Exposição de arte sudanesa Disturbance in the Nile

Artistas

Abubakr Moaz (Bakri)

Eltayib Dawelbait

Miska Mohammed

Mohammed A. Otaybi

Rashid Diab

Reem Aljeally

Tariq Nasre

Waleed Mohammed

Yasmeen Abdullah 

Curadoria

António Pinto Ribeiro

Rahiem Shadad

Organização

A Brotéria recebe Disturbance in The Nile, um projeto expositivo itinerante, com presença em Lisboa, Paris e Madrid, que propõe um percurso através da arte contemporânea do Sudão. Na galeria são expostas pinturas de um grupo de nove artistas sudaneses de diferentes origens, gerações e estilos plásticos, revelando assim a vitalidade das práticas contemporâneas deste país. 

Exposição

Inauguração: Qua 28 jun, das 18h às 20h30

Horário: 28jun a 28jul, segunda a sábado, das 10h às 18h

Visitas guiadas: 4 jul às 19h  |  6 jul às 18h

Entrada livre 

Conferencia

Sudan’s modern art scene amidst war and revolution

Rahiem Shadad, curator and owner of Khartoum Downtown Gallery

Qui 6 jul, 7 to 8.30 pm

From the introduction of modern painting in Sudan, to the 2019 revolution and the current devastating war, uncertainty and marginalization have accompanied the arts’ scene in the country which has nonetheless thrived and evolved. In this conference, Rahiem Shadad will talk about what has changed in the artistic production of Sudan’s modern and contemporary art scene after the 2019 revolution, and with the current conflict.

Para esclarecimentos e pedidos de entrevista

Benedita Pinto Gonçalves: bpg@broteria.org

Ver vídeo que The National de Abu Dhabi fez sobre o Rahiem Shadad e a Khartoum Downtown Gallery:

https://www.facebook.com/TheNationalNews/videos/1201220937242427

 

26.06.2023 | by martalanca | arte contemporânea, sudão

10ª edição do Arquiteturas Film Festival.

Na próxima semana decorre “Onde a vida acontece”, a 10ª edição do Arquiteturas Film Festival. Entre 27 de junho e 1 de julho, o festival exibe filmes de todo o mundo, duas estreias mundiais, bem como debates, passeios e instalações, no Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão e Circo de Ideias. Para a edição deste ano, temos o Canadian Centre for Architecture (CCA) como Instituição Convidada. 
O programa completo está no site: www.arquiteturasfilmfestival.com

Alguns destaques:

Terça-feira, 27.06.2023
17h15 (Batalha Centro Cinema):What It Takes to Make a Home (2019) e When We Live Alone (2020), os dois primeiros filmes de uma trilogia do CCA. Conta com uma introdução da Giovanna Borasi, diretora do CCA.
19h15 (Batalha Centro de Cinema):Where We Grow Older (2023), o último filme da trilogia do CCA. Após o filme, há uma conversa entre a Giovanna, o realizador Daniel Schwartz e  eu, Paulo Moreira.
Quarta-feira, 28.06.2023
19h15 (Batalha Centro de Cinema):Esta sessão centra-se na cidade do Porto, exibindo os filmes Albergues Noturnos do Porto (2018) e De volta à Cidade: Mercado do Bolhão (2023), realizados por Sara Nunes. Há também um debate com a realizadora, o arquiteto Nuno Valentim, e os protagonistas Laudolino Jesus (Albergues) e Paula Silva (Bolhão).
21h15 (Batalha Centro de Cinema):Exibição de peças raras da coleção do CCA, incluindo Film for House IV (Peter Eisenman, 1973) e Conical Intersect (Gordon Matta-Clark, 1975). No final, há uma conversa entre Giovanna Borasi e Justin Jaeckle.
Quarta-feira e Quinta-feira, 28 – 29.06.2023
12h30 (INSTITUTO):No INSTITUTO, o CCA apresenta uma instalação com uma selecção de filmes da instituição. A instalação será ativada através de “Brindes ao Almoço”, conversas com convidados e membros do CCA.
Quinta-feira e Sexta-feira, 29 - 30.06.2023Na Casa Comum, apresentamos 19 filmes, de 16 países diferentes.
Sábado, 1.07.2023
17h15 e 19h15 (Batalha Centro de Cinema):Exibição dos filmes premiados nas categorias de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor filme Experimental’, ‘Melhor Ficção’, ‘Consciência Social’ e ‘Prémio do Público’.
 21h15 (Batalha Centro de Cinema):Na sessão de encerramento do festival, exibimos A Morte de Uma Cidade (2022), de João Rosas, sobre as aspirações dos trabalhadores de um edifício de apartamentos, na Baixa de Lisboa.

