARGEL

(Rio de Janeiro, 1988), é licenciado em música pela UNIRIO e mestre em literatura pela Universidade do Porto. É vocalista e compositor dos grupos “Samba Sem Fronteiras”, “Orquestra Bamba Social” e “Ruído Vário”. Tem livros de poesia publicados no Brasil, em Espanha e em Portugal, um dos quais foi semifinalista do Prémio Oceanos 2017. Escreve rubricas de rádio e bandas sonoras para dança e cinema. Possui cinco álbuns lançados, os dois últimos “Samba de Guerrilha” e “Sabina” são resultados de uma pesquisa continuada sobre a história, política, e suas relações com a música popular. 

Em todas as sessões | CURADORIA LITERÁRIA: Marta Lança com BUALA.

Programação completa em anexo. Link para convidar amigos: https://fb.me/e/3vyFAY8xI

+ INFORMAÇÕES

Comunicação: Luísa Baptista - 966 803 707

E-mail: ccf@cineclubefaro.pt

Site: https://www.cineclubefaro.pt/libertar-a-memoria

Facebook: www.facebook.com/cineclubefaro

Instagram: www.instagram.com/cineclube_faro/

Youtube: www.youtube.com/@cineclubedefaro8605  

Libertar a Memória é um projeto promovido pelo Cineclube de Faro, com a coordenação e direção artística de Luísa Baptista, apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve / DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Conta com BUALA e a livraria A Internacional como parceiros e com apoio da Multicópias - Centro de Soluções Gráficas.

18.07.2023 | by martalanca | Cineclube de Faro, libertar a memória, luca argel, Sagres

LIBERTAR A MEMÓRIA, ciclo de Cinema, junho a setembro 2023

DESTAQUE - SESSÃO 22 DE JULHO, curadoria: LUCA ARGEL, SÁBADO - 17:30

Entrada livre com pré-reserva: ccf@cineclubefaro.pt

Seguir Evento 

Filmes: “Babás” (2010) - Brasil, DOC, 20min Consuelo Lins, seguido de

“Que horas ela volta?” (2015) - Brasil, Drama, 1h47min, Anna Muylaert

“Ainda não é difícil identificar, no Brasil de hoje, de 2023, muitos sinais inequívocos do legado da escravidão, e de como os seus efeitos ainda estão longe de terem sido superados. Sem dúvida a categoria profissional das empregadas domésticas é aquela em que se enxergam mais nitidamente a persistência desses efeitos.

Os dois filmes dão a medida de como as condições de trabalho desta categoria se mantiveram praticamente inalteradas, mesmo após a abolição. No curta documental Babás, os paralelos entre passado e presente são mapeados, e no longa de ficção “Que Horas Ela Volta?”, acompanha-se a vida de duas personagens que bem poderiam ser reais, e cujas vidas são profundamente marcadas por essa continuidade do passado-presente, e como é dura a tentativa de romper um ciclo de naturalização da exploração que se esticou por séculos a fio.

Mesmo dentro da mesma família, mesmo entre mãe e filha.”

Luca Argel sobre Libertar a Memória, Lisboa, 2023

O Cineclube de Faro traz este ano à Fortaleza de Sagres o ciclo de cinema Libertar a Memória, com coordenação artística de Luísa Baptista que decorre uma vez por mês, sempre aos sábados, pelas 17:30h durante os meses de Junho a Setembro, com entrada livre através de pré-reserva: ccf@cineclubefaro.pt

Através de escolhas de um grupo de curadores convidados vamos abordar o tema Patrimónios (des)confortáveis do DiVaM 2023, com os contributos de Gisela CasimiroLuca ArgelSuzano Costa e Kitty Furtado que em cada mês serão responsáveis pelo conteúdo a exibir. Temas como (des)colonização, escravatura, segregação social, lugares e identidades, formas de organização, dicotomias sociais e culturais, aqui numa pluralidade de perspectivas e visões alternadas de questões fragmentárias da sociedade, que à luz dos acontecimentos actuais, sugerem que talvez a História não esteja assim tão bem contada.

Haverá também uma curadoria literária da responsabilidade de Marta Lança e do projecto Buala - livros escolhidos para enquadrar, desafiar e abrir novos caminhos e que poderão ser adquiridos em cada sessão

11.07.2023 | by martalanca | Babás, libertar a memória, luca argel

O samba como guerrilha por Luca Argel ao vivo na Escola das Artes

No próximo dia 16 de março, às 18h30 e com entrada livre, o conhecido cantor, compositor e activista Luca Argel, vai estar na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto para a conferência-performance “Olha o dia de ontem chegando - Samba: guardião da memória”. Conhecido por integrar os grupos “Samba Sem Fronteiras” e “Orquestra Bamba Social”, Argel promete mostrar como no samba se conta a história de resistência e resiliência do povo brasileiro.


Luca Argel, que reside em Portugal há dez anos, é cantor e compositor. Faz parte de vários grupos musicais, entre os quais “Ruído Vário”, onde trabalhou com a cantora portuguesa Ana Deus, sobre poemas musicados de Fernando Pessoa. É licenciado em música pela UNIRIO e mestre em literatura pela Universidade do Porto. Tem cinco álbuns de estúdio, que resultam de uma incessante pesquisa sobre a história, a política, e as relações com a música popular brasileira. O seu álbum mais recente, “Sabina”, aborda os temas da tensão pós-abolição da escravatura, do racismo e da descolonização.

Luca Argel assinala ainda a sua presença na literatura, com livros de poesia publicados no Brasil, em Portugal e em Espanha. O livro “Uma pequena festa por uma eternidade” foi um dos semifinalistas do Prémio Oceanos em 2017. Além disso, assina rubricas de rádio e desenvolve bandas sonoras

Esta performance do brasileiro faz parte do Ciclo Internacional de Conferências, Exposições e Performances 2023 da Escola das Artes da Universidade Católica, que tem como título “Pisar Suavemente a Terra” que tem como inspiração o pensamento do filósofo e ativista Ailton Krenak. Trata-se não só de uma homenagem ao pensador, mas de um movimento subtil de admitir a urgência desses e outros ensinamentos, humanos e não humanos, como possibilidades de compreender e transformar nossa relação com a Terra.

O conferência-performance de Luca Argel com o título “Olha o dia de ontem chegando- Samba: guardião da memória”, terá lugar dia 16 de março, pelas 18h30, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. A entrada é gratuita.

13.03.2023 | by mariadias | arte, Brasil, escola de arte, luca argel, samba

Ciclo Mundos 2021 - 27 de Abril

LUCA ARGEL | Samba de Guerrilha


 Cantor e compositor brasileiro vem para Portugal em 2012. É mestre em Literatura pela Universidade do Porto. Divide o tempo entre os palcos e outros projectos, como trilhas sonoras para dança e cinema, programas de rádio e podcasts dedicados à música brasileira. Tem livros de poesia publicados no Brasil, Espanha e em Portugal. Um deles foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2017, considerado um dos prêmios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa. 

Samba de Guerrilha que vai apresentar pela primeira vez ao vivo no Teatro da Trindade é o seu quarto disco. Um álbum conceptual em que o músico radicado no Porto traça a história política do samba, lembrando os “protagonistas esquecidos” da luta contra a escravatura e a ditadura militar e onde presta homenagem aos intérpretes que tentaram fazer frente ao racismo estrutural do país.

 

20.04.2021 | by Alícia Gaspar | Brasil, ciclo mundos 2021, concerto, luca argel, Portugal, samba de guerrilha