"Úlcera, Útero", de Brassalano Graça

Lançamento de Úlcera, Úteroromance de Brassalano Graça.

Apresentação por Teresa Pina, Professora universitária (ISCTE ), Ex-Directora da Amnistia Internacional.pt, Ex-Jornalista Sic-Notícias.

Revisitação de – Ofertório de Pragas – (contos) idemIntervenção por Abílio Neto, apresentador RTP-África, comentador RDP-África.

23 de Janeiro, 17h (chegada) UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa,

Avenida da Índia, n.º 110 1300-300 Lisboa.

Brassalano Graça Português, natural de São Tomé, tendo-se licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1995 ( com especialização em Televisão e Cinema ), laborou seguidamente na Rádio Paris-Lisboa / Radio France Internationale durante oito ( 8 ) anos, onde para além de incumbências jornalísticas várias deteve um referencial programa de Jazz intitulado ‘Até Jazz’, e foi condutor da série de Entrevistas ‘Geração 2000’. Colaborou com reportagens para o jornal Público, e com crónicas para o jornal Diário de Notícias, a título cívico. Foi colaborador e curador da Culturgest. Efectuou um mestrado na FCSH e ocupou a função de Gestor de Informação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É um entusiasta de Fotografia e Teatro, Tradutor, tem publicados um livro de poemas intitulado Súbito, e um livro de contos intitulado Ofertório de Pragas. Tem também publicado o romance Úlcera, Útero. É Autor do programa de rádio «Paixões Privadas» ( marca ) - https://www.rtp.pt/programa/radio/p7267 , e fundador do projecto ‘Odo’ ( iniciativa cultural para o Sul).

info lançamento aqui.

05.01.2026 | by martalanca | Brassalano Graça, literatura

'Ofertório de Pragas - Contos'' de Brassalano Graça

É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do livro: ”Ofertório de Pragas - Contos” . Uma obra literária que desafia os limites da perceção e da realidade, onde o excesso, a intensidade e o inóspito se fundem em uma narrativa visceral. ‘Ofertório de Pragas - Contos”  chega às livrarias como um manifesto literário, uma obra que convoca os leitores a uma experiência sensorial profunda, transcendendo o convencional para mergulhar nas profundezas do real e do imaginário.

Neste conjunto de contos de extrema intensidade, a escrita é uma busca incessante pela essência da existência, marcada pela obsessão e pela destruição da realidade tal como a conhecemos. O autor constrói um universo de excessos e sobrecarga sensorial, inspirado no “free-jazz”, na pintura de Pollock e Bacon, e na busca pela libertação do ser através do desconstruir da realidade. Os textos são uma homenagem visceral a figuras e fenómenos reais, que não apenas decoram, mas gritam, invadem e reconfiguram a narrativa.

A fotografia, tal como a literatura, é utilizada como uma ferramenta de transcendência, um meio para congelar momentos e captar a verdadeira essência do mundo e do ser. Através da lente de uma câmara, o protagonista da obra mergulha em um transe entrópico, transformando-se e libertando-se da realidade através da captura de instantes que são ao mesmo tempo efémeros e infinitos. A câmara torna-se o veículo da sua própria combustão, a substância que alimenta e sublimiza a sua busca incessante.

Os contos presentes em  ”Ofertório de Pragas - Contos”  são marcados pela distorção e pela sombra. Cada palavra é um grito de expressão extrema, uma procura pela cura e pela libertação através da dor e da perda. Os textos transbordam de referências reais que não se limitam a ornamentar, mas a fortalecer a ficção, criando uma tensão única entre o mundo real e o imaginário.

Esta obra não é para os indiferentes. É para quem se atreve a confrontar os limites da percepção, para quem está disposto a enfrentar os abismos da memória e da existência. Como um ruído contra as convenções, ”Ofertório de Pragas - Contos”  propõe uma literatura que se desvia da normalidade, desafiando o leitor a ir além, a sentir mais e a pensar mais profundamente.

Se você está preparado para confrontar os excessos, a distorção e o caos,  ”Ofertório de Pragas - Contos”  é a obra que o desafiará a transcender os limites da literatura convencional e a explorar os territórios inóspitos do espírito humano.

Sobre o autor:
BIOGRAFIA:

Brassalano Graça é português, natural de São Tomé. Licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (com especialização em Televisão e Cinema), laborou seguidamente na Rádio Paris-Lisboa / Radio France Internationale durante oito anos, onde para além de incumbências jornalísticas várias deteve um referencial programa de jazz intitulado Até Jazz. Colaborou com reportagens para o jornal Público e com crónicas para o jornal Diário de Notícias, a título cívico. Efectuou um mestrado na FCSH e ocupou a função de Gestor de Informação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Publicou um livro de poesia intitulado Súbito e é um entusiasta de fotografia. É autor do programa de rádio «Paixões Privadas».

 

10.12.2024 | by martalanca | Brassalano Graça