24.06.2023 | by martalanca | Arquiteturas Film Festival

Arquiteturas Film Festival

Juntem-se a nós na próxima semana para celebrar “Onde a vida acontece”, a 10ª edição do Arquiteturas Film Festival, que acontece entre 27 de junho e 1 de julho. O programa do festival, inclui a exibição de 19 filmes selecionados de todo o mundo, duas estreias mundiais, muitos debates e conversas, bem como passeios e instalações, acolhidos por vários parceiros espalhados pela cidade: Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão e Circo de Ideias. Para a edição deste ano, organizada pela equipa do INSTITUTO sob a direção de Paulo Moreira, teremos o Canadian Centre for Architecture (CCA) como Instituição Convidada, que irá trazer para o Porto alguns dos seus filmes recentes, bem como ‘achados’ raros da sua coleção. Podem consultar o programa completo no nosso site, e ficam aqui alguns destaques que gostaríamos de partilhar.

  • Terça-feira, 27.06.2023
    17h15 (Batalha Centro Cinema):

Na pré-abertura do Festival, apresentamos What It Takes to Make a Home (2019) e When We Live Alone (2020), os dois primeiros filmes de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi, Diretora do CCA, e realizada por Daniel Schwartz. A sessão conta com uma introdução da Giovanna.

         19h15 (Batalha Centro de Cinema):

Na sessão de abertura do festival, celebramos a estreia mundial de Where We Grow Older (2023), o último filme da trilogia produzida pelo CCA, que explora como projetar para a população idosa e aqueles que cuidam dela. Após o filme, segue-se uma conversa com Giovanna, Daniel Schwartz e Paulo Moreira, diretor do AFF.

  • Quarta-feira, 28.06.2023
    19h15 (Batalha Centro de Cinema):

Esta sessão centra-se na cidade do Porto, exibindo os filmes Albergues Noturnos do Porto (2018) e De volta à Cidade: Mercado do Bolhão (2023), realizados por Sara Nunes. Antes dos filmes, haverá visitas guiadas aos edifícios, por inscrição. Após assistirmos aos filmes, haverá um debate com a realizadora, o arquiteto Nuno Valentim, responsável pela reabilitação de ambos os edifícios, e os protagonistas Laudolino Jesus (Albergues) e Paula Silva (Bolhão).
         21h15 (Batalha Centro de Cinema):
Exibição de peças raras da coleção do CCA, incluindo Film for House IV (Peter Eisenman, 1973); High Court Portico (Takashi Homma, 2013); Conical Intersect (Gordon Matta-Clark, 1975), e Forth-Bridge-Cinema Metric Space (Dieter Appelt, 2003-04). No final de sessão, há uma conversa entre Giovanna Borasi e Justin Jaeckle.

  • Quarta-feira e Quinta-feira, 28 – 29.06.2023
    12h30 (INSTITUTO):

No INSTITUTO, o CCA apresenta uma instalação com uma selecção de filmes documentais enquanto ferramentas do trabalho curatorial da instituição. A instalação, realizada em colaboração com Dyvik Kahlen, será ativada através de “Brindes ao Almoço”, uma série de conversas com convidados e membros do CCA. Podem inscrever-se nas sessões e juntar-se ao almoço, no dia 28.06 e no dia 29.06. A instalação fica patente no INSTITUTO até 27 de julho.

  • Quinta-feira e Sexta-feira, 29 - 30.06.2023

Na Casa Comum, apresentamos 19 filmes, de 16 países diferentes. Muitos dos filmes selecionados mergulham nas desigualdades sociais e espaciais que conformam a vida contemporânea, particularmente em contextos urbanos. Serão atribuídos prémios aos melhores filmes documental, experimental e de ficção. Haverá também os prémios de ‘Consciência Social’ e o ‘Prémio do Público’.

  • Sábado, 1.07.2023
    17h15 e 19h15 (Batalha Centro de Cinema):

Exibição dos filmes premiados, entre os 19 filmes exibidos na Casa Comum. Haverá prémios nas categorias de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor filme Experimental’, ‘Melhor Ficção’, ‘Consciência Social’ e ‘Prémio do Público’.

          21h15 (Batalha Centro de Cinema):

Na sessão de encerramento do festival, exibimos A Morte de Uma Cidade (2022), de João Rosas, sobre as vidas e aspirações dos trabalhadores envolvidos na reconstrução de um edifício de apartamentos de luxo, na Baixa de Lisboa.
Esperamos ver-vos na próxima semana e estamos ansiosos pelas conversas à volta dos filmes como ferramentas para disseminar e promover as práticas da arquitetura. Podem encontrar o programa completo do festival e informações sobre os bilhetes no siteDesejamos a todos um excelente festival!
Paulo Moreira e equipa do Arquiteturas Film Festival


 

21.06.2023 | by martalanca | Arquiteturas Film Festival, porto

DUSK contemporary art festival

Noites de 18 & 21 junho, 20h
Edição Inaugural 

Temos o prazer de convidar para a primeira edição do DUSK Festival de Arte Contemporânea, que decorrerá durante duas noites no ambiente singular geológico de Portugal, com artistas visuais de (Portugal e Espanha), Alba (Escócia), Ísland (Islândia) e Naija (Nigéria).

Apresentando-se como um bando de merry solstice pranksters pelo interior das regiões do Alentejo e Algarve, em Portugal,  da noite de 18 de Junho até ao solstício de Verão, a 21 de Junho de 2023, o Festival apresentará um programa com curadoria única, de Nuno Sacramento e Inês Valle, um onde a arte contemporânea será articulada com conhecimentos arqueológicos, geológicos, astronómicos e da comunidade local.

Durante o DUSK Festival de Arte Contemporânea participarão artistas de diferentes gerações e de contextos geopolíticos diversos, porém todos provenientes de culturas com estreitas ligações às pedras e à geologia. Motivados por estes, apresentarão performances, projeções de filmes, debates, caminhadas nocturnas, e projectos ao longo de duas noites, em pleno interior do Alentejo e do Algarve.

DUSK Festival de Arte Contemporânea apresenta obras de mais de 30 artistas Portugueses, Islandeses, Escoceses e Nigerianos tanto na sua programação como publicação que será distribuída gratuitamente nas noites do festival. Entre os artistas destacam-se Ademola Onibonokuta (NG), Eddie Summerton (SCO), Jessica Ram (SCO), Gunnhildur Hauksdóttir (IS), Àsìkò (NG), AnaMary Bilbao (PT), Cristina Ataíde (PT), Fernando J. Ribeiro (PT), Luís Palma (PT), Tiago Duarte (PT), Pauliana Valente Pimentel (PT), Rui Martins & Isaque Andrade (PT) and  Egill Sæbjörnsson (IS) and Pedro G. Romero (SP) que representaram a Islândia e a Catalunha na Bienal de Veneza, entre muitos outros.

Entrada é livre


 
NOITE 1 . domingo, 18 junho a partir das 20h00
Herdade do Freixo do Meio, 7050-705 Foros de Vale Figueira (perto de Montemor-o-Novo)
GPS: 38.703667 / -8.325385

NOITE 2 . quarta-feira, 21 junho a partir das 20h00
Fonte da Lagoa da Nave, Caminho Agrícola da Várzea da Nave do Barão
GPS: 37.2195053885733, -8.049680775321187

 
18 & 21 June
Inaugural edition

Dusk Contemporary Art Festival in Iberian Peninsula’s ancestral stone sites, is the only international art night event you need to know about.

The inaugural event will be taking place amidst the unique geological surroundings of Portugal with visual artists from (Portugal and Spain), Alba (Scotland), Ísland (Iceland) and Naija (Nigeria). Exhibiting as a band of merry solstice pranksters through the hinterland of the Alentejo and Algarve regions, in Portugal.
From the night of the 18th of June to culminate in the Summer solstice on the 21st of June, 2023, this festival will be a uniquely curated programme by Nuno Sacramento and Inês Valle, where contemporary art will be articulated with archaeological, geological, astronomical and local community knowledge. 

Dusk Contemporary Art Festival brings artists of different generations and geopolitical contexts who will participate, but all coming from cultures with close links to stones and geology.  Motivated by these, they will present performances, film screenings, debates, night walks and projects over two nights, in the middle of the Alentejo and Algarve countryside. 

Dusk Contemporary Art Festival presents works by over 30 Portuguese, Icelandic, Scottish and Nigerian artists both in its programme and in a publication that will be distributed for free on the festival nights. Among the artists are Ademola Onibonokuta (NG), Eddie Summerton (SCO), Jessica Ram (SCO), Gunnhildur Hauksdóttir (IS), Àsìkò (NG), AnaMary Bilbao (PT), Cristina Ataíde (PT), Fernando J. Ribeiro (PT), Luís Palma (PT), Tiago Duarte (PT), Pauliana Valente Pimentel (PT), Rui Martins & Isaque Andrade (PT) and  Egill Sæbjörnsson (IS) and Pedro G. Romero (SP) who represented Iceland and Catalan pavilion at the Venice Biennale, among many others.

To make the event accessible to all, and to winkle the elitist art representative’s eyes, admission is free

 
NIGHT 1 . Sunday, 18 June from 8 pm
Herdade do Freixo do Meio, 7050-705 Foros de Vale Figueira (perto de Montemor-o-Novo)
GPS: 38.703667 / -8.325385

NIGHT 2 . Wednesday, 21 June from 8 pm
Fonte da Lagoa da Nave, Caminho Agrícola da Várzea da Nave do Barão
GPS: 37.2195053885733, -8.049680775321187
 

16.06.2023 | by martalanca | dusk

hommage à Asmaa Khamlichi, au Zézé Gamboa et à Rania Farid Chawky en Dakhla

Sous le slogan «Dakhla est la porte de l’Afrique», l’Association pour l’animation culturelle et artistique des provinces du Sud organise la onzième édition du Festival international du film à Dakhla, du 2 au 8 juin 2023.

Cette édition verra la participation de seize pays africains : le Cameroun, l’Île Maurice, l’Angola, le Burkina Faso, le Ghana, l’Ouganda, la République centrafricaine, le Rwanda, les Comores, le Bénin, le Congo, le Sénégal, la Somalie, la Tunisie, l’Égypte, la Mauritanie et le Maroc, pays organisateur.  Elle se caractérise par l’ouverture du festival sur son environnement, à travers l’organisation de ses activités en de multiples espaces dans le but d’élargir la base de son public, et de permettre à diverses tranches sociales et aux personnes de tous âges de suivre et d’assister aux différentes projections et activités.

Le palais des congrès de Dakhla accueillera les projections des films de la compétition. Dix longs métrages vont concourir pour le grand prix, le prix du jury, et les prix du meilleur acteur et de la meilleure actrice. Le jury de cette compétition sera présidé par l’écrivaine Freida Ekotto, responsable du département des Études africaines à l’Université du Michigan. Elle sera accompagnée dans sa mission par Maka Koto, cinéaste et ancien ministre de la Culture du Québec, l’actrice marocaine Sana Alaoui, Dana Scholdelmayer, productrice et chef costumière américaine, Sylvestre Amoussou, réalisateur béninois. Par ailleurs, dix films participeront à la compétition des courts métrages.

Le festival rendra hommage à l’actrice marocaine Asmaa Khamlichi, au réalisateur et producteur angolais Zézé Gamboa et à l’actrice égyptienne Rania Farid Chawky. Un hommage sera également rendu au cinéma angolais.


Au programme également, un espace pour rencontrer les créateurs qui œuvrent au sein du septième art. On y accueillera la monteuse tunisienne Nadia Touijer qui parlera du montage des films documentaires, la productrice marocaine Kaoutar Tazrouti qui partagera son expérience à propos des moyens de financer et de commercialiser le film documentaire.

Les jeunes intéressés par le cinéma et les artistes rencontreront également Abdelouahed Mjahed, qui partagera avec eux son expérience de l’autoproduction. Moulay Ahmed Alaoui présentera, quant à lui, les dernières évolutions liées au droit d’auteur et aux droits voisins. Le festival organisera, en coordination avec les artistes et les créateurs des provinces du Sud, un hommage spécial à Dalal Mhamedi Alaoui, directrice de Bureau marocain du droit d’auteur.

Article Festival international du film à Dakhla : 16 pays africains pour la onzième édition

09.06.2023 | by martalanca | Festival international du film à Dakhla, zeze gamboa

#Slow #Stop...#Think #Move Território #2

 

Depois de uma primeira parte apresentada em Lisboa, e mantendo o compromisso com uma prática curatorial assumidamente desacelerada, Ana Anacleto apresenta-nos um novo conjunto de obras que marcam a segunda parte do seu projeto para o ciclo Território na Culturgest Porto.

Concebida em duas partes interdependentes e sucessivas (primeiramente na Fidelidade Arte e, depois, na Culturgest Porto), e agrupando um conjunto heterogéneo de obras, a exposição propõe debruçar-se tanto sobre a condição processual da própria curadoria quanto sobre a sua dimensão reflexiva com o propósito de investigar a possibilidade de lhes aplicar outras durações e temporalidades. A incorporação de uma prática assumidamente desacelerada e o estabelecimento de um compromisso para com uma investigação em torno dos mecanismos da atenção, da perceção e da cognição, marcam formal e conceptualmente esta exposição.

Com uma selecção de obras de Alisa Heil, André Sousa, Andreia Santana, Armanda Duarte, Bruno Borges, Carlos Gentil-Homem e Ernesto de Sousa, Christian Andersson, Daniel Gustav Cramer, Dayana Lucas, Diogo Evangelista, Eduardo Batarda, Francisco Queirós, Horácio Frutuoso, Hugo Canoilas, Joanna Piotrowska, Jorge Pinheiro, Jorge Queiroz, José Loureiro, Luísa Mota, Madalena Lopes e Léo Rapaël. Marco Franco, Pedro Barateiro, Pierre Huyghe, Sara & André, Tiago Baptista, Vasco Barata e Von Calhau!, a ter lugar na Culturgest Porto, sexta-feira (02 de Junho), às 22h.

02.06.2023 | by martalanca | Ana Anacleto, território